Instigar a imaginação, desenvolver a cognição infantil e iniciar no hábito da leitura. Os benefícios da contação de histórias na educação e para o convívio familiar já são bastante conhecidos entre educadores. Para debater novas possibilidades didáticas, incentivar o uso dessa ferramenta pedagógica para estudantes pré-ENEM e despertar o contador dentro de cada professor, o Khronos Educacional e Agência CRIAtur promovem nos dias 19 e 20 de novembro a I Oficina de Contação de Histórias.
"Vou desenvolver um histórico dos gêneros de contação de história, além de desenvolver uma oficina de leitura expressiva. No período da tarde, realizarei performances de contadores em parceria com o professor mestre em Literatura, Vlader Nobre", contou o professor doutor em Estudos da Linguagem e Literatura Comparada (UFRN), Peterson Martins. De acordo com o facilitador, a prática resgata o lúdico no ambiente escolar e trabalha conceitos e subtextos.
No domingo, haverá uma oficina para confecção de fantoches com materiais recicláveis com a professora Maria da Conceição de Lima, especialista em arte educação e psicopedagogia. "A ideia é criar as personagens da história com materiais alternativos e técnicas para diferentes faixas etárias", ressaltou a facilitadora.
Para uma das idealizadoras do curso, a professora Cibele de Lima, atividades de contação de histórias não devem ser negligenciadas após o Fundamental I. "No fundamental II, a prática auxilia no desenvolvimento da psicomotoração e da identidade desse aluno, que é pré-adolescente. Já no Ensino Médio, é um das melhores ferramentas para melhorar a interpretação de textos - tão necessário em tempos de ENEM. Nossa sociedade e as novas tecnologias trazem um déficit de atenção e através da contação de histórias - que inclusive pode agregar dispositivos digitais - trazemos de volta o foco nos detalhes, a atenção plena", destacou.
Com dois dias de imersão, a capacitação é voltada para educadores em geral, estudantes de licenciatura e atores. Após as atividades, os participantes poderão receber conteúdos complementares através da plataforma digital do Khronos - http://www.khronoseducacional.com.br/, totalizando 40 horas de conhecimento. Ao final, será emitido um certificado.
As inscrições custam R$ 50 e podem ser feitas na sede da Khronos Educacional - Petrolina, localizado na Av. Guararapes (em frente à Praça das Algarobas e ao lado da Comunidade PIO XI), das 8h às 12h e das 14h30 às 18h. Para mais informações, ligue (87) 8827 9918 ou (87) 9 88337833; ou acesse www.facebook.com/criaturismo.
SERVIÇO:
2 comentários
15 de Nov / 2016 às 21h03
Mentira tem perna curta. Vi no Blog 247brasil copia de cheque da Odebrecht nominal para Mixeu Temmer PMDBx. Cerra PSDBz 23 milhoes na Suiça. Falta o juiz imparcial levar para a cadeia. Prova ja tem. A Globosta nao fala nada
16 de Nov / 2016 às 08h43
Essa é nova, Terto! Político brasileiro recebendo propina com cheque pré-datado e nominal! Quanto amadorismo, Michel! Você deveria tomar algumas aulinhas com a Jararaca-barbuda-de-nove-dedos para aprender como esconder as provas das falcatruas, pois ele é especialista em ocultar esse tipo de prova. Quer saber mais? Leia o blog 247Brasil, aquele que, junto com o Conversa Afiada de Paulo Henrique Amorim, recebeu milhões de Reais do governo federal nos governos Mula e Dilmanta para falar bem do PT...