Os gerentes executivos dos Distritos de Irrigação de quatro perímetros públicos irrigados geridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na região de Juazeiro (BA), mais os representantes das associações de irrigantes, participaram de reunião para, juntos, buscarem soluções para os problemas administrativos mais comuns entre os perímetros no dia a dia. A organização do evento foi da Gerência Regional de Irrigação (6ª GRI) por meio da Unidade de Apoio à Produção da 6ª superintendência regional da Codevasf.
Estiveram presentes ao encontro os gerentes executivos dos Distritos de Irrigação de Tourão, Maniçoba, Curaçá e Mandacaru; e representantes da Associação Águas do Salitrinho e do Sistema Itaparica (Glória, Rodelas e Pedra Branca).
Segundo Dante da Conceição Avelino, chefe da Unidade de Apoio à Produção, esse Encontro dos Gerentes Executivos dos Perímetros Públicos de Irrigação foi uma grande oportunidade para a troca de experiências entre os profissionais que administram os distritos e a organização dos produtores que integram os empreendimentos agrícolas.
Para Joyce Veruska, economista da Codevasf que participou da comissão de organização, "a discussão foi uma grande oportunidade para conhecimento e apresentação das principais atividades realizadas nos perímetros públicos de irrigação: Além de debater sobre a gestão desenvolvida nos Distritos administrativos, o encontro teve um momento que proporcionou uma maior integração entre a Administração Pública e a representação dos Produtores Rurais"
Também participaram do evento representantes dos Conselhos Administrativos e Fiscais de cada perímetro, e todos contribuíram nos debates após as apresentações de cada gerente executivo dos empreendimentos agrícolas envolvidos.
As principais conclusões foram registradas em um documento com o objetivo de encaminhar essas propostas à superintendência regional da Codevasf, que por sua vez o enviará para a presidência da companhia em Brasília.
Na opinião do superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Misael Aguilar Neto, o encontro “é uma oportunidade para que os conselhos e os gerentes dos distritos possam se atualizar, obter novas ideias e de encontrar oportunidades a fim de aplicar no seus distritos”.
Ascom Codevasf
4 comentários
01 de Nov / 2016 às 00h56
Se nos outros perimetros esse modelo de distrito é furada. Deviam fazer do salitre uma outra forma de gestao, que só se resumw em condominio. Não se disvutem um plano de agricultura irrigada que contemple outros planos (produçao, comercializaçao, ATER, meio ambiente, etc. Como o foi o PAI de MG que tava no MI e que por desvios politiqueiros o detonaram em sua essencia e origem. Condominio so serve pra cobrar agua. A emancipaçao so salitre somente apos 21 anos. Esta em edital. Muitos querem o distrito pra cabide de emprego e a codevasf via MI querem se livrar das mazelas da propria gestao caos.
01 de Nov / 2016 às 02h02
Esse é diferente, como outros politicos. Diferente do Alaor de carreira desta estatal que quis utilizar-se do cargo qdo na direcao para se promover na politica dos oportunismo do roberto carlos. Misael deveria era dar lhe uma transferencia la pra petrolandia. Ferrou com o projeto salitre...
02 de Nov / 2016 às 08h32
http://www.agricultura.mg.gov.br/politica-de-privacidade/story/1242-minas-gerais-cria-plano-diretor-para-agricultura-irrigada Www.irrigacao.orb.br
02 de Nov / 2016 às 08h38
http://www.agricultura.mg.gov.br/politica-de-privacidade/story/1242-minas-gerais-cria-plano-diretor-para-agricultura http://forumirrigacao.blogspot.com.br/p/o-forum-agricultura-irrigada.html?m=1