Filme “Uma Aventura no Semiárido” será lançado nesta sexta-feira em Juazeiro

Era uma vez, dois bruxos muitos malvados e atrapalhados, Horrorozimbo e Malagueta, que um dia ganharam finalmente a competição anual de maldades, que reunia milhares de bruxos e bruxas de vários locais com o sonho de ganhar o valioso prêmio, uma “viagem”. O local escolhido para fazer a tal viagem de férias foi o Semiárido brasileiro. O que acontece depois é contado em um longa-metragem (52 minutos) que será lançado no dia 18 de novembro, no Instituto Federal da Bahia (IFBA), a partir das 20h, como parte da programação do I Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido. A população local é convidada a assistir ao lançamento e a exibição é gratuita.

O Filme, com um cunho pedagógico, é ambientado exclusivamente no bioma brasileiro, a Caatinga, e apresenta uma linguagem diferenciada no mundo do cinema, reunindo personagens fictícios e reais em torno da temática da Convivência com o Semiárido. As cidades de Juazeiro, Uauá, Casa Nova e Curaçá foram alguns dos cenários das gravações, que contaram com a participação de personagens reais, homens e mulheres que demonstram uma riqueza cultural, econômica e social na forma de viver e produzir na zona rural da região semiárida.

O roteirista e ator, Antônio Ivo, explica que este filme foi feito para o povo do semiárido, que luta e constrói este lugar, e que tem a proposta de “apresentar as belezas, as possibilidades, o que de bom existe nesta região”, ajudando a desconstruir à critica negativa da grande mídia e do cinema brasileiro sobre a região semiárida do país. “No filme, a estiagem é apresentada na sua beleza, onde os personagens vão quebrando os preconceitos acerca do semiárido, esse é o nosso filme”. Ele conta que a expectativa para o lançamento é trazer as pessoas que participaram do filme para desfrutar deste momentos juntos, e também de poder conhecer a avaliação do público que venha prestigiar o lançamento.

Após este momento de lançamento do longa-metragem, serão realizadas exibições itinerantes nos seguintes locais: de 21 a 24 de novembro nos CRAS do Quidé, Malhada da Areira, Itaberaba e Tabuleiro, Escola Cecílio Matos, no município de Juazeiro. No mês de dezembro será a vez das localidades que foram cenários para o filme receber a exibição de 05 a 09, serão elas: Lagoas Novas, Casa Nova, Praça do Teatro Raul Coelho, em Curaçá, Barrinha da Conceição e Massaroca, em Juazeiro, Comunidade Marruá, em Uauá. Antes, foram realizadas duas amostras, uma na Romaria de Canudos e a outra na romaria de Patamuté, Curaçá.

O Filme é uma produção do Irpaa, com a Direção de Marcos Velasch, texto e roteiro de Antônio Ivo, fotografia e edição de Arielson Alves, com a interpretação dos atores Antônio Ivo (Malagueta) e Raimundo Fábio (Horrorzimbo). A produção tem a participação especial das pessoas que trabalham com o extrativismo, agricultores e agricultoras de comunidades quilombolas e tradicionais de fundo de pasto, e ribeirinhas.

O Seminário

O  Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido (SIECS) será realizado de 17 a 19 de novembro, no IFBA em Juazeiro – BA. O tema principal é  “Terra, trabalho e educação”, com objetivo de discutir, entre outras questões, a educação para a Convivência com o Semiárido brasileiro.

O SIECS é organizado pelas instituições: Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco-Bahia; Fórum Territorial de Educação do Piemonte Norte do Itapicuru; IF Sertão – PE do Campus Petrolina Zona Rural; Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf; Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa); Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet); Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (Refaisa); Secretaria Municipal de Educação de Coité; e do Grupo de Agroecologia Umbuzeiro (Gau).

Ascom/IRPAA