O embaixador Marcel Fortuna Biato, diplomata brasileiro nomeado para a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em Viena, na Áustria confirmou sua participação na XIª edição no Curso Internacional de Capacitação em Moscas-das-Frutas de Importância Econômica e Quarentenária – que será realizado pela Moscamed Brasil de 13 a 23 de setembro de 2016.
Entre os dias 14 e 15 de setembro, o embaixador conhecerá os programas de monitoramento e controle de Moscas-das-Frutas (PAC e PEC-MF/PE), espécie Ceratitis capitata e do mosquito Aedes aegypti, realizados em parceria com a agência. Marcel Biato já serviu junto à Organização das Nações Unidas (1999-2003), em missão temporária na Embaixada em Havana (2006), Cuba, e foi Embaixador em La Paz (2010-2013), Bolívia.
Biato possui experiência no campo do direito internacional humanitário e recebeu as seguintes condecorações: Ordens do Rio Branco (Brasil, Comendador, 1999), do Mérito Aeronáutico (Brasil, Oficial, 1998); Ordem da Palma (Suriname, Oficial, 1996) e Ordem do Mérito das Forças Armadas (Brasil, Cavaleiro, 1995).
Curso Internacional de Moscas-das-Frutas
O curso destina-se a atualização e capacitação técnica de profissionais ligados à pesquisa, monitoramento e Manejo Integrado de Pragas - MIP além da aplicação da Técnica do Inseto Estéril - TIE (Sterile Insect Technique). Públicos-alvo: fiscais agropecuários, técnicos de nível superior, extensionistas, pós-graduandos, produtores, exportadores de frutas e pesquisadores. Mais informações: http://www.moscamed.org.br/2012/noticias/248
A comissão organizadora informa que o curso é internacional e reconhecido pela Agência Internacional e conta com renomados professores do Brasil e do exterior. As aulas serão ministradas em Português e Espanhol e não haverá tradução simultânea.
Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (74) 3612-5399 (das 7 às 17 h). Acesse nosso site: www.moscamed.org.br ou siga-nos Twitter: @moscamed e curta nossa Fanpage Moscamed Brasil/Facebook.
Moscas-das-Frutas
A Moscamed foi criada para combater a mosca-das-frutas espécie Ceratitis capitata, praga que ataca frutos, e é popularmente conhecida como mosca-do-mediterrâneo. Essa espécie foi introduzida no Brasil no final do século 19. E junto com outras moscas-das-frutas causa prejuízo de 120 milhões de dólares por ano para a fruticultura brasileira e mais de dois bilhões de dólares para a fruticultura mundial.
AIEA
A Agência Internacional de Energia Atômica é uma organização internacional independente, com sede em Viena, na Áustria e conta atualmente com 168 membros. Criada em 1957, constitui o principal órgão multilateral para a segurança e a promoção dos usos pacíficos no campo nuclear, devendo apresentar relatório anual de suas atividades à Assembleia Geral das Nações Unidas.
Ascom
0 comentários