Na última terça-feira (01), alunos do Instituto Federal da Bahia- IFBA participaram de audiência pública na Câmara de Vereadores de Juazeiro, com o objetivo de manifestar contra a Proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC) 241/16. Os alunos estão preocupados com os impactos da aprovação da limitação do aumento de gastos federais sobre a educação e saúde do país.
Entoando palavras de ordem, os estudantes do Instituto seguiram em passeata da Lagoa de Calu para a Câmara Municipal mostrando faixas contra a PEC 241 e cartazes. De acordo com a proposta, os gastos federais só poderão ser corrigidos pela inflação por um período de 20 anos. A PEC será votada em primeiro turno no dia 29 de novembro e em segundo turno no dia 13 de dezembro.
Diversas autoridades públicas, estudantes do ensino de graduação, tecnológico e secundaristas, representantes de sindicatos e associações rurais da região participaram da audiência. A PEC 241 já foi aprovada em primeiro turno, no último dia 11, mas, por se tratar de emenda à Constituição, para ir ao Senado ainda precisa ser aprovada por pelo menos três quintos dos deputados (308 dos 513) em segundo turno.
PEC 241
A PEC, a iniciativa para modificar a Constituição proposta pelo Governo, tem como objetivo frear a trajetória de crescimento dos gastos públicos e tenta equilibrar as contas públicas. A ideia é fixar por até 20 anos, podendo ser revisado depois dos primeiros dez anos, um limite para as despesas: será o gasto realizado no ano anterior corrigido pela inflação (na prática, em termos reais - na comparação do que o dinheiro é capaz de comprar em dado momento - fica praticamente congelado). Se entrar em vigor em 2017, portanto, o Orçamento disponível para gastos será o mesmo de 2016, acrescido da inflação daquele ano. A medida irá valer para os três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. Pela proposta atual, os limites em saúde e educação só começarão a valer em 2018.
Ascom/Movimento IFBA
5 comentários
03 de Nov / 2016 às 17h52
VOCES ESTÃO SERVINDO COMO COBAIAS DE LULA,MASSA DE MANOBRA,BUCHA DE CANHÃO DO PT.VOCE ESTÃO SENDO FEITOS DE IDIOTAS UTEIS,PERDENDO TEMPO PRECIOSO QUE COBRARA ALTO DE VOCES NO FUTURO.VOLTEM PARA AS SALAS DE AULA, VOLTEM ESTUDAR QUE VOCES GANHARÃO MUITO MAIS,DEIXEM PARA OS PAIS DE VOCES CUIDAREM DISTO. SEJAM INTELIGENTES,DEIXEM DE SER 'MARIAS VÃO COM AS OUTRAS'.A PEC 241 É NECESSARIA PARA SALVAR O BRASIL DA DESGRAÇA ECONÔMICA NA QUAL OS GOVERNOS PETISTAS ,PRINCIPALMENTE O GOVERNO DILMA,COLOCARAM.PELA PEC 241 O GOVERNO NÃO PODERA GASTAR MAIS DO QUE ARRECADA,COMO GASTAR O QUE NÃO TEM ?
03 de Nov / 2016 às 19h24
"O país está quebrado", mas tem a 6ª maior reserva cambial do planeta. "O país está quebrado", mas deu aumento de 41% para o judiciário, que vai onerar os cofres públicos em 55 bilhões em 3 anos. "O país está quebrado", mas injetou 20 BILHÕES na privatizada Oi, que está falindo e sonegou 65 bilhões. "O país está quebrado", mas as velhas raposas não cortam UM CENTAVO nos salários astronômicos, nos benefícios imorais e tantas outras regalias dos três poderes. Em vez disso, corta em cima dos DIREITOS do povo. O país gasta 45% do orçamento para pagar JUROS aos banqueiros. E os super-ricos, que
03 de Nov / 2016 às 21h28
AO AMIGO QUE ME QUESTIONOU ! O QUE UMA COISA TEM A VER COM A OUTRA ? O AUMENTO AO JUDICIARIO,FOI CANCELADO.A QUEBRA DA OI SE DEVE AO GOVERNO PETISTA E NÃO HA INJEÇÃO DE RECURSOS PUBLICOS PARA SALVA-LA,MAS O GOVERNO DA BAHIA PERDOOU UMA DIVIDA DELA,15 MILHÕES.REALMENTE O PAIS ESTA QUEBRADO,MAS,QUEM QUEBROU ?OS GOVERNOS PETISTAS, QUE AGORA SABOTAM O GOVERNO TEMER.FOI DILMA QUEM CORTOU OS DIREITOS TRABALHISTAS,PRATICANDO UM VERGONHOSO ESTELIONATO ELEITORAL.FOI O GOVERNO PETISTA QUE MAIS BENEFICIOU OS BANQUEIROS,O BMG SE SALVOU GRAÇAS A MARACUTAIA DOS EMPRESTIMOS CONSIGNADOS.BMG,BANCO DO MENSALÃO
04 de Nov / 2016 às 07h18
Quim, é inegável que precisam de ajustes fiscais, mas pq esse ajuste tem q ser feito na classe pobre, a Quim, seus filhos devem ser usuários da educação e da saúde privada, apoio demais os alunos que estão em luta por um futuro melhor, pq não cortar verbas dos parlamentares, taxar os grandes, tem uma serie de outras medidas a fazer, mais aí vc acha q tem q cortar na carne do necessitado, valeu ricão, pq certamente vc deve ser um rico sem noção que em nada vai ser afetado.
04 de Nov / 2016 às 19h30
MARIO DA PIRANGA ! Lula apoiou o corte de gastos quando Dilma era Presidente,porque agora o PT é contra ? Seria bom que voce tivesse razão,quando à minha suposta riqueza,fui vergonhosamente roubado em minha aposentadoria por um esquisofrênico psicopata chamado Lula.A PEC 241 é para evitar o desatre provocado pelos governos petistas, é ruim para o PT,é otimo para o Brasil.Concordo com voce,quanto ao corte das verbas parlamentares,porque Dilma e Lula não fizeram isto ? Não sou rico não Amigo,aluno é para estudar e não ocupar,ocupou,vira pau mandado,idiota util do PT que perdeu a boquinha.