A retomada da capacitação para mulheres na fruticultura do Sertão do São Francisco por meio do Programa Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura Irrigada, foi cobrada pelo deputado estadual Odacy Amorim (PT-PE), na reunião plenária desta terça (22). O parlamentar tinha recebido a Rede de Mulheres da Fruticultura Irrigada na sexta, 18, em seu gabinete em Petrolina, formada por entidades que ministram cursos e formação no programa.
As representantes solicitaram apoio do parlamentar nessa demanda que esse ano não chegou para o sertão, apenas para o agreste e zona da mata, conforme informam durante o encontro com Odacy. Elas cobraram o tratamento igual para o sertão; O Programa Chapéu de Palha Mulher – Fruticultura Irrigada, é coordenado pela Secretaria da Mulher, mas está suspenso, segundo o parlamentar. Por meio da iniciativa, as trabalhadoras rurais recebem formação profissional e têm acesso a políticas públicas voltadas diretamente para elas, por isso a Rede de Mulheres da Fruticultura do Vale foi procurar Odacy para cobrar a volta dessas iniciativas para a região de Petrolina.
"A informação que temos é que deixaram de existir as atividades direcionadas para as trabalhadoras do São Francisco. As capacitações foram mantidas para setores como plantio de cana-de-açúcar e a piscicultura. Estamos tomando providências para que a ação volte completa ao sertão", declarou o deputado.
O Chapéu de Palha Mulher – Fruticultura Irrigada é um desdobramento do Programa Chapéu de Palha, que é voltado para trabalhadores rurais, durante os períodos de entressafra.
Ascom Dep. Odacy Amorim
0 comentários