A Polícia Federal deflagrou a Operação Omertà, 35ª fase da Lava Jato nesta segunda-feira, 26. O ex-ministro Antonio Palocci foi preso. A Receita Federal dá apoio à ação. As equipes policiais estão cumprindo 45 ordens judiciais, sendo 27 mandados de busca e apreensão, 3 mandados de prisão temporária e 15 mandados de condução coercitiva.
Aproximadamente 180 policiais federais e auditores fiscais estão cumprindo as determinações judiciais em cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Nesta fase da operação Lava Jato são investigados indícios de uma relação criminosa entre o ex-ministro da Casa Civil e da Fazenda com o comando da principal empreiteira do país. Segundo a Federal, o investigado principal atuou diretamente como intermediário do grupo político do qual faz parte perante o Grupo Odebrecht.
Há indícios de que o ex-ministro atuou de forma direta a propiciar vantagens econômicas ao grupo empresarial nas mais diversas áreas de contratação com o Poder Público, tendo sido ele próprio e personagens de seu grupo político beneficiados com vultosos valores ilícitos.
“Dentre as negociações identificadas foi possível delinear as tratativas entre o Grupo Odebrecht e o ex-ministro para a tentativa de aprovação do projeto de lei de conversão da MP 460/2009 (que resultaria em imensos benefícios fiscais), aumento da linha de crédito junto ao BNDES para país africano com a qual a empresa tinha relações comerciais, além de interferência no procedimento licitatório da Petrobrás para aquisição de 21 navios sonda para exploração da camada pré sal”, afirma a PF em nota.
Outro núcleo da investigação apura pagamentos efetuados pelo chamado “setor de operações estruturadas” do Grupo Odebrecht para diversos beneficiários que estão sendo alvo de medidas de busca e condução coercitiva.
São apuradas as práticas, dentre outros crimes, de corrupção, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
O nome “Omertà” dado à investigação policial é uma referência a origem italiana do codinome que a construtora usava para fazer referência ao principal investigado da fase (“italiano”), bem como ao voto de silêncio que imperava no Grupo Odebrecht que, ao ser quebrado por integrantes do “setor de operações estruturadas” permitiu o aprofundamento das investigações. Além disso, remete a postura atual do comando da empresa que se mostra relutante em assumir e descrever os crimes praticados.
Nos casos dos investigados para os quais foram expedidos mandados de condução coercitiva, eles estão sendo levados às sedes da Polícia Federal nas respectivas cidades onde foram localizados a fim de prestarem os esclarecimentos necessários. Os investigados serão liberados após serem ouvidos no interesse da apuração em curso.
Os presos serão levados à Polícia Federal em Curitiba onde permanecerão à disposição das autoridades responsáveis pela investigação. O criminalista José Roberto Batochio, defensor de Palocci, afirma que o ex ministro nunca recebeu vantagens ilícitas. Batochio disse que ainda não tem detalhes sobre os motivos da prisão de Palocci.
Fonte: Estadão Foto: André Dusek/Estadão
15 comentários
26 de Sep / 2016 às 08h24
Isto é só uma ponta da torre da catedral. Mais virão. Aguardemos.
26 de Sep / 2016 às 08h32
Mais um. Faltam os poderosos chefões.
26 de Sep / 2016 às 09h02
Mais um petralha graúdo na chave. A PF tá botando chumbinho na toca das ratazanas. A hora do chefão vai chegar. Cadeia nesses ladrões.
26 de Sep / 2016 às 09h17
DEPOIS ACHAM RUIM QUANDO SE CHAMA O PT DE QUADRILHA.NA VERDADE O PT É UMA UNIVERSIDADE DO CRIME ONE LULA É PROFESSOR CATEDRATICO !...
26 de Sep / 2016 às 09h37
Meu Deus do Céu! Onde vamos parar. Quebraram o País com tanta corrupção. Os principais figurões do PT estão todos sendo engaiolados, partido que foi criado com ajuda do Cardeal Dom Paulo Arns, para acabar com a corrupção no Brasil. Partido dos Trabalhadores (PT): "Tem fachada de Catedral, e fundo de Bordel". A maioria dos outros partidos, incluído PCdoB e PMDB, não fica atrás, estão na mesma balança e na mesma medida. Um dos exemplos é o Senador Romero Jucá, que a ele nada aconteceu.
26 de Sep / 2016 às 09h40
Contra provas cabais, não há argumentos, por bom que seja o Advogado.
26 de Sep / 2016 às 09h49
Verdade só tem ladrão no PT, o resto são todos corretos Aecinho pozinho, Cunha, Temer, viva a justiça brasileira, que age de forma correta!
26 de Sep / 2016 às 10h54
Gostaria de Ver texto dr Godim sobre Traiçao?? Quero saber se eh bom trair, enganar seu proximo, mentir ???? Sair da TV. Agora fico no blog Geraldo Jose e 247brasil.
26 de Sep / 2016 às 10h59
Prisão política. Nada além disso. Estamos vivendo uma ditadura. Pedir doação para empresário é crime, se o cara for do PT. Se for o FHC, pedindo dinheiro para seu instituto, não vem ao caso. Se for o Temer, pedindo dinheiro para campanha, não vem ao caso. A lei deveria ser igual para todos. E que fique claro: pedir doação é crime se a doação for em troca de favores do governo. E ainda assim é preciso provar. Delação premiada, por si só, não pode ser prova. O bandido delata um honesto e o honesto
26 de Sep / 2016 às 11h02
Acho dificil o Cunha ser preso se o Ministro era advogado de Cunha ??? Se foi Cunha que colocou ele la ??? Quem souber responde ou a estoria vai contar ???
26 de Sep / 2016 às 11h11
Operação Lava Jato entrará para a história como uma praga, como flagelo que afundou um país que ia bem na economia, na democracia e no equacionamento de seus problemas sociais e que mergulhou no caos político, econômico e institucional por moto próprio. Ainda não é possível enxergar quanto de ruim será dito contra essa iniciativa ditatorial, farsesca, vigarista mesmo, que, para atingir objetivos eminentemente políticos, destruiu a economia, soterrou a democracia e desmoralizou as instituições.
26 de Sep / 2016 às 13h15
e cunha e temer romero junca e outros kd que eles estao presos. renan , gerdel vieira lima. fernando bezerra coelho e outros mais. sendo do pt e rapido d mais. isso fica claro que querem coloca o pt todo na cadeia.
26 de Sep / 2016 às 15h22
LULA MARAVILHOSO sua batata está assando. E ainda fica um idiota defendendo essa quadrilha. kkkkk
26 de Sep / 2016 às 19h32
ja era esperado isso. as coisas sao rapidas em relacao a membros do pt. porque nao foi feito o mesmo que estao fazendo com o pt como? temer, romero juca, renan, fernadobezerra, gerdel viera lima,eduardo cunha, e outros/ kd que esse pessoal nao estao presos. a justica o ministerio publico brasileiro e uma vergonha e a justica.
27 de Sep / 2016 às 04h33
Que esse bandido, assim como os demais, nos devolvam cada centavo roubado, e até lhe seja cobrado o combustível do seu deslocamento, ainda que faça delação tirando o cobertor de seda que os seus padrinhos (Lula/Dilma) tentam se esconder. Aplausos para a Polícia Federal!