UPAE/IMIP de Petrolina ressalta a importância da visão global para saúde do organismo

“Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém, a falta de enfermidades não significa saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como a qualidade de vida e aspectos mentais e físicos”. Com base nesse conceito propagado pelo Governo Federal, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) ressalta a importância da medicina preventiva, da avaliação multiprofissional e da terapia holística para o equilíbrio do organismo. 

“Antigamente, analisava-se apenas a doença pontual do paciente. Hoje, o conceito de saúde é muito mais abrangente e compreende o bem-estar físico, mental e social. Diante desse avanço, as instituições que trabalham com saúde devem promover a percepção global do indivíduo. Na UPAE, por exemplo, dispomos de uma equipe multiprofissional composta por 17 especialidades médicas e 8 não médicas, além de um suporte de exames diagnósticos que oferecem ao paciente a possibilidade de avaliação e terapia singulares”, ressalta a coordenadora de enfermagem, Grazziela Franklin.

Para a cardiologista Marília Cavalvanti, a população deve assimilar o conceito da prevenção e procurar o médico antes que a doença se instale. “Na UPAE temos praticamente todas as especialidades médicas. Por isso, o conselho é que as pessoas procurem com mais frequência o posto de saúde para ações preventivas e busquem um especialista ao primeiro sinal de algum problema. Comemoramos o Dia Nacional da Saúde no último dia 05 e, em alusão a data, consideramos importante levar essas informações à população”, ressalta a profissional.

O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter. O equilíbrio é adquirido através de uma combinação de vários fatores, como uma boa alimentação à base de frutas, verduras, carboidratos, proteínas, pouca gordura e muita água; um bom descanso; alguma atividade física; cuidados com a higiene pessoal e momentos de lazer.

O pescador Francisco Miranda sabe bem a diferença que esses cuidados podem fazer. Ele passou na sexta-feira (05) pela cardiologista Dr. Marília e ressaltou que procura fazer todos os exames solicitados e um acompanhamento periódico no posto de saúde. Quando necessário, ele procura a atenção especializada. “É preciso estar sempre atento e se cuidando. A UPAE possui muitos profissionais e um ótimo atendimento. Aqui consegui fechar o meu diagnóstico. Mas, estou sabendo que esse é só o primeiro passo. Os cuidados agora continuam em casa”, disse consciente.

Ascom UPAE/IMIP