Nesta segunda-feira (13), o prefeito de Juazeiro (BA), Isaac Carvalho, realizou uma reunião com profissionais da educação do município na sede da APLB. Na ocasião, a equipe foi parabenizada pelo bom desempenho da cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015. O resultado divulgado no último dia 8, pelo Ministério da Educação (MEC), apontou que as séries iniciais de Juazeiro alcançaram, no ano de 2015, a meta projetada para o IDEB 2021.
O prefeito destacou os professores e os demais profissionais da Rede Municipal, como protagonistas dos avanços na qualidade da educação. “Cada conquista dos nossos alunos é resultado de um trabalho em equipe. Há quase oito anos, a Educação em Juazeiro começou a ser reestruturada e o resultado pode ser visto com o aumento nos indicadores de aprendizagem. Em 2007, a nota de Juazeiro no Ideb foi 3,4, este ano chegamos a 4,9”, afirma.
O secretário de Educação e Esportes do município, Clériston Andrade, parabenizou também o empenho dos profissionais. “Estamos colhendo bons frutos na Educação, porque contamos com uma equipe que, além de responsável, é persistente e acredita”, exclama.
O Ideb foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice reúne em um só indicador, dois conceitos para definir a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O cálculo é feito a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos pelo Censo Escolar, e das médias de desempenhos das avaliações realizadas pelo Inep, no caso dos municípios é a Prova Brasil.
4 comentários
14 de Sep / 2016 às 08h41
Reunião convocada pelo secretário Cleriston para falar do Que? IDEB e não falar n seu candidato. Prefeito sua fala na reunião foi gravada e assuma o que vc falou ok.
14 de Sep / 2016 às 09h50
Interesse é perceber que em uma rápida pesquisa em http://ideb.inep.gov.br, pode-se verificar que a maioria dos Municípios Baianos a nota foi superior ao alcançado em Juazeiro. Outro fato que chama atenção é que o número exposto na matéria se refere ao período escolar do 4º ao 5º anos! Quanto a pesquisa tem por alvo do 5º ao 8° anos, essa nota cai para 3,9! Agora, importante mesmo é entender porque o autor da matéria não mencionou esses dados... tsc
14 de Sep / 2016 às 09h54
Mais interessante ainda é que a média Nacional, entre municípios, ficou em não menos que 5,3 no que se refere aos anos iniciais do ensino fundamental e 4,1 no anos finais do ensino médio! tsc
14 de Sep / 2016 às 18h57
uuuuuhhhhh olha só as caras...Marquinhos ta fazendo o que aí, puxa saco (era Misael Doente)....e esculhambava com Isac. ficou na vaca agora senta na primeira fila...kkkkk. .mas pode dizer adeus... dessa vez vc não fica! Sua hora vai chegar.... aguarde.