Aconteceu entre 06/08 e 19/11, as Olimpíadas Inter CPMs Juazeiro e Petrolina. O intercâmbio desportivo teve o intuito de trocar saberes através da prática de atividades desportivas das modalidades futsal, handebol, voleibol, futebol, basquetebol, xadrez, natação, judô e atletismo, explorando as potencialidades dos alunos-atletas de cada Unidade de ensino.
O encerramento da competição foi marcada pela disputa nos tabuleiros de xadrez e coincidiu com a comemoração do dia Internacional de xadrez, 19/11, é o dia de nascimento, em 1888, do cubano José Raul Capablanca, considerado "génio e menino prodígio do xadrez". Ele foi campeão mundial de xadrez de 1921 a 1927, jogando em torneios em todo o mundo. Capablanca morreu de ataque cardíaco em 1942, no Manhattan Chess Club, enquanto analisava uma partida.
Existem diversos tipos de batalhas que o ser humano pode travar, sendo muitas delas com mortes e armas. Porém, poucas estimulam a inteligência das pessoas, como é o caso do xadrez que é um dos jogos mais fascinantes do mundo. Esse jogo além da inteligência estimula a concentração, percepção, astúcia e técnica.
E assim, encerra-se o intercâmbio entre os dois gigantes: CPM Juazeiro e CPM Petrolina, num clima de consciência do dever cumprido. A direção de ambas as escolas e a equipe técnica envolvida reconhecem ser esta uma maneira saudável de aproximar e estimular o gosto pelo esporte e desporto escolar. E já pensam em implantar tais competições desportivas entre outras unidades de ensino da região.
Ascom
0 comentários