A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, por meio da 6ª superintendência regional e em parceria com a Embrapa e os Perímetros Irrigados, promoveu um Debate sobre Culturas Exploradas nos Perímetros Públicos de Irrigação, na semana passada. O objetivo foi proporcionar aos técnicos agrícolas e produtores rurais dos Perímetros Irrigados oportunidades para adquirirem novos conhecimentos relativos às suas atividades de modo a superar as deficiências que limitam o alcance de melhor produtividade e produção na agricultura.
No evento, que foi realizado no Distrito de Maniçoba, e organizado por analistas da Unidade de Apoio à Produção da Gerência de Irrigação da Codevasf Juazeiro (BA), diversos temas foram abordados como: culturas da mangueira, coqueiro, bananeira, maracujazeiro, entre outros. O chefe da 6ª GRI/UAP, Dante Conceição, destaca a importância de encontros como este. "A intenção da empresa é oferecer uma troca de experiências entre os profissionais do Governo Federal e os técnicos agrícolas tornando-os agentes de desenvolvimento rural e assim, facilitando o dia-a-dia do homem do campo".
O gerente executivo do Distrito de Irrigação de Maniçoba (DIM), Valter Matias de Alencar, esclareceu que, Maniçoba tem cultura forte e com a mudança do sistema de irrigação, haverá melhoria na eficiência de distribuição da água e no modelo de gestão, alavancando mais a fruticultura e gerando desenvolvimento socioeconômico. E, para isso tudo ter sucesso a capacitação técnica se faz necessária.
Projetos Públicos de Irrigação - A Codevasf é responsável pela administração de 25 perímetros de irrigação localizados nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Em grande parte dos perímetros de irrigação localizados na região norte da Bahia, a Codevasf delega a organizações de produtores (conhecidas como Distritos de Irrigação) a responsabilidade pela administração, operação e manutenção. Em alguns casos algumas despesas são custeadas pela arrecadação de tarifas de fornecimento de água para cada lote agrícola.
Ascom Codevasf Fotos Divulgação
0 comentários