Representantes da Associação dos pequenos produtores da comunidade de Brejo de Fora, localizada na zona rural do município de Sobradinho, a cerca de 50 km de Juazeiro, no norte da Bahia, e o diretor de projetos do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), Franklin Wellington Evangelista Chaves, estiveram reunidos esta semana com o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Misael Aguilar Silva Neto, para conhecer as ações desenvolvidas pela companhia na área de inclusão social e geração de renda, que têm permitido a pequenos produtores caminharem, de maneira sustentável, em direção à melhoria da qualidade de vida.
Eles solicitaram ao superintendente Misael Neto informações sobre como incluir a associação em programas desenvolvidos pelo governo federal, voltados para o apoio e o desenvolvimento das atividades rurais.
O presidente da associação de Brejo de Fora, Alexandro Souza Ferreira, afirma que "a comunidade vive basicamente da agricultura de vazantes (às margens do rio) e está procurando também uma maneira de continuar com a atividade agrícola sem agredir o meio ambiente". Ele contabiliza 56 associados à entidade, mas ressalta que na comunidade existem cerca de 200 famílias que dependem da associação.
Após o encontro, Franklin Chaves, que é o diretor de projetos sociais do Contesf, consórcio que reúne os municípios de Sobradinho, Casa Nova, Juazeiro, Remanso, Uauá, Sento Sé, Curaçá, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes e Canudos, afirmou que "sempre que a gente tem procurado a Codevasf, a gente tem tido resultados satisfatórios".
O representante de Brejo de Fora, Alexandro Souza, foi orientado sobre como proceder para que a associação, que foi criada há pouco mais de um ano, seja incluída em alguns programas governamentais de combate à pobreza e de inclusão produtiva.
Ascom/Codevasf
1 comentário
21 de Oct / 2016 às 20h52
Esta comunidade de brejo de fora é municipio de Sento-Sé e não do municipio de Sobradinho quanto a este ALEXSANDRO que se coloca como representante de 200 familia é tudo inverdade esta associação não tem se quer 20 associados que participem mensamente das reuniões.E digo isso por que sô um dos poucos socios presicamos mudar de presidente o mais rapido possivel. chega de incompetencia e arrogância.