O artista plástico Antonio Carlos Coelho de Assis (Coelhão), apresentará ao público nesta sexta-feira, 19, mais um belíssimo trabalho. A obra, "Chama Navegante", premiada pelo Ministério da Cultura e pela Funarte, dentro do projeto Prêmio Arte Monumento Brasil 2016 apresentado em fevereiro deste ano. O objetivo é criar um legado de monumentos permanentes em locais públicos de grande circulação e visitação, nas cidades por onde passou a tocha olímpica. Dos mais de 300 trabalhos apresentados, apenas 22 projetos foram contemplados.
"Esse momento retrata exatamente o momento positivo que vive Juazeiro. Enquanto ente público ficamos muito felizes em ter participado de todas as fases deste processo, acolhendo e atestando a qualidade do trabalho do nosso artista plástico Coelhão. Temos um imenso prazer de presentear o município com essa obra. É a arte, a qualidade do trabalho e a idéia do artista em fazer essa junção entre a chama olímpica em passagem pela nossa região, em uma escultura que retrata os elementos culturais, fortes e marcantes da nossa região", expôs o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Carlos Neiva, durante participação na tarde desta quinta-feira (18), na Transrio FM.
Coelhão explica que o trabalho foi executado em fibra de vidro e metal. O local escolhido para permanência da obra tem como proposta de dialogar com o vapor Saldanha Marinho, monumento de navegação à margem do rio São Francisco, no antigo porto de Juazeiro. A obra do artista sintetizando as figuras da carranca, vela e barco, constitutivas na memória local, as quais, reunidas, formam uma imagem dinâmica da tocha olímpica.
"A obra é uma síntese desses símbolos numa só figura. Quando a pessoa for olhar vai interagir, porque a obra de arte tem o propósito do artista, suas referências, mas quem estabelece o significado, além do criador é o próprio observador", ressalta Coelhão informando ainda que a obra está sendo doada ao município com recursos do ministério da cultura.
A apresentação da obra ao público está agendada para as 19h, desta sexta-feira no espaço do Vaporzinho na Orla II de Juazeiro. O local ainda conta com a presença ilustre da estátua de João Gilberto e o público poderá prestigiar esse momento primoroso para a cidade com a participação da banda de pop rock Estado Central e dos músicos Mauricio Dias e Paulo Cesar Andrade .
7 comentários
18 de Aug / 2016 às 19h58
MAINHA, Ledo Ivo quer falar com você! Sai dai, MAINHA!!
18 de Aug / 2016 às 23h50
Ridículo esse Pré, ôpa, o vaqueiro refugou, agora novamente, mais uma vez, secretário de desenvolvimento... kkkkkkk é muita piada, a empresa dele de mal a pior e esse frustrado senhor cantando de Galo, ôpa, de pinto!!! Fora PCdoB...
19 de Aug / 2016 às 12h31
Os comentários acima são muito propositivos. Ironias a parte, vamos deixar de choradeira e dor de cotovelo. Parabéns Juazeiro, entre as 22 cidades que carregarão para sempre o legado deste importante momento histórico do país. Nossos artistas são de projeção nacional.
19 de Aug / 2016 às 17h33
Este secretário merece meu respeito, acompanhei o trabalho dele esses dois ultimos mandatos e ele realmente é dedicado e faz as coisas acontecerem . Parabéns Carlos Neiva juazeiro seria outra se tivesse mais gestores publicos como você.
19 de Aug / 2016 às 17h56
Carlos Neiva, todas as pessoas que conheço lamentam até hoje o fato de issac não ter escolhido você como candidato, todos reconhecem que ele até fez muita coisa, mas isso não da o direito a ele de escolher quem ele quiser para ser prefeito de uma cidade como Juazeiro não basta ser amigo intimo do atual prefeito. muitos dizem que não vão votar no candidato dele pois porque ele agiu como os politicos antigos , como um verdadeiro coronel.
19 de Aug / 2016 às 18h04
ME IMPRESSIONA A CAPACIDADE DE CONCRETIZAR AS COISAS , DE REALIZAR, DE AGIR DESSSE SECRETÁRIO NEIVA . JUAZEIRO É UMA CIDADE SEM SORTE MESMO ,PENSAR QUE SE NÃO FOSSE PELA DECISÃO ABSURDA DE ISAAC CARVALHO DE ESCOLHER UM BONECO QUE ELE POSSA MANIPULAR E TER O TERCEIRO MANDATO, NEIVA SERIA COM CERTEZA NOSSO PREFEITO . AI SIM JUAZEIRO DESENVOLVIA DE VEZ BASTA VER O QUE ELE FEZ COMO SECRETÁRIO IMAGINEM COMO PREFEITO.
19 de Aug / 2016 às 18h12
Parabéns Coelhão, Parabéns Neiva. A Coelhão pela arte e capacidae de cria coisas tão inovadoras ligadas a nossa cultura e a Neiva por tudo que fez por juazeiro trabalhando na prefeitura em diversos setores da nossa cidade, Neiva juazeiro inteira recolhece seu trabalho e seu valor. PARABÉNS AO ARTISTA E AO GESTOR .