Lidar com o fechamento de uma empresa é um momento delicado para qualquer empresário. Os sentimentos de frustração, tristeza e arrependimento podem fazer com que ele desista de ter o próprio negócio e procure uma atividade alternativa como empregado.
Segundo pesquisa do Sebrae Nacional, a taxa de mortalidade de empresas nos primeiros dois anos de atividade é de quase 30% no país. Em alguns Estados como Pernambuco a situação se agrava: esse índice de falências chega a atingir 42% das empresas.
Entre as cinco maiores causas da mortalidade das empresas no Brasil, destaca-se o descontrole do fluxo de caixa, razão na qual se encontra o grande vilão das empresas brasileiras: a inadimplência – falta de recebimento financeiro pelos produtos vendidos ou serviços prestados aos clientes.
Segundo o Serasa Experian, a elevação das taxas de desemprego, o peso da inflação mais alta no bolso do consumidor e os juros cada vez maiores estão dificultando a situação financeira do consumidor, impulsionando para cima os níveis de inadimplência.
Em Juazeiro um colégio da rede particular de ensino precisou encontrar estratégias financeiras para inibir a inadimplência e com isso superar o momento de crise. Segundo o diretor do Colégio Dínamo, Jamyson Souza Júnior a inadimplência começou atingir sua empresa no início do ano e para manter o caixa positivo da escola resolveu investir em descontos para os pais. “Nós começamos a dá descontos aos pais que pagassem as mensalidades em dia. Os casos mais difíceis tivemos que agir juridicamente. Mas os descontos tem dado certo e não tem deixado a escola no vermelho”, afirmou Jamyson.
O diretor disse ainda que a expectativa é que nos meses de novembro e dezembro aumente a procura por matrículas e por negociações de débitos na unidade de ensino por conta do pagamento do 13º salário. Para continuar com a lucratividade em alta e fugir da inadimplência irá seguir apostando nas promoções. “Já estamos oferecendo descontos para os pais fazerem a pré-matrícula. Estamos antecipando as despesas dos clientes e colocando dinheiro em caixa”, salientou.
O especialista em Gestão de Negócios e diretor do Instituto Reccupere, Valneilson Silva, explica que para que as empresas mantenham níveis mínimos de inadimplência, sem que reduzam suas vendas, devem seguir duas principais dicas importantes.
“A primeira é capacitar e qualificar seus colaboradores para que lidem com a inadimplência de maneira profissional e contribuam para o equilíbrio financeiro empresarial com técnicas e metodologias de negociação inovadoras. A segunda dica é elaborar procedimentos organizados para a concessão crédito ao consumidor, dentre eles um cadastro completo e atualizado do cliente”, orientou Valneilson.
O Instituto Reccupere
O Instituto Reccupere é uma empresa que atua com consultorias em Gestão de Negócios há mais de quatro anos no Vale do São Francisco. Através de um trabalho especializado em finanças centenas de empresas tem conseguido alcançar o sucesso em seus negócios.
O Instituto Reccupere está situado na Praça da Misericórdia, centro de Juazeiro – no antigo prédio do Sebrae- e os telefones para contato são 74 3061 5665 e Whats’app 74 9 9196-4947.
Ascom/Instituto Reccupere
1 comentário
29 de Oct / 2016 às 17h03
Bela abordagem do tema. Os profissionais do Instituto Reccupere são bastante preparados e com vasta experiência na área!