A orquestra juazeirense ‘Som do Coração’ participou do I Encontro de Conjuntos de Flauta Doce, realizado em Recife (PE). O concerto aconteceu na tarde do último dia 21, no auditório Evaldo Coutinho, localizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O grupo é formado por crianças entre 10 e 12 anos, que são alunos e ex-alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão.
De acordo com o professor de educação musical, Joelson Batista, o convite foi feito através da professora doutora Daniele Cruz. “Ela soube do nosso projeto por meio do coordenador do curso de licenciatura em música do IFSertão, Alan Barbosa. Depois que assistiu ao nosso vídeo, fui convidado para estudar uma semana com a professora francesa, Laurence Potter, em Recife. Após terminar essa semana, nossa orquestra foi convidada para participar do Encontro”, relata.
O ‘Som do Coração” é um grupo jovem, que nasceu há apenas três anos. Dona de um repertório eclético que prioriza a música nordestina, a orquestra ganhou destaque no âmbito local. Os ensaios são realizados nas quartas-feiras, no turno da tarde, mas quando sente-se dificuldade em alguma música, a prática também acontece nas manhãs dos sábados.
Para a gestora, Ileane Imoto, a viagem foi uma oportunidade única para as crianças. “A apresentação foi encantadora, o trabalho foi reconhecido pelos outros grupos e o mérito é todo deles. Além disso, foi enriquecedor, eles puderam fazer contato com outras orquestras de crianças, jovens e adultos. ”, diz com orgulho.
Ramon Santana e Gustavo Souza tocam, respectivamente, cajon e flauta doce no grupo ‘Som do Coração’. Para eles, a viagem foi uma experiência inesquecível. “Nunca havia assistido outras orquestras tocarem, foi maravilhoso”, conta Ramon. “Foi muito bom, todos os outros grupos tocavam muito bem”, constata Gustavo.
O concerto foi aberto ao público e a entrada foi gratuita. Ao todo, 20 crianças, acompanhadas por cinco adultos responsáveis, viajaram para o I Encontro de Conjuntos de Flauta Doce.
1 comentário
01 de Nov / 2016 às 12h54
Tenho que parabenizar a toda equipe da escola de Tempo Integral pelo empenho e compromisso com a educação de qualidade que oferece as crianças de Juazeiro, além de parabenizar o nosso prefeito e secretário de Educação por ter dado essa oportunidade única na vida dessas crianças da orquestra som do Coração. Sou mãe de uma das alunas da orquestra e sei o quanto foi importante para ela esse momento em Recife. E principalmente, parabéns crianças talentosas e dedicadas da EMTI.