Para marcar a Semana da Juventude em Juazeiro a Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) vem desenvolvendo desde o início da semana uma vasta programação em parceria com instituições da cidade, escolas e artistas das diversas linguagens da arte juazeirense. De acordo com a SECJU as atividades são voltadas para o público infanto-juvenil, estudantes da rede pública, com foco principalmente nas escolas das comunidades.
Aconteceram durante toda a semana oficinas de Hip Hop, Grafitte, Mímica, Cordel e Teatro, além de palestras com diversos temas, audiência sobre Juventude e Violência, apresentações culturais, saúde, ação social, torneio de Futsal e muita música. Crianças e adolescentes puderam conhecer um pouco mais sobre a cultura Hip Hop e aprender técnicas de grafitagem com os membros do Grupo Norte BA Crew. Os colégios municipais Paulo VI, Graciosa Xavier e Franca Pires também receberam oficinas de mímica, teatro e cordel.
A programação teve início no domingo (21) e se encerra nesta sexta-feira (26) na Praça da Juventude. Em mais 05 escolas da comunidade, Centro Pastoral, entre outros espaços também foram realizadas atividades. Esta é a 4ª Semana de Juventude (Lei Nº 2.901/2012), uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) e as instituições que compõem o Conselho Municipal de Juventude (COMJUV).
Ainda de acordo com a SECJU, o esporte, o teatro, a dança, linguagens de expressão artística ofereceram aos jovens juazeirenses oportunidade de participar gratuitamente das oficinas em colégios das redes estadual e municipal de ensino. Algumas escolas ainda foram selecionadas e vão receber palestras sobre gênero, diversidade sexual, saúde e mercado de trabalho.
Como acontece tradicionalmente, duas pessoas foram escolhidas para receber as homenagens e agradecimentos do COMJUV pelo trabalho e dedicação com a juventude juazeirense: Euri Mania, o rapper que canta os problemas sociais da periferia, e Aldenice Souza, educadora popular cujo trabalho é voltado para os jovens do campo.
0 comentários