Técnicos, estudantes e professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Campus III, em Juazeiro, promoveram uma paralisação nas atividades nesta segunda-feira (5), protestando contra o que consideram um descaso por parte do governo do estado com o ensino superior. Os manifestantes se concentraram em frente ao portão do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), onde gritavam palavras de ordem e portavam cartazes e faixas contra a gestão Rui Costa.
Uma nova parada de advertência está programada para esta terça-feira (06) e se o governo do Estado não se manifestar a intenção é parar por tempo indeterminado. Ary Paiva diretor-presidente do Diretório Acadêmico do DTCS disse ao Blog que as principais demandas do Campus são: “a situação caótica do Núcleo de Prática Jurídica que pode ter que encerrar as atividades comprometendo não só o serviço social prestado à comunidade, mas o desempenho e aprendizagem dos próprios alunos; a autorização e realização de concurso público docente e técnico-administrativo para não inviabilizar a universidade e regularização do calendário acadêmico de imediato” pontuou.
O professor Jairton Fraga diretor do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais esteve prestigiando a manifestação e disse que há três anos trabalha com o mesmo orçamento. “Vou citar apenas três dos mais de vinte problemas que a gente enfrenta neste departamento: Primeiro nós temos um Curso de Engenharia de Bioprocesso e Tecnologia que não tem um laboratório; segundo nós temos um curso de Agronomia onde se aposentaram quatro professores, todos doutores, e nós não temos concurso para substituí-los; nós temos um curso de Bacharelado em Direito que precisa de um advogado para o Núcleo de Práticas Jurídicas e o governo do Estado da Bahia não autoriza a contratação que inviabiliza o curso, porque inviabiliza a formação jurídica. Então eu vejo que não há outro caminho se não mostrar a sociedade como a Universidade do Estado da Bahia está padecendo”.
Veja as demandas do D.A do DTCS:
4 comentários
05 de Sep / 2016 às 11h42
Ué? Cadê o "Pátria Educadora" kkkk
05 de Sep / 2016 às 12h13
Pessoal dessa instituição tem aversão ao trabalho/estudos. Todo ano isso... Quem sai perdendo é o contribuinte que paga toda essa palhaçada.
05 de Sep / 2016 às 18h32
Caro Ulisses, você ao menos chegou a ler a pauta com as reivindicações? Todo brasileiro é contribuinte, e por isso mesmo, temos que questionar a má gestão dos recursos públicos pelo governo. Só que nesse caso é uma "degestão" mesmo!!! que está prejudicando a qualidade da educação e também a dignidade de quem trabalha e estuda dentro da universidade. O pior de tudo são aqueles que contribuem e ainda por cima são omissos. Agora me tira uma dúvida Ulisses, você é parente de Ruy Costa?
05 de Sep / 2016 às 23h42
Vcs são um bando de irresponsáveis, principalmente os que fazem direito, privando a comunidade do direito debir e vir, arruaceiros vão estudar preguiçosos, que raiva desse povo.