Cerca de 300 jumentos foram apreendidos, na segunda-feira (7), pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adab), e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), em uma fazenda na BA-210, a 7 km de Juazeiro, norte da Bahia. Após uma denúncia de que a propriedade traficava animais, os órgãos de fiscalização suspeitam que os jumentos seriam abatidos na região e a pele deles seria vendida para China.
Os animais estavam sem documentação de origem, conforme a Adab. "A fazenda não é cadastrada junto ao sistema de defesa, a Adab. Isso cabe uma multa. Os animais vieram para cá de forma ilegal. Estamos autuando o proprietário e ele vai ter 15 dias para responder a atuação ", diz fiscal da agência, José Arnaldo Cruz.
Segundo o fiscal, o dono da fazenda alega que um projeto social seria desenvolvido com o leite dos animais. A multa para o proprietário da propriedade rural será de R$ 13 mil reais. Ele preferiu não falar com a reportagem.
Na semana passada, três carretas com mais de 154 jumentos também foram apreendidas, na região norte do estado, perto da cidade de Casa Nova, na BR-235. Os veículos saíram de Remanso com destino a Minas Gerais. Os três motoristas foram multados em mais de R$ 8 mil.
Do G1 BA, com informações da TV São Francisco
7 comentários
08 de Nov / 2016 às 10h37
O que mais falta acontecer em Juazeiro? Cada dia aparece uma novidade diferente.
08 de Nov / 2016 às 13h09
Incompetência da atual gerência da ADAB Juazeiro, ADAB está em processo de convocação dos aprovados REDA auxiliar de fiscalização. Barreiras da região estão abertas até quando.
08 de Nov / 2016 às 15h21
Caraca... Como diz o coxinha o que falta acontecer em Juazeiro? Nossa Senhora será que essa carne tá vindo para os açougues da cidade?
08 de Nov / 2016 às 15h57
Olha me poupe, com tanta coisa para fiscalizar vão prender dona de fazenda que está vendendo jumento. Pelo menos esses que estam nesta fazenda não estam nas estradas provocando acidentes.
08 de Nov / 2016 às 18h54
Tá aí a solução para reduzir a população de jumentos no Nordeste e assim também diminuir os indices de acidentes nas estradas da Região !Hoje jumento não serve pra quase nada,além de ser a principal causa de acidentes graves nas rodovias do Nordeste do País.
08 de Nov / 2016 às 23h00
Sabe o que vão fazer com esses jumentos? Vão soltar e esses jumentos vão tirar pelo menos umas 10 vidas.
09 de Nov / 2016 às 08h47
Alguns anos atrás apareceu um cidadão vendendo carne de cavalo como se fosse de boi, Alguém lembra? Foi em Petrolina-Pe.