A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde realizou na noite desta segunda-feira (07), uma palestra educativa sobre Câncer de Próstata na Policlínica de Juazeiro. O objetivo da ação foi conscientizar os homens que aguardavam atendimento com o Urologista sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
A palestra foi ministrada pela psicóloga do núcleo de Humanização e gerente de controle social, Carla Lorena Pesqueira que enfatizou as características da doença, os principais exames e procedimentos de prevenção. De forma dinâmica, foi discutido o assunto com mais de 30 pacientes na sala de espera da Policlínica.
O paciente da Policlínica, Fernando Teles Nascimento, assistia a palestra enquanto aguardava atendimento com o médico e gostou muito das dicas sobre a saúde do homem. "A palestra foi bastante interessante e esclarecedora para muitos homens que têm resistência, não querem nem saber do assunto e acabam não cuidando da saúde. Eu quero fazer todos os exames necessários e evitar essa doença que tem matado muita gente", disse.
Segundo a psicóloga do Núcleo de Humanização da Secretaria de Saúde, Carla Lorena, o objetivo do encontro é promover a saúde integral e a prevenção de doenças nos homens através da conscientização. "Fizemos esse encontro em formato de conversa onde o assunto principal foi à prevenção do câncer de próstata, os mitos e as verdades do exame de toque. Além disso, procuramos conscientizá-los de que, com uma simples consulta, é possível diagnosticar uma doença que pode ser fatal. Estaremos durante todo esse mês planejando ações voltadas para o novembro azul", explicou a Psicóloga.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Plínio Amorim, a pasta está preparando diversas atividades durante este mês para reforçar a importância da prevenção. "É um desafio grande, porque existe um preconceito do homem na sociedade contra o exame de próstata. Porém, faremos um trabalho intensificado este mês, de forma educativa e de prevenção contra a doença. Precisamos quebrar esse tabu na sociedade para que o homem cuide de sua saúde", destacou Plínio.
Novembro AZUL
A campanha "Novembro Azul" teve início no dia 1º de Novembro, com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre prevenção e perigos do câncer de próstata. Criada em 2011, a campanha, originalmente, visa orientar a população masculina sobre o câncer de próstata. A doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
Durante todo o mês de novembro, as equipes da Atenção Básica e da rede Hospitalar de Juazeiro irão realizar diversas atividades de orientação sobre o câncer de próstata e a saúde do homem.
Daniela Duarte/SESAU
0 comentários