Explosão faz vítimas em Nova Iorque

Uma forte explosão foi sentida, este sábado à noite no bairro de Chelsea, na zona oeste de Manhattan, em Nova Iorque. Há registo de 25 pessoas atingidas, revelam os bombeiros da cidade. A explosão ocorreu cerca das 21 horas deste sábado (2 horas de domingo em Portugal continental) e poderá ter sido causada por um engenho artesanal colocado num balde do lixo. Uma situação semelhante aconteceu durante a tarde, em Nova Jérsia, sem causar vítimas.

BOMBA EXPLODE NO PERCURSO DE CORRIDA MILITAR NOS EUA

Polícia e bombeiros foram chamados ao local (na 23.ª rua, junto ao cruzamento com a 6ª Avenida), para onde se deslocaram meios da unidade de contraterrorismo bem como do FBI. Meios de comunicação locais afirmam que a polícia encontrou uma segunda bomba artesanal, mas a informação não foi confirmada oficialmente.

Nenhuma das 25 vítimas - entre elas uma criança de oito anos - corre risco de morrer, revelam os bombeiros no Twitter, Vários bares e outros estabelecimentos comerciais foram evacuados e há registo de janelas partidas em apartamentos e carros, devido à força da explosão. O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, disse que as equipas de emergência estão no local por causa de uma "aparente explosão".

Nova Iorque está sob medidas especiais de segurança porque acolhe na segunda-feira uma cimeira sobre refugiados e migrantes e, a partir de terça-feira, a reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas. O Facebook ativou o Centro de Segurança, para os utilizadores nas proximidades do local poderem informar os amigos que estão bem.

*com agências