O deputado estadual Odacy Amorim, PT-PE, usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na sessão plenária desta terça-feira, 18, registrando apoio ao movimento dos estudantes da UPE (Universidade de Pernambuco), campus Petrolina. Os alunos paralisaram as atividades da instituição em protesto contra a proposta de emenda à Constituição 241, a PEC 241, que restringirá os investimentos no país e terá impacto direto nas áreas de saúde e educação.
"Essa luta é pela melhoria das universidades e contra a PEC 241 que ameaça os direitos dos estudantes nas universidades, uma ameaça aos jovens, principalmente aos mais pobres que não tinham oportunidade às universidades. Por isso deixo registrado minha preocupação com essa PEC e o meu apoio aos alunos da UPE em Petrolina. Me coloco à disposição por entender que eles têm toda razão", frisou o parlamentar.
Em sua fala, Odacy sustentou ainda que durante reunião que participou também na terça com representantes de instituições de nível superior privadas para tratar do ProUpe, programa de concessão de bolsas do governo estadual destinado a alunos que não têm como pagar os cursos e que passa por dificuldades de repasse, seja criado uma espécie de Fies estadual para que o estado continue amparando esses jovens.
"A gente sabe da dificuldade desses jovens que estudam em faculdades privadas ou em autarquias que possuem média de mensalidades em torno de R$ 500,00, 600,00 e em faculdades até mais caras. São dificuldades de estudar numa faculdade pública, de se preparar para chegar ao mercado de trabalho. Houve uma evolução com o Sisu, Proune, cotas, cotas para negros. Então deixo aqui esse meu registro e minha sugestão", complementou.
Ainda da tribuna, Odacy se colocou ao lado das famílias beneficiadas com moradias do programa Minha Casa Minha Vida do residencial Park São Gonçalo. Elas aguardam receber as casas desde setembro. São cerca de mil famílias que esperam somente assinarem o contrato para entrarem nos domicílios.
"É verdade que se tiver alguma irregularidade que se apure e se puna a prefeitura, a secretaria de Habitação, a Caixa. Não pode é punir quase mil famílias onde a maioria é de gente pobre, somente para fazer gesto com o novo prefeito. Não se pode tirar um direito de quem tem para quem não tem. Eu vou estar atento. O prefeito eleito está aqui. Miguel vai conseguir as casas no governo dele. Não se pode é barrar uma seleção já feita. Eu espero que se tenha sensibilidade diante disso", enfatizou Odacy.
Para concluir, o deputado demonstrou indignação e preocupação com o aumento da violência no estado, em particular no sertão pernambucano. Ele deu como exemplo o ataque de assaltantes ao Banco do Brasil de Dormentes, no sertão. Na madrugada de domingo, 16, os bandidos colocaram a agência praticamente abaixo numa tentativa de assalto.
"Derrubaram o prédio. Uma explosão que impactou numa distância de até 100 metros da agência. Faço apelo ao governo, ao comando geral da Polícia Militar e ao secretário de segurança pública. Solicito um helicóptero para facilitar a ação da polícia na região. Agora não sei se o Banco do Brasil voltará à Dormentes após essa ação. O governo precisa agir e achar uma política seria para a proteção do povo do nosso estado", finalizou o deputado Odacy Amorim.
Ascom/Odacy Amorim
1 comentário
20 de Oct / 2016 às 06h21
O PT SÓ APOIA O CAOS E A BADERNA,PORQUE TRAIDOR DA PATRIA NÃO TEM INTERESSE ALGUM NO PROGRESSO DO PAIS.EM BREVE O CHEFÃO SERA PRESO E O PARTIDO EXTINTO.QUEM ESTA CONTRA A PEC 241,CUJO OBJETIVO É CONSERTAR AS CAGADAS DA DILMA, ESTA CONTRA O BRASIL