O Dia do Nutricionista foi comemorado esta semana (31) e na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) a data foi lembrada com uma ação voltada aos colaboradores. Na oportunidade, a profissional Paola Sousa também deu dicas à população sobre alimentação saudável.
“Realizamos um momento diferenciado com os nossos funcionários. Tanto no almoço como no jantar, a sobremesa oferecida foi salada de frutas acompanhada de mensagens reflexivas a respeito dos benefícios de alguns alimentos para a saúde. Desse modo atingimos o nosso público interno. Para a sociedade, falaremos sobre a importância de uma boa base alimentar para um corpo saudável”, esclarece a nutricionista.
Pelo menos 4 das 10 causas de mortes mais comuns – doença cardíaca, câncer, diabetes e acidentes vasculares cerebrais – estão diretamente relacionadas à alimentação. A boa notícia é que a população está se interessando cada vez mais sobre o assunto. “No ambulatório, por exemplo, temos recebido muitos pacientes diabéticos, hipertensos, com problema de obesidade, constipação e gastrite. A maioria já vem bem informada e quer apenas tirar dúvidas. As pessoas já leem sobre o tema e sabem que a alimentação é parte do tratamento. O medicamento por si só não resolve. É preciso cultivar hábitos alimentares saudáveis e manter o corpo e mente em movimento”, afirma.
Paola deixa claro que se alimentar bem nem sempre custa caro. “Existem alimentos que são mais acessíveis, como as frutas e verduras. Na nossa região existe uma vasta oferta e o indicado é aproveitar os itens da estação”, orienta. De acordo com a nutricionista, “a batata doce pode substituir o carboidrato do arroz e do pão, podendo ser consumida no café da manhã, almoço ou jantar. O inhame e a macaxeira também são opções baratas”. Quanto às frutas, “os diabéticos devem consumir com moderação a melancia, manga e banana, pela maior concentração de açúcar. Aqueles que têm gastrite devem evitar as ácidas, como laranja e limão. Já para os hipertensos, maracujá e melão são as mais indicadas pelas propriedades calmantes. Para ganhar peso, o consumo de frutas suculentas como manga, abacate e banana deve ser mais frequente. Apesar de mais calórico, o abacate é rico em gordura boa, importante para o aumento do colesterol bom. Então, também é indicado em outras dietas. O segredo é sempre a moderação”, alerta.
Evitados mesmo devem ser os alimentos cheios de caloria vazia, que são os bolos, biscoitos, salgadinhos, chocolate, sorvete e, principalmente, o refrigerante. “Esses só fornecem sal e açúcar e devem ser consumidos uma vez ao mês, ou, no máximo, uma vez por semana. Para os diabéticos esses itens são proibidos”, ratifica. Para a tão desejada perda de peso, as dicas são: “invista nas fibras, que dão sensação de saciedade e aceleram o metabolismo. Nesse caso, é bom lembrar que a ingestão de água deve ser aumentada, senão o efeito pode ser a constipação. Chás como de gengibre, hibisco e chá verde auxiliam na queima de gordura. No mais, é procurar comer de 3 em 3 horas, consumir muita verdura crua e folhagens antes do prato principal, optar sempre por lanches leves, tomar um copo de água gelada em jejum e mais 8 copos durante o dia, dar preferência aos carboidratos integrais e às carnes brancas”.
Serviço
As nutricionistas da UPAE/IMIP de Petrolina, Paola Sousa e Uilla Soares, são as responsáveis pela alimentação dos funcionários e pacientes da clínica cirúrgica, urgência e emergência. As profissionais também atendem no ambulatório e a demanda é interna. “Buscamos oferecer uma alimentação balanceada aos funcionários e individualizada aos pacientes, de acordo com a necessidade e enfermidade. No ambulatório, os pacientes são encaminhados, através da interconsulta, pelos especialistas que detectam a necessidade de uma orientação nutricional como forma complementar ao tratamento”, explica Paola.
ASCOM
0 comentários