O papel do conselheiro, a sociedade civil; esses e outros temas foram discutidos e apresentados na Capacitação para membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada entre os dias 10 e 11 de novembro no Hotel Caju de Ouro em Feira de Santana. O evento promovido pela Secretaria Especial os Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado da Bahia em parceria com o Ministério da Justiça e Cidadania teve como objetivo capacitar os conselheiros para atuarem com mais precisão nos Conselhos Municipais.
O palestrante Jorge Amaro, Mestre em Educação, Doutorando em Políticas Públicas e Especialista em Audio Descrição enfatizou que “os Conselhos precisam aprender a captar os seus recursos próprios”. O representante de Juazeiro, Josewilson Batista de Souza, assistente social e também membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em seu pronunciamento destacou a necessidade do governo garantir a expansão desta capacitação para todos os Municípios e Conselhos.
A Lei Brasileira de Inclusão – LBI, metodologia e diretrizes para o planejamento estratégico, ferramentas que os Conselhos podem usar para efetivação dos direitos da pessoa com deficiência também foram discutidos no evento.
Ascom Casa dos Conselhos
0 comentários