Roberto Malvezzi (Gogó)
Um Ministro do Supremo Tribunal Federal mandou um aviso para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): "preparem-se para dias difíceis". O que será que ele sabe exatamente? Será que é para preparar o povo Brasileiro para o pior?
Mas, consumado esse golpe, o que pode vir de pior? A maioria das propostas já conhecemos: desmonte do SUS em favor da medicina privada; modificações draconianas para o povo na previdência social em favor da previdência privada; modificações dos tempos da revolução industrial na legislação trabalhista em favor do capital privado; entrega do Pré-Sal; desmonte da educação pública – inclusive universidades – em favor da educação privada; entrega das terras públicas aos estrangeiros; repressão dos movimentos sociais; supressão de verbas para pesquisas científicas; crescimento da intolerância fascista; assim ao infinito.
As políticas sociais ficarão apenas como marketing, não mais com a proposta da inclusão social. Fim dos 15 anos do desenvolvimento da política de Convivência com o Semiárido.
O pior para o povo brasileiro será essa falta de perspectiva, de futuro. O Brasil volta a ser de poucos e com políticas para poucos. Verdade, com apoio de Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Cristovam Buarque, Marta Suplicy e outros que jurávamos democratas.
Com Dilma era difícil, pelas ambiguidades, pelo autoritarismo, pelo obreirismo e crescimentismo, mas havia contradições e, por elas, avançamos em alguma inclusão social, sobretudo aqui no Semiárido. Mas, agora o poder dominante tende a ser monolítico. As contradições internas do bloco que chega ao poder jamais porão em risco o projeto do Brasil farto para as oligarquias tradicionais que dominam esse país, embora tornem o Brasil menor para seu povo e perante as nações do mundo.
Há horizontes? Por hora nenhum, a não ser uma tormenta formada por nuvens escuras e carregadas. Mas, como dizia o grande místico João da Cruz em sua noite escura: "é por não saber por onde vou – e nem como - que eu vou". Nós vamos.
16 comentários
11 de Aug / 2016 às 23h08
GERALDO JOSÉ, GRANDE AMIGO, ESPERAVA UM ARTIGO DO POLÊMICO PROFESSOR OTONIEL GONDIM, HOJE. VEM DEPOIS? MAS, ESSE ARTIGO FOI FELICÍSSIMO. PARABÉNS, ROBERTO GOGÓ! QUE VENHA GONDIM, DEPOIS. O BLOG É DEMAIS, GERALDO JOSÉ.
12 de Aug / 2016 às 00h58
Pergunta a ser feita ao assessor da CPT: no final, ele diz: "Nós Vamos". Pergunto: Como? Outra questão é a visão ambígua do assessor da CPT. Ele critica a turma do golpe e ao mesmo tempo tem fortes ressalvas sobre o governo da Dilma. No fundo, a esquerda radical não soube lidar com os governos do PT (Lula e Dilma). Apenas apontar um horizonte para ser realizado na história humana não basta. A esquerda radical precisa revisar seus métodos de trabalho com os oprimidos.
12 de Aug / 2016 às 01h07
Pois é! E quem deixou o país desse jeito, meu caro comunista bolivariano religioso? Quem botou Temer lá? Eu só votei no PT uma vez, e depois nunca mais. E estava certa, pois o assistencialismo, a corrupção, e o descaso com o trabalhador verdadeiro, que trabalha e paga impostos, reinaram nesses últimos 13 anos, onde o empreguismo, os conchavos, financiamento de todo tipo de falcatrua, Blogs, Paulo Henrique Amorim e principalmente a corrupção deixaram o Brasil como está. Pior não fica.
12 de Aug / 2016 às 03h59
Me digas com quem tú andas, que direi quem tú és. O PT e PMDB se comungaram. Todos cidadãos já sabiam os conchaves de corrupção que veio à tona. Agora vem chorar sobre leite derramado. O PMDB é isso aí que tú disse e aliados de Lula e Dilma. Mas podes crer vai dar tudo em Pizza. Se pergunte por que em curaçá, Casa Nova, sobradinho (?), Dentre outras cidades estao se unindo na mesma barca, assim como o foi com o PT PMDB dentre outros partidos pequenos que o PT relegou. Só dava PMDB na sua legendA
12 de Aug / 2016 às 06h16
Puxa saco do PT
12 de Aug / 2016 às 06h25
É simples amigo, o ídolo, com os pés de barro, de vcs vai para a cadeia!!! #lulapreso
12 de Aug / 2016 às 07h25
Roberto é mesmo um militante socialista de respeito. Tem feito artigos memoráveis sobre a defesa da democracia e dos direitos do trabalhador. Parabéns. Agora,para atanazar a direita de vez, espero o artigo hoje do professor Otoniel Gondim. Fala-se em artigo moderno, inovador sempre. Geraldo José, deveria pô-lo logo. O conservadorismo que pire! Dá-lhe Gondim! Melhor pro leitor que adora Geraldo, Otoniel e o Blog!
12 de Aug / 2016 às 07h25
Roberto é mesmo um militante socialista de respeito. Tem feito artigos memoráveis sobre a defesa da democracia e dos direitos do trabalhador. Parabéns. Agora,para atanazar a direita de vez, espero o artigo hoje do professor Otoniel Gondim. Fala-se em artigo moderno, inovador sempre. Geraldo José, deveria pô-lo logo. O conservadorismo que pire! Dá-lhe Gondim! Melhor pro leitor que adora Geraldo, Otoniel e o Blog!
12 de Aug / 2016 às 08h19
É verdade Cleber , O PT e o PMDB se Comungarão mesmo. Igual a Izaac e Roberto Carlos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
12 de Aug / 2016 às 08h43
Foram vocês que colocaram o MIchel la........... , agora chorem!!!!!!!!!!!!!!!
12 de Aug / 2016 às 08h43
Marcio Jandir foi corajoso. Deixou essa banda à muito tempo. Leão vem aí.
12 de Aug / 2016 às 09h59
INFELIZMENTE O SONHO ACABOU...EM UM MÊS O TEMEROSO, APAGOU DEZ ANOS DE GOVERNO.INAGINEM! EM DOIS ANOS.......NÃO VAI SOBRAR NEM PEDRAS,.....
12 de Aug / 2016 às 10h15
PT é tão corrupto qt o PMDB. O engraçado é q esses petralhas q tão falando mal do PMDB no comando do governo federal, são os meus q estavam ROUBANDO juntinhos durante 13 anos. Petista não me engana, são ladrões do povo brasileiro. Basta de petralhas.
12 de Aug / 2016 às 12h30
CHEGA DE MI MI MI , DESTES ESQUERDEOPATAS ..., ARRASAM O PAÍS AGORA VEM COM ESSA COVERÇA MOLE. VAI TRABALHAR BANDOS DE ...
12 de Aug / 2016 às 22h41
Respeito o Gogó e sua preocupação com as demandas e direitos das classes menos favorecidas,especialmente da região do Semi-árido nordestino,no entando a sua defesa do governo anterior soa anacrônica,pois apesar dos avanços sociais,perdeu o rumo e com um modelo de gestão falida.A democracia brasileira já está madura e em condições de rediscutir e debater a situação atual e buscar o melhor caminho para colocar o Pais no rumo certo,mesmo sem a tutela do PT,partido em crise e descaracterizado.
14 de Aug / 2016 às 10h13
Fico extremamente angustiada, principalmente, por saber que a grande massa (que é a nossa esperança) ainda não tenha noção, da dimensão catastrófica, dos nossos dias. Precisamos nos mobilizar e não desistir, lutar para garantir nossos direitos, se não seremos engolidos literalmente.