Na noite da última quarta-feira (14/07) foi lançado no auditório da Biblioteca da UNIVASF (centro) o Comitê de Saúde da Frente Brasil Popular de Petrolina. O intuito do comitê é realizar atividades relacionadas à luta contra o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e à defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), ameaçado por medidas propostas pelo atual governo interino.
O lançamento do comitê contou com uma mesa redonda em que foi debatida a conjuntura política atual do país e seus reflexos no setor saúde. Alisson Sampaio, integrante da Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares e um dos componentes da mesa, se mostrou preocupado com o crescimento da cobertura de planos de saúde no país. "Nos últimos 13 anos, saltamos de uma cobertura de 12,5% da população brasileira usuária de planos de saúde para 27% da população. Para piorar, o atual Ministro interino da Saúde, Ricardo Barros, já se pronunciou favorável a esse aumento, considerando que o SUS deve diminuir de tamanho e planos de saúde de baixo custo devem ser estimulados. Isso é um absurdo, pois o que vemos são milhões de pessoas no país com planos de saúde que possuem péssima cobertura e que sempre os deixa na mão. O ideal seria investir mais recursos no SUS e consolidá-lo plenamente" destaca o militante.
A integrante da Frente Brasil Popular, Cristina Costa, também componente da mesa, destacou os riscos à democracia e às conquistas sociais dos governos Lula e Dilma causados pela deposição da presidenta. "Precisamos entender que o golpe não é só contra o PT, mas contra os avanços sociais que beneficiaram e promoveram uma vida mais digna a milhões de brasileiros. O que este governo golpista quer fazer é acabar com direitos trabalhistas mexendo na previdência e na CLT para pagar a conta aos grandes empresários que financiaram o golpe. Além disso, o resultado das urnas deve ser respeitado, pois não se pode jogar 54 milhões de votos na lata do lixo", explica a militante em referência à vitória de Dilma nas últimas eleições.
Compõe o Comitê uma série de movimentos e entidades, a exemplo da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, o Fórum Acadêmico de Saúde da Univasf e o DCE da Univasf.
Por Aristóteles Cardona Júnior Médico de Família e Comunidade - Petrolina/PE Professor da Universi
5 comentários
16 de Jul / 2016 às 22h35
O seu PT embolsou o dinheiro da saúde, e agora vocês querem fazer encontrinhos pra defender os corruPTos. Me poupem. Vão trabalhar que é melhor. Acabou a mamata. Há treze anos que o SUS não funciona. Abram os o.hos e os ouvidos.
16 de Jul / 2016 às 22h37
Vendam o sítio de Lula e outros bens dele, que dá para sustentar a saúde no país.
16 de Jul / 2016 às 22h44
Ué? Cadê os médicos Cubanos? Os mesmo que trabalhavam pra botar dinheiro na conta do PT em Cuba?
17 de Jul / 2016 às 08h37
Lula é o cara chato que cobrava propina da UTC? Não. Esse era o Aécio. Lula recebia 1/3 da propina de Furnas? Não. Esse é o Aécio também. O helicóptero com 450 kg de cocaína era do amigo do Lula? Não. Era do amigo do Aécio. Lula comandava o estado que roubou 1 bilhão do metrô e da CPTM? Não. Esses são o Serra e o Alckmin. Lula tá envolvido no roubo de 2 bilhões da merenda? Não. É o Alckmin também. Lula pegou emprestado o jatinho do Youssef? Não. Esse era o Álvaro Dias. Lula foi o cara que montou o esquema Petrobras com Cerveró, Paulo Roberto Costa e Delcídio? Não. Esse era o FHC. Lula nomeou o genro diretor da Petrobras? Não. Foi o FHC também. Lula é o compadre do banqueiro André Esteves? Não. Esse era o Aécio, de novo. Lula é meio-primo de Gregório Marin Preciado, aquele que levou US$15 milhões na venda de Pasadena? Não. Esse é o Serra (aquele que a Lava a Jato apresenta com tarja preta pra imprensa). Lula foi descoberto com uma dezena de contas no exterior, ameaçou testemunhas, prejudicou alguma investigação? Não. Esse é o Cunha, aliado da oposição. Lula ameaçou empresários, exigiu 5 milhões de dólares, só de um deles? Não. Esse também é o Cunha, o homem do impeachment da oposição. O filho do Lula aparece na revista de milionários Forbes? Não. É a filha do Serra... O Filho de Lula é o dono da Friboi? Não. A Friboi é dos amigos do PMDB. o Filho de Lula é o dono da OI? Não. Os donos da Oi são a família PSDBista dos Jeressaiti. Isso é para quem acha que Moro e turma querem combater a corrupção!! Por Malu Alves e Ricardo Pavão.
17 de Jul / 2016 às 08h42
Prisão Urgente para Cunha e Mixel Temeroso. A Suíça ta cheia de dinheiro dos Golpistas. Cortaram a ajuda dos Blog e da Globo nao.