O sistema de Zona Azul começou a funcionar em Juazeiro no dia 11 de julho, com o objetivo de proporcionar fluidez e desafogar o trânsito na área central com os estacionamentos rotativos. Nestes três meses de implantação já são notórias as mudanças na cidade. Antes um condutor levava em média 30 minutos para estacionar, hoje em menos de 5 minutos já é possível encontrar uma vaga.
Como todo processo de mudança, a Zona Azul interferiu na rotina dos condutores. Mesmo com mais de 30 dias de campanha educativa, orientações sobre as diversas modalidades de pagamento e aquisição do ticket de estacionamento, explicações que o não pagamento acarretaria em avisos de regularidades e até multas, parecem ainda não ser suficientes para que os condutores reconheçam que a cidade de Juazeiro está intensificando cada dia mais a fiscalização.
Dados do sistema de zona azul registraram no mês de Julho: a emissão de 1.975 avisos de regularidade; Agosto 4.230; Setembro 3.527 e até o dia 25 de outubro 1.698 das mais diversas notificações. A soma geral destes números chega a 11.430 notificações e, deste quantitativo total, mais de 42% dos condutores buscam a regularização da situação com as monitoras. As punições mais registradas por elas são os tickets vencidos. Só nesta modalidade foram registradas em Julho 1.723 avisos vencidos, em agosto 625 e em setembro 567. Através dos números é notória a queda quanto à renovação do ticket vencido.
Os condutores que verificarem nos painéis dos carros os avisos de regularidades têm até 10 minutos para regularizar a situação e cancelar a notificação, mas se ultrapassar esse tempo terá até 24h úteis para pagar o aviso de regularidade que corresponde a 10 vezes o valor de uma hora; para carro será R$ 15,00 e moto R$ 7,50. A não regularização acarretará em autuação de trânsito - dados da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes informam que já foram registradas pela autarquia 1.014 autuações só pela zona azul.
O objetivo do sistema é trazer mobilidade e rotatividade no estacionamento na área central. Mais uma vez os números de notificações e autuações estão sendo bem elevadas e a CSTT alerta aos condutores para terem mais atenção e respeito com os novos sistemas instalados na cidade "A rotatividade do estacionamento vem contribuindo com a melhoria do fluxo de veículos no centro. Os condutores devem ter atenção na renovação dos tickets de estacionamento, tendo em vista o elevado número de notificações nesse aspecto. A fiscalização é constante e todos os condutores devem respeitar as leis vigentes.", pontuou o Diretor Presidente da CSTT, Vilmar Ferreira.
Ascom/Juazeiro
6 comentários
26 de Oct / 2016 às 18h08
Ninguém em Juazeiro achou isso abusivo?? Ninguém mais em juazeiro foi cronometrado pelas monitoras avidas e ansiosas por notificar o cidadão\ refém?? Ao que evidenciado está não é a mobilidade, mas arrecadação a todo vapor.....Até quando??
26 de Oct / 2016 às 21h27
É mais recebi uma multa e agora me encontro com um grande problema depois de ter pago o aviso, não passei mais de dez minutos e mesmo assim veio a multa, para piorar lá consta que passei duas horas estacionado e isso é mentira não passei esse tempo!
27 de Oct / 2016 às 06h56
Fábrica de multas para pagar a campanha.
27 de Oct / 2016 às 08h56
Esse tipo de cobrança realizado por uma empresa terceirizada é ilegal e abusivo, o único responsável pela fiscalização e aplicação de notificações é o município, ou seja, os agentes de transito, o CTB é bem claro nesse caso.
27 de Oct / 2016 às 09h18
É uma pena que a CSTT tenha cometido tantos abusos ao CTB, pois somos a favor da Zona Azul, mais devemos ter responsabilidade na aplicação das infrações para não ferir a lei, pois o Código de Trânsito Brasileiro na resolução 497 do CONTRAN Proibi expressamente que as infrações se originalize de uma empresa privada e por pessoas que não tenha a competência legal, isso não pode estar acontecendo em Juazeiro será que sempre seremos motivo de piada e zombaria, por favor façamos o certo.
27 de Oct / 2016 às 14h26
cadê meus comentários?