Na manhã do último dia 30, três dos quatro candidatos a prefeito de Juazeiro participaram de debate realizado pelo Projeto Escola Verde - PEV, da Univasf. Um dos objetivos do debate, de acordo com um dos organizadores, o professor e coordenador do PEV, Paulo Ramos, foi conhecer as ideias dos prefeituráveis acerca das temáticas ambientais e também comprometê-los em, caso sejam eleitos, propor políticas públicas voltadas ao meio ambiente e educação ambiental.
O candidato Charles Leão (PP) não compareceu ao debate e os demais responderam a perguntas sorteadas na hora em um primeiro bloco. No segundo bloco, fizeram perguntas entre si, sempre com o mesmo tempo de resposta para todos.
Ao final do debate, duas Cartas Compromissos foram lidas e assinadas pelo candidato Joseph Bandeira (Solidariedade), Márcio Feitosa (PRP) e Paulo Bonfim (PC do B). A primeira firma compromissos com o Projeto Escola Verde e a outra com o Movimento Popular de Cidadania – MPC, formado por um conjunto de organizações sociais que defendem a universalização do saneamento básico no município.
O compromisso feito com o MPC, estabelece que, caso o candidato se eleja gestor municipal, ele já está comprometido em:
- Criar uma agência reguladora de saneamento básico e das diversas fontes de água existentes no município;
- Viabilizar formas de preservação e/ou revitalização das fontes naturais de água e ampliar a captação da água de chuva no campo e na cidade;
- Contemplar todo o município, sede e interior, com todos os serviços de saneamento básico (abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem da água da chuva e coleta e destinação adequada dos resíduos sólidos);
- Elaborar e executar projetos que garantam a drenagem adequada das águas de chuva, incluindo a restauração dos riachos urbanos;
- Tornar a coleta seletiva uma política pública municipal, sem desconsiderar a necessidade de alternativas para a área rural;
Ascom/IRPAA
6 comentários
01 de Sep / 2016 às 07h28
O dia está chegando.
01 de Sep / 2016 às 08h11
Nossa estou morrendo de curiosidade para saber por que Charles Leão não compareceu a este debate. Será por que ele foi sequestrado? Ou roubaram a casa dele de novo? Ou ainda estava ocupado fazendo sua defensa sobre a acusação de tortura?
01 de Sep / 2016 às 09h43
Rapaz é uma boa ideia se o Leao apoiar Bandeira não tem pra ninguém. Aí o Bomfim pode deixar de deboche, mas já era 65. Bandeira é de fé.
01 de Sep / 2016 às 11h32
Eu estava lá. Posso afirmar que nenhum dos candidatos tem argumentos ou preparo para tratar da temática em questão. Mostraram que não compreendem quase nada de saneamento básico e pouco responderam as perguntas feitas no sorteio ou pelo projeto. É uma pena, mas tá difícil votar em Juazeiro pra prefeito.
01 de Sep / 2016 às 11h35
O candidato de Isaac só sabe listar os feitos da gestão, tudo decorado na ponta da língua e ainda é orientado a usar o mote "Eu tô a fim", ou seja, se ele não tiver "a fim" ele não vai fazer nada, ou no dia que ele não tiver "a fim", não vai trabalhar. Revejam aí equipe de marketing, mas esse "tô a fim" não pegou bem.
01 de Sep / 2016 às 12h35
Que alegria em Paulo Bonfim, feliz igual o dia que assinou o contrato na construtora da sua mansão. A população de Juazeiro já sabe disso ? .