A cidade de Juazeiro ganha nesta quinta-feira, 29 de setembro, o primeiro aplicativo de telefone celular específico para indicar a chegada e partida dos ônibus. O CittaMobi, desenvolvido pela empresa Cittati em parceria com as Empresas de Transporte Coletivo e a Prefeitura Municipal, é gratuito e permite autonomia aos usuários. O aplicativo também já indica os ônibus adaptados para portadores de deficiência física. É só digitar o endereço em que se está e escolher a linha de ônibus. Pronto, logo aparece a previsão da chegada dos veículos no ponto e as linhas de cada parada.
Já implantado em 15 cidades de todo o Brasil (Recife, São Caetano do Sul - SP, Maceió e Salvador, por exemplo), chega agora a Juazeiro testado e aprovado. Funciona assim: os ônibus enviam um sinal para o aplicativo por meio de GPS. Ao clicar, a pessoa consegue verificar em tempo real a previsão da chegada de determinado ônibus na parada. Além disso, indica qual ônibus pegar para chegar ao destino pretendido.
O recurso está disponível para os sistemas iOS e Android. A margem de erro é de dois minutos de atraso ou adiantamento. "É essencial para oferecer agilidade ao usuário de ônibus, que passa a saber, por exemplo, se o veículo vai chegar em dois ou 20 minutos, qual linha tomar para determinado bairro, quando subir ou descer do ônibus", afirma Cesar Ranzini Olmos, diretor da Cittati.
CittaMobi Acessibilidade
Além do CittaMobi, a Cittati irá lançar em Juazeiro o CittaMobi Acessibilidade. Também gratuito, o aplicativo é voltado para deficientes visuais e permite autonomia aos usuários, pois indica, por sistema de voz e vibração, quanto tempo até a chegada ao ônibus na parada, além de todas as informações necessárias para embarque e desembarque.
O aplicativo foi desenvolvido por Luiz Eduardo Porto, que perdeu a visão aos 23 anos e há seis anos conta com a ajuda de um cão-guia, com base em suas necessidades. "De casa já é possível acionar o aplicativo, programando a parada final de sua viagem. Nem é preciso carregá-lo na mão. Ele vibra ao identificar o ônibus, em um bolso de casaco, por exemplo", conta. "Para quem não enxerga é um auxílio essencial. Com a implantação em outras cidades, verificamos que é preciso sempre avançar, com base nas experiências dos usuários", finaliza Ranzini.
Cittati
A Cittati é uma empresa integradora de soluções voltada para o desenvolvimento de tecnologia de informação e comunicação com foco na gestão de sistemas de transporte. Criou o CittaMobi e o CittaMobi Acessibilidade pensando em levar mais comodidade ao usuário do transporte público.
Alguns números que demonstram o crescimento do CittaMobi no Brasil até agora:
? 5 milhões de usuários (Android, iOS e website)
? 11 milhões de acessos por mês
? 43 milhões de screen views por mês
4 comentários
29 de Sep / 2016 às 17h55
BEM VINDO A TODA A MODERNIDADE,CUJO OBJETIVO É FACILITAR A VIDA DO CIDADÃO COMUM,MAS,É PRECISO SE LEVAR EM CONTA,O CIDADÃO AINDA MAIS COMUM,QUE E AQUELE,COMO EU, QUE NÃO POSSUE UM CELULAR MAIS INCREMENTADO,PARA NÓS, EU SUGIRO, QUE AS EMPRESAS DE ONIBUS,'JOAFRA E JOALINA',COLOQUEM NO TERMINAL DE JUAZEIRO,PLACAS COM AS LINHAS,ITINERARIOS E PRINCIPALMENTE OS HORARIOS,ESCRITOS EM LETRAS GRANDES, TIPO CARTAZ, ONDE QUALQUER PESSOA POSSA CONSULTAR SEM PROBLEMAS.OS FISCAIS DESTAS EMPRESAS AGRADESCEM !
29 de Sep / 2016 às 20h09
era melhor fazer o que o Quim sugere, botar os itinerários e horários no terminal de onibus nas laterais do veiculos e nos pontos. outra coisa, do que adianta esse aplicativo se os onibus continuam lotados, velhos, não tem ar condicionado, só passam em comboio e voce tem q esperar mais de 40 minutos pra outro passar?
30 de Sep / 2016 às 05h18
'O BEM OBSERVADO' CITOU 4 DOS MUITOS PROBLEMAS ENTRE OS MUITOS QUE AFETAM NOSSOS TRANSPORTES COLETIVOS,CONCORDO COM ELE E TEM MAIS,A PASSAGENS DAS CATRACAS PARA A PARTE DA FRENTE DOS ONIBUS ALEM DE CAUSAR PERIGOS E DESCONFORTO AOS IDOSOS,CREIO TÉ, QUE AFRONTA O ESTATUTO DO IDOSO, SÓ SERVIU PARA TUMULTUAR E CRIAR MAIS PROBLEMAS A SE SOMAREM AOS QUE JA EXISTIAM ,ALEM DE PREJUDICAR O DESEMPENHO DOS MOTORISTAS
30 de Sep / 2016 às 11h48
SÓ FALTOU O PRINCIPAL: O ENDEREÇO PRA BAIXAR O APLICATIVO. CADÊ!!!!!