É lastimável uma cidade com 138 anos de emancipação política e duzentos e vinte mil habitantes, tendo várias universidades, ainda não se vê uma livraria de grande porte onde se possa encontrar não somente livros didáticos, como também científicos, literários, crônicas e os clássicos.
O livro é o colírio dos olhos da alma; nele se pode apalpar, segurar, pegar e, volvendo-se suas páginas, a mente tem mais tempo para assimilar o contexto, conteúdo, extraindo-se conhecimentos transmitidos chamados de cultura, aprendizagem, etc. Difere, notadamente, da leitura eletrônica – dilúvio de celulares, whatsapp, etc, que simplesmente dá informação, enquanto o livro oferece formação. É preciso que o tenha sempre à mão repleta e o leia por hábito, interpretando-o sem preguiça, procurando assim entendê-lo e, sendo um romance, cientifique-se que a obra literária para conhecê-la, deve-se ter no juízo que ela contém início, meio e fim. Não se obedecendo a esse rito o leitor jamais poderá compreendê-la, sendo, então, pseuda leitura.
Ao escrever um livro o escritor demonstra que não deseja encerrar no peito o seu bem, sim, procura transmiti-lo sem vaidade e egocentrismo, comunicando-se e cooperando com o cosmo cultural, dentro de uma civilização, cujo objetivo é a interação social, de modo que a sociedade na medida do possível alcance a ciência do saber, o qual alimenta a alma.
Ao poder público não é permitido eximir-se, esquivar-se da obrigação de estimular a cultura, deixando-a como coisa efêmera, desprezível, objeto vergonhoso, sem valor. O incentivo cultural convém ser provido desde a alfabetização para que no porvir não haja um povo com ojeriza a livros, permanecendo obtuso na esteira dos conhecimentos.
Ler é o paraíso do saber; saber ler é uma virtude. O indivíduo se instrui, aprende a conversar, falar e escrever de modo a não causar lesão ao vernáculo da pátria, não ficando desse modo, “amordaçado,” arredio e mudo diante de diálogos, envergonhado, não abrindo a boca por falta de uma leitura, por mais simples que seja, preferindo dessa maneira a obscuridade cultural, com coisas vis – sem a menor importância -, a ter a consciência em dirigir-se a uma livraria ou biblioteca pública à busca de um livro de gênero literário ou científico, para a fulgente e exercício da sua faculdade intelectiva, saindo da esfera tosca da ignorância e da frustração social.
As composições literárias ou científicas são obras que saem do cérebro, imaginação do mundo cognitivo do escritor. O qual tem a responsabilidade por sua divulgação, de modo que seja útil ao universo da sabedoria, não infringindo assim os princípios éticos, sociais e morais.
Edição de livros é dispendiosa, havendo custos altos para àqueles que se dedicam a escrever obras literárias ou científicas, principalmente os que não procuram patrocínio de modo algum, quer seja do comércio ou do poder público. O amigo – livro – doravante passa para as livrarias, onde ficará exposto a quem dele se propuser em adquiri-lo, caso não seja inimigo do saber e dos conhecimentos. Leia, pelo menos o que marca na folhinha! Leia para não ser um acabrunhado quando em rodadas de conversa. O bom alvitre é que se dê trela aos livros, não deles se afastando tal qual a rapidez de raios cegantes!
Geraldo Dias de Andrade é Cel. PM\RR – Cronista – Bel. em Direito – Membro da ABI\Seccional Norte – Escritor – Membro da Academia Juazeirense de Letras.
8 comentários
27 de Jul / 2016 às 05h27
Parabens Coronel Geraldo Dias ! Se todos pais soubessem e dessem valor à Leitura,transformando seus filhos em 'Traças Falantes',ou devoradores de Livros,certamente teriamos uma sociedade muinto melhor,mais sapiente e menos dependente !...
27 de Jul / 2016 às 08h20
Lula é o cara chato que cobrava propina da UTC? Não. Esse era o Aécio. Lula recebia 1/3 da propina de Furnas? Não. Esse é o Aécio também. O helicóptero com 450 kg de cocaína era do amigo do Lula? Não. Era do amigo do Aécio. Lula comandava o estado que roubou 1 bilhão do metrô e da CPTM? Não. Esses são o Serra e o Alckmin. Lula tá envolvido no roubo de 2 bilhões da merenda? Não. É o Alckmin também. Lula pegou emprestado o jatinho do Youssef? Não. Esse era o Álvaro Dias. Lula foi o cara que montou o esquema Petrobras com Cerveró, Paulo Roberto Costa e Delcídio? Não. Esse era o FHC. Lula nomeou o genro diretor da Petrobras? Não. Foi o FHC também. Lula é o compadre do banqueiro André Esteves? Não. Esse era o Aécio, de novo. Lula é meio-primo de Gregório Marin Preciado, aquele que levou US$15 milhões na venda de Pasadena? Não. Esse é o Serra (aquele que a Lava a Jato apresenta com tarja preta pra imprensa). Lula foi descoberto com uma dezena de contas no exterior, ameaçou testemunhas, prejudicou alguma investigação? Não. Esse é o Cunha, aliado da oposição. Lula ameaçou empresários, exigiu 5 milhões de dólares, só de um deles? Não. Esse também é o Cunha, o homem do impeachment da oposição. O filho do Lula aparece na revista de milionários Forbes? Não. É a filha do Serra... O Filho de Lula é o dono da Friboi? Não. A Friboi é dos amigos do PMDB. o Filho de Lula é o dono da OI? Não. Os donos da Oi são a família PSDBista dos Jeressaiti. Isso é para quem acha que Moro e turma querem combater a corrupção!! Por Malu Alves e Ricardo Pavão.
27 de Jul / 2016 às 08h53
Escriba de talento, cultura ambulante, versatilidade e humanismo a serviço do povo.
27 de Jul / 2016 às 09h04
Isso mesmo!!!!! Os pais estão preocupados é com o modelo do carro e do celular ...........
27 de Jul / 2016 às 09h21
DO GOVERNO DESASTROSO DO MICHEL TEMER ELE NÃO FALA NADA?????OU SEJA É PARCIL E DEFENDE UM LADO!!MAIS UM ARTIGO ENFADONHO!!
27 de Jul / 2016 às 09h21
DO GOVERNO DESASTROSO DO MICHEL TEMER ELE NÃO FALA NADA?????OU SEJA É PARCIL E DEFENDE UM LADO!!MAIS UM ARTIGO ENFADONHO!!
27 de Jul / 2016 às 11h18
GOVERNO DESASTROSO DE MICHEL TEMER...REALMENTE,É VERDADE,CONTUDO,DESASTROSO PARA O PT,PARA OS LADRÕES PETISTAS QUE ROUBARAM A PETROBRAS,OS FUNDOS DE PENSÃO,O BNDS,OS APOSENTADOS E PARA OS MAMÕES DE TETA...MICHEL ESTA DANDO LIÇÕES PARA A DILMA DE COMO SE GOVERNA UM PAIS COM RESPONSABILIDADE PARA OS BRASILEIROS E NÃO PARA OS CUBANOS,VENEZUELANOS E BOLIVIANOS,COISA QUE DILMA NÃO TEM A MINIMA IDEIA DO QUE SEJA,CONSERTANDO AS CAGADAS QUE ELA FEZ COM O NOSSO BRASIL...LUGAR DA DILMA É EM CUBA E DE LULA NA PAPUDA !...
28 de Jul / 2016 às 14h44
Texto bem escrito....... fala do hábito de ler e não de modelo de governar.... Petistas inconformados !!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkk