A prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo intermediou, na semana passada, uma reunião entre engenheiros de Salvador e Recife e o Inema (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) para discutir a possível instalação de um parque de energia eólica na cidade. Um estudo já vem sendo desenvolvido desde 2011 e está em fase de busca da Licença Ambiental para dar continuidade.
De acordo com o engenheiro e gerente de projetos da empresa CASAFORTE ENERGIA, Eduardo Oertli já existem investimentos na região nos municípios de Sobradinho, Sento Sé e Campo Formoso. A empresa possui o Parque Vento da Serra Verde, na região do Salitre com potencial inicial estimado de 285 Mega Wats.
"Nós estamos desenvolvendo esses trabalhos que basicamente têm que ter a viabilidade técnica como a questão de condição de vento, a colocação de torres meteorológicas. A questão fundiária com o arrendamento das áreas com os proprietários das terras, apesar de ser um problema na Bahia, está recebendo uma atenção especial. Buscamos dar condições ao proprietário para resolver, já que é uma necessidade para o andamento projeto", destacou Eduardo.
Segundo ele, depois de resolver esses três pontos há uma viabilidade prévia do projeto e já se pode pensar nos leilões de energia ou fazer a comercialização dessa energia no mercado livre: "o leilão dá uma garantia maior, apesar da empresa ficar suscetível ao preço que o governo coloca. Quem dá menor preço e se tiver disponibilidade da conexão elétrica sai na frente. Já estamos na fase de desenvolvimento buscando a Licença Prévia Ambiental para colocar os projetos em prática".
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Neiva a prefeitura está acompanhando as discussões para implantação do parque desde o momento que a empresa mostrou interesse pela região. "Nós estamos fazendo esse trabalho de criar uma situação favorável para a implantação e dar continuidade ao projeto através dessa interface entre a empresa e o Inema. A intenção é contribuir para que essa etapa importante se consolide e o projeto possa sair e dar os passos seguintes. Será mais um empreendimento para gerar emprego e renda para Juazeiro", pontuou o secretário.
A empresa CASAFORTE investe em energia renovável e possui PCHs - Pequenas Centrais Hidrelétricas mais no Sul da Bahia. Em Juazeiro, o projeto todo abrange uma área de aproximadamente 9mil/ha, com cerca de seis propriedades de terra caracterizadas por região alta – nesse caso a Serra do Mulato. A previsão é de instalação de 140 máquinas e geradores.
Participaram da reunião o consultor de meio ambienta da CASAFORTE, André Pinho Joazeiro, e do INEMA o engenheiro civil Paulo Henrique Braga Ribeiro, a coordenadora técnica Isane Carine Guirra e o coordenador regional Walter Guerra da Silva Filho.
Ascom/Juazeiro
0 comentários