O juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, aceitou hoje (20) denúncia apresentada pela força-tarefa da Operação Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a mulher dele, Marisa Letícia da Silva, e outras seis pessoas. Com a decisão, todos viram réus nas investigações.
Na denúncia, apresentada na semana passada, o procurador da República Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa, disse que Lula era o “comandante máximo do esquema de corrupção identificado na [Operação] Lava Jato”. O ex-presidente foi denunciado à Justiça Federal por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Segundo os procuradores, Lula recebeu R$ 3,7 milhões de propina de empresas envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras, por meio de vantagens indevidas, como a reforma de um apartamento triplex no Guarujá (SP),e pagamento de despesas com guarda-volumes para os objetos que Lula ganhou quando estava no cargo. As vantagens teriam sido pagas pela empreiteira OAS.
Após a divulgação da denúncia, os advogados de Lula afirmaram que as acusações fazem parte de um “deplorável espetáculo de verborragia da manifestação da força tarefa da Lava Jato”.
"O MPF elegeu Lula como maestro de uma organização criminosa, mas esqueceu do principal: a apresentação de provas dos crimes imputados. “Quem tinha poder?” Resposta: Lula. Logo, era o “comandante máximo” da “propinocracia” brasileira. Um novo país nasceu hoje sob a batuta de Deltan Dallagnol e, neste país, ser amigo e ter aliados políticos é crime", argumentou a defesa.
Também foram denunciados pelo MPF o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, além de Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Paulo Roberto Valente Gordilho, Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira, todos ligadas à empreiteira.
O ex-presidente Lula também é réu em outra ação penal oriunda da Operação Lava Jato, que tramita na Justiça Federal em Brasília. Na ação penal, Lula, o ex-senador Delcídio do Amaral, e mais cinco acusados pelo crime de obstrução das investigações. Todos os envolvidos são acusados de tentar impedir o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró de assinar acordo de delação premiada com a força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato.
Marisa Letícia
Apesar de receber a denúncia, Moro “lamentou” a parte das acusações sobre a ex-primeira Dama Marisa Letícia. Segundo o juiz, há dúvidas se a esposa de Lula tinha conhecimento dos supostos crimes.
"Lamenta o Juízo em especial a imputação realizada contra Marisa Letícia Lula da Silva, esposa do ex-presidente. Muito embora haja dúvidas relevantes quanto ao seu envolvimento doloso, especificamente se sabia que os benefícios decorriam de acertos de propina no esquema criminoso da Petrobras, a sua participação específica nos fatos e a sua contribuição para a aparente ocultação do real proprietário do apartamento é suficiente por ora para justificar o recebimento da denúncia também contra ela e sem prejuízo de melhor reflexão no decorrer do processo", argumentou Moro.
Fatos e provas
Na decisão, o juiz Sérgio Moro também afirmou que os fatos e provas apresentados pela força-tarefa da Lava Jato são suficientes para o recebimento da denúncia. O juiz também lembrou que há outras investigações que envolvem Lula na Operação Lava Jato.
“Como última consideração, observa-se que, embora aparentem ser, no presente caso, desproporcionais os valores das, segundo a denúncia, vantagens indevidas recebidas pelo ex-presidente com a magnitude do esquema criminoso que vitimou a Petrobras, esse é um argumento que, por si só, não justificaria a rejeição da denúncia, já que isso não descaracterizaria o ilícito, não importando se a propina imputada alcance o montante de milhares, milhões ou de dezenas de milhões de reais”, disse o juiz.
Fonte: Agência Brasil
16 comentários
20 de Sep / 2016 às 18h58
LUIZ INACIO LULA RÉU DA SILVA !...
20 de Sep / 2016 às 19h51
Juiz nao pode fazer politica, se podesse o povo teria o direito de votar de 4 em 4 anos.
20 de Sep / 2016 às 19h53
vejo isso uma coisa ja esperanda se tratando desse juiz. mais fica aquela coisa no ar? lula nao podia te nada bens e isso fica claro que lula vem sofrendo muito com essa coisa da justica do ministerio publico . sao dois pessos e duas medidas . as provas e a colocacao do prcurador da republicaja diz tudo querendo queimar a imagem de lula e sua familia e do pt.
20 de Sep / 2016 às 19h54
O 15 de Cunha com milhoes na Suiça juntou com o 77 para lascar com Dilma e o povo depois da eleiçao. Aguardem!
20 de Sep / 2016 às 20h19
Olá gostei do blog! Vejam Aline falando sobre Política no Brasil e no Mundo. https://www.youtube.com/watch?v=su7qrhqigPE
20 de Sep / 2016 às 20h34
No Brasil tem milhares de juizes porque a Globosta so mostra um?? Se a esposa de algum juiz trabalha para o PSDB 45 ou para o 77, este juiz deveria se abster de julgar adversário ????
20 de Sep / 2016 às 20h36
É, tenho certeza de que continuarei com uma bela vista para o novo lixão de Juazeiro sem perspectiva de melhorias.
20 de Sep / 2016 às 20h44
Cadeia nesse...
20 de Sep / 2016 às 20h54
Cunha e Mixel do PMDB do 15 aliado do 77 acha que dar 140 resis para ajudar um pobre eh errado, mais estes Monstros acha certo eles mandarem 9 milhões pra Suíça e o pobre que se lasque ??
20 de Sep / 2016 às 20h57
MORO JA DEIXOU CLARO :VEM MAIS POR AÍ,AGORA É SOBRE O SITIO DE ATIBAIA,TAMBEM COMPRADO COM DINHEIRO ROUBADO DA PETROBRAS...
20 de Sep / 2016 às 23h39
Ladrão. Isso é o que ele é. Não tenham vergonha de admitir isso. E quem defende ladrão se equivale a ele. Esse está com os dias contados. CorruPTos nunca mais. Por falar nisso, acho que Gondim não entendeu direito a mensagem de Joseph Goebbels "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade". MENTIRAS, Gondim, não BURRICES.
21 de Sep / 2016 às 00h03
Chupem essa petistas.
21 de Sep / 2016 às 04h03
Agora vejo a Verdade nos blog TIJOLAço e 247brasil e Conversa Afiada porque nao quero ser idiota ser enganado pela TV de ricos.
21 de Sep / 2016 às 04h09
Em toda area tem profissionais Canalha que faz politica onde deveria ser imparcial e justo. Mas Deus ha de dar muita força para os Trabalhadores e estudantes
21 de Sep / 2016 às 04h43
O Brasil de hoje vive a expectativa de Ali-ba-bá e seus 40 ladrões restantes serem presos a qualquer momento. Avante, meu Brasil!
21 de Sep / 2016 às 07h48
ESTE CARA, EM NOME DO PODER, FEZ O POVO POBRE ,HUMILDE E CARENTE, DE JOÃO BOBO,APLICANDO UM GOLPE COM O BOLSA FAMILIA PAGO COM UM DINHEIRO QUE NÃO ERA SEU,O POVO CAIU NA ARMADILHA E DELE FICOU CATIVO,PRESO COMO PASSARO NUMA GAIOLA.PELA DESGRAÇA QUE ESTE HOMEM FEZ AO NOSSO POVO E AO PAIS,CADEIA AINDA É POUCO PRA ELE,ATÉ PORQUE,ALEM DE MAU CARATER E MAU EXEMPLO,LULA É TAMBEM UM TRAIDOR DA PATRIA, COM TODAS AS LETRAS.FORA LADRÃO DE APOSENTADOS!