Em comemoração ao Dia do Psicólogo (27 de agosto) o Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem promoveu uma série de atividades para homenagear os profissionais e também para discutir temas relacionados ao atendimento e a pesquisa na área da psicologia hospitalar.
A programação começou ontem (24), com um encontro entre os psicólogos para debaterem o tema: A Psicologia no HU-Univasf: o ontem e o hoje. Na manhã dessa quinta-feira (25) foi realizada uma mesa científica, no auditório do hospital, para tratar sobre os avanços alcançados no atendimento e na pesquisa pela residência em psicologia. Na sexta-feira a equipe promoverá uma atividade educativa e lúdica com os pacientes e familiares. Os eventos são organizados pela Unidade de Atenção Psicossocial do HU-Univasf.
Dentro de uma instituição de saúde, o psicólogo, tem o papel de promover uma melhor qualidade psíquica e comportamental dos pacientes, familiares e também da equipe multidisciplinar. “O psicólogo é o melhor tradutor das necessidades dos pacientes frente as equipes de saúde e o melhor comunicador das equipes para os pacientes, na medida em que ele entende os processos mentais e as situações de conflito. Ele traduz todas as interfaces de comunicação entre quem trata e quem é tratado. ”, afirmou o Gerente de Atenção à Saúde, Luiz Otávio Nogueira.
A chefe da Unidade de Atenção Psicossocial, Emanuela Spinola, exaltou o trabalho desenvolvido pelos psicólogos do HU-Univasf. “O hospital possui uma equipe comprometida em acolher os pacientes e seus familiares. O trabalho vem, cotidianamente, evoluindo e construindo possibilidades para tornar este hospital cada vez mais melhor e mais humanizado, para que isso tenha impactos no processo de recuperação e de tratamento de saúde da população do Vale do São Francisco”, disse.
Ascom HU-Univasf
0 comentários