A Pediatra do Hospital Dom Malan/IMIP, Fernanda Patrícia Novaes, participou recentemente do Congresso Europeu de Educação Médica. Um evento que recebe trabalhos científicos do mundo inteiro e é organizado anualmente pela Associação Europeia de Educação Médica. Este ano, o evento ocorreu em Barcelona, na Espanha.
O título do trabalho foi Medical Training and atittudes In communication of infant death (Formação médica e atitude dos pediatras frente à comunicação do óbito infantil, em português). A produção foi baseada na dissertação do Mestrado que a médica defendeu pela Faculdade Pernambucana de Saúde ( FPS).
O trabalho aborda sobre a situação clínica: o momento em que o médico fala para a mãe que a criança dela morreu. “Tive a curiosidade de saber qual a percepção dos pediatras da UTI e residentes quanto à sua formação para realizar esse procedimento. Como agem? como aprenderam a agir? e como ensinam aos médicos mais novos? quais as sugestões para melhorar essa expertise?, ou seja, para desenvolver essa competência profissional”, pontua.
Foi utilizada a pesquisa qualitativa para estudar percepções, valores e atitudes dos participantes. “Encontramos temas que envolvem a Educação Médica, as Atitudes profissionais e as Estratégias de Ensino”, ressalta Fernanda Patrícia Novaes.
“Em decorrência da nossa pesquisa surgiu a disciplina Comunicação em Saúde na UNIVASF, com referencial prático no Laboratório de Comunicação em Saúde da FPS. Utilizamos arte, videogravação e a plataforma on-line americana traduzida para o Português, chamada Doctor. Communication (DOC.Com. Brasil). O Consenso Britânico sugere o ensino da comunicação na saúde dentro do currículo em espiral, ou seja, em todos os assuntos e períodos do curso médico”, enfatiza..
“Minha avaliação com relação ao evento foi excelente. Pesquisadores e estudiosos de todos os continentes do mundo discutindo com seriedade os rumos da "Educação Médica". Uma verdadeira aldeia global de alto nível”, complementa a pediatra.
“O trabalho científico foi apresentado no Centro Internacional de Convenções Fórum de Barcelona. E participei também de um Pré- congresso chamado ESME ( Essencial Skills In Medical Education) sobre "Habilidades Essenciais em Educação Médica", finaliza Fernanda.
Ascom HDM
0 comentários