Em reportagem publicada na edição desta terça-feira, 22, o jornal britânico Financial Times (FT) diz que o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato vai ampliar as divisões no Brasil. Segundo a publicação, o legado do antigo líder popular será testado em tribunal. “Em um ano já tumultuado e marcado pelo processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, os brasileiros estão se preparando para o que promete ser o julgamento do século da América Latina – o início das audiências de corrupção contra seu antecessor e mentor, Lula da Silva”, escreveu o correspondente, em São Paulo, Joe Leahy. Segundo o jornal, um veredicto de culpa contra o líder do PT poderia desencadear protestos políticos em um momento em que o novo governo do ex-vice-presidente de Rousseff, Michel Temer, tenta restaurar a confiança no País com reformas fiscais sensíveis por meio do Congresso.
O jornal cita um trecho da entrevista que Temer concedeu ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na segunda-feira, 14: “Imagine a mera ideia de que Lula poderia ir para a prisão? Ele é um ex-presidente, ele foi presidente duas vezes. Que isso pode causar problemas, não tenho dúvidas “, disse o presidente. A publicação diz ainda que o julgamento – que se iniciou na segunda-feira, 21, com os depoimentos de testemunhas de acusação – será o ápice de mais de dois anos de investigações sobre o maior esquema de corrupção do Brasil, um escândalo de suborno na estatal Petrobrás. “O julgamento vai questionar o legado de um homem cujos apoiadores o consideram um herói por reduzir a pobreza durante seus oito anos no poder entre 2003 e 2010, mas que, de acordo com os críticos, se trata de um populista que usou dinheiro público e ajudou a inaugurar a pior recessão do Brasil em um século”, afirma a reportagem.
Estadão
6 comentários
22 de Nov / 2016 às 17h35
COM LULA NA CADEIA,O BRASIL RESPIRARA MELHOR,SERÃOS TANTAS AS ALEGRIAS, QUE ATÉ NOS ESQUECEREMOS DOS 7 X 1 QUE TOMAMOS DA ALEMANHA !...
22 de Nov / 2016 às 17h35
COM LULA NA CADEIA,O BRASIL RESPIRARA MELHOR,SERÃO TANTAS AS ALEGRIAS, QUE ATÉ NOS ESQUECEREMOS DOS 7 X 1 QUE TOMAMOS DA ALEMANHA !...
22 de Nov / 2016 às 20h08
Desemprego todo dia sobe com a quadrilha que ta em Brasilia tudo fica pior. Os ricos Cerra PSDBx 23 milhoes na Suiça ta numa boa. Juiz IMparcial eh bom para o Cerra e a mulher de Cunhas PMDBx 5 milhoes na Suiça. Todos rindo dos desrmpregados Coxinhas
22 de Nov / 2016 às 20h53
Quem quiser ver o tamanho do buraco dos PeTistas, Vão nestes rumos de Recife, Fortaleza e vejam as faraônicas obras por eles anunciadas e não cumpridas. deixo o julgamento por parte dos comentaristas.
23 de Nov / 2016 às 00h53
A hora está chegando. E depois que for pra cadeia, não sairá mais. Um ladrão desses com CINCO advogados pagos com dinheiro de propina, roubado dos brasileiros. E ainda tem otário que defende. Como esse do comentário agradecendo e defendendo esse ladrão.
23 de Nov / 2016 às 10h40
Em uma democracia, ninguém estar acima da lei. A lei é imperativa, vale para todos. Quem cometeu faltas, tem que ser penalizado, de acordo com o tamanho das faltas cometidas. Isso vale para mim, para Geddel e para Lula. Vale para gregos e para troianos, para pobres e para ricos.