Já vivi um tempo em que nossa cidade tinha vários espaços, terrenos, utilizados na prática do futebol. Serviam para os "babas" das manhãs bem cedinho e para o entardecer. Claro que nos finais de semana, esses campos da prática do futebol de areia, eram bem mais usados, frequentados, inclusive com realizações de torneios relâmpagos e até campeonatos bem movimentados vistos por bom público, os adeptos do nosso futebol.
Quem não se recorda do campo do bairro da Maringá, por traz do posto de gasolina, em frente ao colégio Ruy Barbosa, do campo da Rua de Baixo, Piranga e muitos outros que deixaram saudade. Principalmente deixou em nós, saudades daqueles nossos atletas, jogadores amantes do futebol que mostraram naqueles "campinhos" todo seu potencial, toda sua vontade de correr atrás da bola.
É bom lembrar, que desses, às vezes, improvisados campos de "babas" e treinamentos, surgiam bons jogadores que eram aproveitados pelos nossos tradicionais clubes amadores da "Liga Desportiva Juazeirense" – LDJ . E tem mais, com a utilização desses locais para praticar o futebol, não sobrava tempo para esses jogadores, na maioria jovens, praticarem o ilícito.
Hoje, estou voltando no tempo, para falar também sobre um importante complexo esportivo com quadras para futsal, vôlei e campo de futebol soçaite, na orla dois, por traz do Grande Hotel de Juazeiro, completamente abandonado, onde era bem utilizado por muitos adeptos do esporte, na sua maioria jovens. Todas as noites e as manhãs dos domingos, ali eram realizados treinamentos e muitos torneios bastante animados e bem frequentados por torcedores dos bairros vizinhos, como, Santo Antônio, Mussambê, Maringá e outros.
Que bom que aquele aprazível local, às margens do São Francisco voltasse a trazer alegria para muitos. Que falta faz!
Voltei a me interessar sobre o assunto. Fui até a Agência Fluvial da Marinha aqui em juazeiro e conversei com o Capitão Sílvio, agente local, que se mostrou muito solícito sobre o assunto e disse que haveria um encontro com o secretário do MEIO AMBIENTE E ORDENAMENTO PÚBLICO e que dentro das normas da Marinha iria analisar profundamente o assunto, já que para alguns, ali é um terreno da Marinha. "OS TERRENOS DE MARINHA SÃO DETERMINADOS POR MEIO DE ESTUDOS TÉCNICOS COM BASE EM PLANTAS, MAPAS DOCUMENTOS HISTÓRICOS, DADOS DE ONDAS E MARÉS" e que a responsabilidade de fazer a demarcação dos terrenos de Marinha e seus acrescidos, são do "MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, por meio da SECRETARIA DO PLANEJAMENTO DA UNIÃO", afirmou o capitão Sílvio, conforme decreto-lei n°9.670/1946.
Agora, vou conversar sobre o assunto com o Secretário do Meio Ambiente da prefeitura, Agenor do Amaral, se ainda pode ser recuperado aquele equipamento esportivo tão importante. Vamos esperar.
DE QUEM É A ÁREA ainda não sabemos, contudo, o fato é que, “ OS ESPORTES SÃO MEIOS EFICAZES PARA PROMOVER A SAÚDE, A DISCIPLINA E A HONESTIDADE ” o grande educador Dom Bosco já dizia isso há muito tempo.
EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?
Por Herbert Mouze
3 comentários
28 de Oct / 2016 às 12h32
Amigo Mouse, eu também penso assim eu já realizei alguns torneios inter-bairros naquele local em parceria com alguns proprietários de barracas e os próprios clubes que davam um espetáculo á parte. mas, posteriormente fomos impedidos de continuar a pratica esportiva. Infelizmente.
28 de Oct / 2016 às 14h19
Por que as coisas em Juazeiro são abandonadas. Essa cidade não tem pai nem mãe. Ninguém merece.
01 de Nov / 2016 às 07h33
Grande homem publico de Juazeiro. Incansável defensor do esporte dessa linda e amada cidade. Eu também penso assim. Vamos descobrir e reativar esta área.