Na Semana de Valorização da Vida, a Escola Municipal Argemiro José da Cruz, localizada no município de Juazeiro (BA), realizou uma palestra sobre o tema “Depressão e Suicídio”. Na ocasião, alunos do 7º ao 9º ano trocaram ideias com estudantes do curso de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Juazeiro (Fasj).
Para a gestora, Maria Aparecida Oliveira, o debate foi bastante esclarecedor. “Aqui na escola, nós estamos percebendo um aumento no número de adolescentes com sintomas de depressão. A palestra apontou as diferenças entre tristeza e depressão, assim como explicou como reconhecer e cuidar dos sintomas”, conta a gestora.
Maria Aparecida diz que quando detecta sintomas de depressão em algum aluno, a escola entra em contato com a família e encaminha o estudante para fazer um acompanhamento psicológico no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “Aqui, a maioria dos casos está mais relacionado à problemas familiares, mas, algumas vezes, o bullying é o motivador”, afirma. Segundo a gestora, a temática do bullying é trabalhada em sala de aula durante todo o ano letivo.
Letícia Raniere e Roberto Duarte são alunos do 8º ano. Para eles, o momento foi importante, pois agora podem reconhecer os sintomas e ajudar os colegas. “Depressão é quando a pessoa não tem vontade de fazer nada, não come, já tristeza é quando acaba um namoro, perde alguém da família”, comenta Roberto sobre o que aprendeu na palestra.
1 comentário
15 de Sep / 2016 às 13h24
A escola Argemiro José, é referência em educação e compromisso social. Localizado no coração de sete bairros do município de Juazeiro , é um espaço democrático de inclusão social , onde o jovem adquiri conhecimentos científicos e de valores humanos,para serem guardados por toda à vida.