O senador Otto Alencar (PSD-BA) reforçou apelo ao governo em favor da revitalização do Rio São Francisco, afirmando que o rio"caminha para a morte se nada for feito para salvá-lo”. Ele defendeu a imediata dragagem da calha do rio, que está obstruída.
Diante da perspectiva de chuvas regulares na Bacia do São Francisco, Otto Alencar entende que esse é o momento adequado para o início dos trabalhos de dragagem. Sem isso, mesmo com as chuvas, as águas não vão chegar à barragem de Sobradinho, alertou o senador.
Otto Alencar considerou um absurdo o país ter investido R$ 8,5 bilhões nas obras de transposição do São Francisco, sem que nada tenha sido efetivamente feito para revitalizá-lo. Ele reclamou que o dinheiro já liberado para a revitalização foi desviado ou mal aplicado.
- Vai faltar água para a transposição do Rio São Francisco. Tenho certeza disso. Foi uma grande irresponsabilidade aplicar R$8,5 bilhões na transposição e não fazer absolutamente nada na revitalização dos afluentes, das nascentes e da calha do Rio São Francisco. Ou os governos estaduais e até municipais – mais ainda o governo federal – tomam uma atitude nessa direção ou vamos ter um futuro comprometido, com falta d’água - afirmou o senador.
Fonte: Senado
3 comentários
24 de Nov / 2016 às 09h19
Os baianos defendem a revitalização do Rio, enquanto outros, furdunçam o rio, transpõe, polue, desviam e comem todo o dinheiro das obras. Essas verbas mesmo da revitalização, vão ser comidas por outros, que dominam o governo federal.
24 de Nov / 2016 às 13h02
Urubu. Agourento, tu sempre esteve ao lado dos poderosos e nunca fez nada. Agora vem dar pitaco?
24 de Nov / 2016 às 20h43
Fizeram a obra de transposição, sem fazer a revitalização do Rio São Francisco. Bem que o frei Luis Capri, hoje bispo de Barra, alertou, mas não quiseram ouvi-lo. Tá ai o problema, a calha do rio entupida, o São Francisco secando cada vez mais, e eles discutindo a revitalização.