Roberto Malvezzi (Gogó)
É interessante perceber, dar ouvidos, a outros tipos de sociedade. O Xerente Romário – não me falou seu nome indígena -, um jovem índio que estava no encontro de formação da Rede Eclesial Panamazônica (REPAM), em Miracema, me dizia:
“A gente não tem espírito de acumulação. O Tocantins dava peixe prá gente. Não ia pescar, ia buscar os peixes. Agora está diferente. Nosso território não garante nossa alimentação. Temos que comprar em supermercado”.
Numa longa conversa fomos conferindo as diferenças civilizacionais entre nós brancos e os Xerente.
A sociedade deles não tem Estado. Portanto, não tem os poderes judiciário, legislativo e executivo.
Não tem propriedade privada. A terra, a água e os bens da natureza são de todos. Como não há propriedade privada, não há classes sociais, patrões e empregados, proprietários dos meios de produção e trabalhadores, muito menos desempregados.
A sociedade deles não tem bandidos. Portanto, não tem polícia. Portanto, não tem população carcerária e presídios.
Como não tem Estado, não tem arrecadação de impostos.
Eles não têm cidades. Moram em pequenas aldeias espalhadas pelos territórios, integradas à natureza. Ainda mais: “é uma estratégia para defender nosso território”.
Poderíamos ir longe nessa comparação. Marx simplesmente chamava essas sociedades de pré-capitalistas. Os capitalistas as chamam de atrasadas e entraves para o desenvolvimento.
Na verdade, elas continuam aí bem em baixo de nosso nariz e rejeitam nosso modo “branco” de viver. Estudos recentes indicam que esses “atrasados e pré-capitalistas” nos garantiram em seus territórios o pouco que nos resta de florestas, portanto água, portanto regulação do clima, portanto de biodiversidade.
Não acho que um dia a humanidade toda viverá novamente como os Xerente. Há o mundo das tecnologias, da ciência e dos poderes. Como dizia Hanna Arendt em sua obra A Condição Humana, “a humanidade não ficará confinada na Terra”. Não vai demorar muito para começarmos a colonização de outros planetas e luas do sistema solar.
Mas, em tempos de Michel Temer, com sua PEC 241, é fantástico ver outras sociedades, em tudo diferentes de nós e muito mais humanas que a nossa.
15 comentários
12 de Oct / 2016 às 00h15
Tao lascando com os pobres e classe media. Vi no blog Nassif e 247brasil e Conversa Afiada
12 de Oct / 2016 às 00h15
Tao lascando com os pobres e classe media. Vi no blog Nassif e 247brasil e Conversa Afiada
12 de Oct / 2016 às 00h16
bom texto
12 de Oct / 2016 às 00h20
Porque so Trabalhadores foram presos??? A Lava jato acabou???? Estamos na ditadura da TV de 5 familias???
12 de Oct / 2016 às 00h25
A burguesia fede/// música de Cazuza ???? A TV Globosta quer acabar com a luta do os trabalhadores? ?
12 de Oct / 2016 às 00h40
Seus textos sao verdadeiro e humanos. O governo truculento vai morrer e vamos registrar nos livros o mal que estão fazendo? ??
12 de Oct / 2016 às 07h48
Karl Max, um vagabundo que nunca trabalhou, traiu a única mulher que o sustentava e deixou os filhos passarem fome. Esse é o pai do comunismo totalitário, onde um só manda, assim como vivem os Xerentes.
12 de Oct / 2016 às 10h44
Que bom que vc existe nesse blog Gogó. Amo ler seus textos. São coerentes e humanos.
12 de Oct / 2016 às 10h50
LENDO SEMPRE O BLOG, GERALDO JOSÉ, VEJO COM MUITO PRAZER E LEIO MAIS QUANDO APARECE GOGÓ E OTONIEL GONDIM. OS DOIS, CADA QUAL COM SEU ESTILO, SÃO IMPECÁVEIS NA LUTA PELO HUMANISMO E CULTURA E BRIGA PELA DEMOCRACIA. OTONIEL, ME VENHA AGORA DE POESIA OU FILOSOFIA QUE FAZ E É O PRINCIPAL CAMPO, SEM DÚVIDA, DE CULTURA E PENSAMENTO. ABRAÇOS.
12 de Oct / 2016 às 12h59
Gogó, Amigão se conforma que Dilma não volta mais.Lei do retorno. Aqui se faz aqui se paga. Com quem com o ferro fere, Com o ferro será ferido.
12 de Oct / 2016 às 13h00
Não passa de um PTista ...,vai chorar no Cruzeiro la no Alto do Cruzeiro
12 de Oct / 2016 às 15h52
Na Italia o juiz SavonaRola perseguiu e prendeu os trabalhadores e depois foi fazer com os burgueses e ai foi morto
12 de Oct / 2016 às 21h44
Maria do Socorro uma ilegitima colaboradora do blog. So da cascada. Nao se oçha. Nao tem experiencia de vida. E só sabe denegror com palavras de baixo calao. Nao se respwita. O blog deveria baní-la. malmente sabe plantar. E se planta só da ervas daninha no lote. Se enxerga michana.
13 de Oct / 2016 às 06h50
Seu Lunga, sou aposentada, instruída, e não dependo de político nenhum. Deveriam era retirar esses comentários idiotas que depreciam nossa cidade. O sucesso de um blog está na qualidade de seus comentários, não na quantidade.
13 de Oct / 2016 às 08h29
Tem Maria e Juiz de Curitiba que vai parece o Italiano SavonaRola??