Na noite da última sexta-feira (7), foi realizado no auditório da UPE, em Petrolina, um debate em que estudantes e professores tratavam do polêmico programa ‘Escola sem Partido’, que visa restringir a atuação dos professores em sala de aula. O evento foi promovido pelo Diretório Acadêmico Antônio Conselheiro do curso de história da universidade.
O debate, espaço para expor ideias e argumentos, foi tumultuado por um homem que agressivamente não respeitou a ordem de inscrição para fala. Segundo informações, o homem identificado como Fred Pontes é militante de direita e coordenador do ‘Curso de Formação Conservadora do Vale do São Francisco’.
Pessoas presentes registraram o acontecimento. Assista:
O Blog também recebeu uma nota de repúdio contra esse comportamento reprovável e antidemocrático.
Nota de repúdio:
Professores e alunos da UPE lançam nota de repúdio ao comportamento de Fred Pontes, um dos coordenadores do Curso de Formação Conservadora do Vale do São Francisco, no debate realizado no dia 07/10/2016, na Universidade de Pernambuco, campus Petrolina, sobre a Escola Sem partido. O evento promovido pelo Diretório Acadêmico Antonio Conselheiro da respectiva Universidade, contou com a presença de alunos e professores que lotaram o auditório para participar debate acerca do Projeto de Lei nº 867/2015 (Escola sem Partido), que pressupõe sérias restrições à ação pedagógica e a liberdade de ensinar do professor em sala de aula. Ao final do debate Fred Pontes perdeu o controle e teve que ser contido por alunos e professores.
Para os professores Vlader Nobre e Virgínia Ávila, debatedores no evento, não existe escola neutra ou imparcial. A escola pode e deve tomar parte nas questões que afetam a vida de crianças e jovens. Entre as quais:o combate as desigualdades sociais;o combate as desigualdades educacionais;o combate as desigualdades de oportunidades;o combate a toda e qualquer forma de discriminação e de intolerância.
De acordo com os professores, a escola deve se posicionar cotidianamente na defesa dos direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) de 1948.
Fonte: Ponto Crítico
9 comentários
09 de Oct / 2016 às 18h05
ESSE INDIVIDUO DE NOVO. JUAZEIRO NÃO MEREÇE UMA FIGURA SEM FUTURO COMO ESSA E ADEPTO DE OLAVAO DE CARVALHO. SÓ QUEREM ARRUAÇA.
09 de Oct / 2016 às 18h35
AFINAL,QUAL O OBJETIVO DE UMA ESCOLA ? ENSINAR OU DOUTRINAR ?...LIBERDADE DE ENSINAR DE UM PROFESSOR DA A ELE O DIREITO DE ENSINAR QUALQUER COISA ?
09 de Oct / 2016 às 19h07
Cunha$$ e outros nao vao presos porque sao amigos do Rei MiShell Temmero$$o PmDB ???Deu o golpe para nao ser preso?????? So trabalhadores que vao presos?????
09 de Oct / 2016 às 19h14
Leiam os blog Tijolaço e Nassif que vao ver que a Globosta eh uma manipuladora para eleger os socios; veja em Petrolina???? Pobre que so fica na Globosta vai ser sempre pobre
10 de Oct / 2016 às 00h21
CONVERSA. O próprio texto se contradiz: "não existe escola neutra e imparcial" eles querem é só ensinar o comunismo, acabar com a família, que é a base de uma sociedade sadia. Querem jogar classe contra classe. Eles querem um ensino nazista, sem liberdade de cada um ter sua opinião. Escola livre é justamente livre do comunismo do Fórum de São Paulo. FORA COMUNISTAS BOLIVARIANOS.
10 de Oct / 2016 às 00h29
Antidemocrática foi a maneira como esses idiotas úteis do PT e do PC do B expulsaram o rapaz. É esse povo aí que apoia a roubalheira de Lula. Temos que limpar essa mancha vermelha de nossas instituções de ensino.
10 de Oct / 2016 às 10h27
Esse sujeito é um desequilibrado , não pode está solto no meio da sociedade.
10 de Oct / 2016 às 12h16
Esse rapaz é um desequilibrado mesmo. Nessas eleições, pulou por todo lado e foi morrer do lado do maior derrotado da história de Juazeiro, o Joseph Bandeira (14 derrotas); expôs sua mãe (Bebela) no guia eleitoral e há pouco tempo pedia a ela que fosse homenagear o futuro prefeito paulo Bomfim. Totalmente desequilibrado, violento, agressor. Não esquecemos o murro que deu na funcionária da Sec. de Cultura de Juazeiro, o murro pelas costas no radialista dentro dos estúdios da Transrio FM ...
10 de Oct / 2016 às 13h12
MAIS UMA DESSE DESEQUILIBRADO, AGRIDE AS PESSOAS FISICAMENTE NA COVARDIA, NA INTERNET, JÁ ACUMULA MAIS DE QUATRO PROCESSOS SÓ ESTE ANO, ESSE RAPAZ SOFRE DE FORTES PROBLEMAS, SEMPRE ENVOLVIDO EM CONFUSÕES E AGRESSÕES, MEU DEUS.... NÃO PODE CONVIVER NA SOCIEDADE...