O XIV Parlamento Nacional de Escritores da Colômbia e o II Parlamento Jovem acontecem de 24 a 27 de agosto de 2016, em Cartagena das Índias, organizados pela Associação de Escritores da Costa. A Bahia terá o poeta jequieense Valdeck Almeida de Jesus representando o Projeto Fala Escritor e a União Baiana de Escritores – UBESC. O jornalista fará lançamento internacional e leituras de seu livro "Ruta 66: Amores y Dolores de un poeta" (Editora Galinha Pulando, 2011), ilustrado por Daiane dos Santos, traduzido pela venezuelana Gladys Mendía e prefaciado pelo poeta angolano Walter "S", que apontou nos textos da obra questões sociais, perplexidades da vida, sonhos e realidades cruas de amores, dores e sofrimentos. "Ruta 66" faz alusão ao ano de nascimento do poeta e à Rodovia 66 americana que tem importância histórica, turística e cultural. Amores e dores do poeta são retratadas em poemas e ilustrações, retratando uma verdadeira viagem ao mundo romântico e íntimo de Valdeck Almeida.
Os dois encontros de escritores contam com vasta programação que inclui lançamentos de livros, recitais poéticos, leituras de trabalhos literários, bate papos, debates, além de almoços regados a muita alegria, poesia e literatura. Escritores de 16 países vão render homenagens a Jack London (Estados Unidos), Rubén Darío (Nicarágua) e Alfonso Bonilla Naary (Colômbia), no centenário da morte dos dois primeiros e no centenário de nascimento do último. Como em anos anteriores, o Parlamento continua com sua política de reconhecer o importante e significativo aporte de escritores e escritoras do continente e do país para as letras universais. O Parlamento Internacional de Escritores de Cartagena, ainda, exaltará a obra dos escritores colombianos José Ramón Mercado Romero (Ovejas, 1937), Ramón Illán Bacca Linares (Santa Marta, 1938) e Guiomar Cuesta Escobar (Medellín, 1950).
Valdeck Almeida de Jesus é ativista cultural, poeta, jornalista, editor, membro do Conselho Diretivo do Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca - PMLLB de Salvador-BA, Membro-Fundador do Projeto Fala Escritor e da União Baiana de Escritores - UBESC, participa das academias de letras de Jequié-BA, Teófilo Otoni-MG dentre outras, frequenta os saraus de poesia em Salvador: Sarau da Onça, Sarau do Cabrito, Sarau do Gheto, Sarau da Paz, Sarau das Ruas, Sarau do Gato Preto, Sarau da Praça, Sarau da Juventude Ativista de Cajazeiras - JACA, dentre outros. Site www.galinhapulando.com
Homenageados:
RUBÉN DARÍO, poeta nicaraguense, cujo verdadeiro nome era Félix Rubén García Sarmiento, nasceu em Matagalpa, hoje Ciudad Darío, em 18 de janeiro de 1867 e morreu em León em 6 de fevereiro de 1916.
É o representante máximo do Modernismo Literário em língua espanhola e é talvez o poeta que mais tenha influenciado na poesia do século XX no mundo hispânico. Chamado o Príncipe das Letras Castelhanas. Influenciou notavelmente outros poetas como Juan Ramón Jiménez, Antonio Machado y Leopoldo Lugones. É autor de Abrojos. Rimas, Canto Errante, Azul, Lira póstuma.
JACK LONDON - nasceu em 12 de janeiro de 1876 em San Francisco e morreu em 22 de novembro de 1916 em Glen Ellen. Seu verdadeiro nome era John Griffith Chaney. É autor de mais de cem obras, entre elas Colmillo Blanco, La llamada de la Selva, Martín Edén e Lobo de mar, entre outras. Foi militante do partido Socialista Norteamericano. Sua morte, ainda um século depois cria controvérsias, pois para alguns, morreu de uremia, outros dizem que se suicidou, como o personagem de sua novela Martín Edén.
ALFONSO BONILLA NAAR - nasceu em 29 de outubro de 1916 em Cartagena de Indias e morreu em Bogotá, em 28 de dezembro de 1978. Médico, investigador, escritor e humanista. Como médico se destacou principalmente por seus estudos sobre gastroenterologia e investigações sobre o câncer. Foi um dos fundadores do Colegio de Cirujanos de Colombia e da Sociedad Colombiana de Higiene Pública.
Preparou uma Antologia de poesia colombiana junto com Oscar Echeverry Mejía. Presidiu por dois anos a Academia Hispanoamericana de Letras. Entre seus livros publicados estão: Cuentos Impresionantes, obteve menção honrosa no Concurso Nacional del Cuento de 1958; a novela Viaje sin Pasajero, obteve menção no Prêmio ESSO, e La pezuña del diablo, conjunto de relatos marcados na época da Inquisição, com que obteve o Prêmio Hispanoamericano na celebração do cinquentenário dos jogos florais de Quezaltenango, na Guatemala. Para as crianças escreveu o conto de natal Lucero.
JOSE RAMÓN MERCADO ROMERO, natural de Ovejas, onde nasceu em 19 de março de 1937. Docente, reitor do INEM de Cartagena por mais de três décadas. É autor dos livros El Cielo que me tienes prometido, Agua del tiempo muerto, Agua de alondra, Los días de la ciudad, Agua Erótica e La Casa entre los árboles.
RAMÓN ILLÁN BACCA LINARES - nasceu em Santa Marta em 21 de janeiro de 1938. Advogado, docente e escritor. É autor das novelas Débora Kruel / Maracas en la Ópera / Disfrázate como quieras/ La mujer del defenestrado / y La mujer barbuda. E entre seus contos estão Mariguana para Goering / Tres son tentación / Señora tentación / e El espía inglés.
GUIOMAR CUESTA ESCOBAR, poeta, editora, Licenciada em Ciências da Comunicação na Universidad Javeriana (1977). Nasceu em Medellín em 1950. Membro correspondente da Academia da Língua colombiana. Autora de várias obras de literatura, entre elas “Mujer América” (1978), “Cábala: círculo madre Tierra” (1989), “Bosque de metáforas” (1991), “Amantes de la lluvia” (1996), entre outras. Em colaboração com Alfredo O campo Zamorano “Concierto de amor a dos voces” (1995).
O Parlamento Nacional de Escritores da Colômbia - atualmente tem delegados em 18 estados e doze países, e é o evento acadêmico e literário de maior qualidade, maior atração entre os intelectuais do país e que realiza a maior projeção de Cartagena para o mundo. Declarado como de “Interesse Cultural” pelo Conselho de Cultura do Distrito de Cartagena, é cofinanciado pelo Instituto de Patrimônio e Cultura de Cartagena, Ministério da Cultura, Câmara de Comércio de Montería, Corporação Universitária (CECAR), Clube União de Cartagena, Almacén La Finca de Magangue e apoio da Universidade de Cartagena, Universidade Jorge Tadeo Lozano, Collage Editores, Universidade UNICOLOMBO, Instituição Universitária de Artes e Ciências de Bolívar (UNIBAC), Instituição Tecnológica “Colégio Mayor de Bolívar”, Casa Museo “Rafael Nuñez”, Casa de Cultura de Cartagena e Restaurante Las Indias.
0 comentários