O município de Sento-Sé (BA), comemora nesta quarta-feira (06), 184 anos de emancipação política. Localizado no Norte da Bahia, às margens do lago de Sobradinho, na região do São Francisco, a cidade é cercada de um lado pelo Velho Chico e do outro por serras. Possui a terceira maior extensão territorial do estado, com 12.871 km2, e uma população estimada em 41.464 habitantes (IBGE).
Nos primórdios, a cidade foi um aldeamento indígena da tribo Centoce, da qual originou o nome Sento-Sé. A emancipação foi em 06 de julho de 1832, por decreto imperial. A primeira sede municipal inundou em 1976, por causa da construção da Barragem de Sobradinho. A nova Sento-Sé foi erguida a 80 km de distância, e aos poucos foi sendo habitada pelos moradores da antiga sede, que submergiu às águas. A economia do município baseia-se na agricultura irrigada, agropecuária e o comércio, tendo ainda como potencial a extração de minérios.
Nas comemorações de mais um ano de emancipação política, o município faz um breve retrospecto das conquistas desta gestão na área de infraestrutura urbana como as obras de pavimentação asfáltica do centro comercial e das ruas, construção de ginásios de esportes, praças, unidades de saúde, escolas, duplicação e urbanização da entrada da cidade.
Ascom Prefeitura de Sento-Sé
4 comentários
06 de Jul / 2016 às 08h55
Em homenagem ao melhor homem da terra , Ednaldo Barros; os vereadores poderiam mudar o nome da cidade para BARROS ?
06 de Jul / 2016 às 10h09
É muito bonito ver a imprensa homenagear a minha SENTO-SÉ pela sua nova idade, mas, não entanto ficaria muito mais orgulhosa de ver circulando pela mídia que a BR210 esta totalmente asfaltada;que a educação seja um exemplo de qualidade,que a saúde nunca tenha faltado aos mais necessitados e que a população carente de recursos seja bem assistida com base na assistência social do município... Sim é o meu desejo e de outras pessoas que na próxima primavera tudo isso e muito mais esteja realizado..independente de gestão os sonhos de uma vida melhor não morrem quando cobramos e acreditando no futuro melhor...
07 de Jul / 2016 às 09h27
Fotos ilustrativas muito bonito! cadê a foto da quadra João Leopoldo, ginásio de esporte, praça do tombador estradas vicinais etc. Ah sim! salários dos servidores atrasado.e vamos que vamos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
08 de Jul / 2016 às 16h04
As defesas feitas aqui por quem é oposição, inclusive por mim, que pessoas da direita desmentia, xingava e ameaçava, foi feita hoje pelo vice-prefeito Paixão da entrevista da Rádio Transamérica: bateu pesado e seriamente na gestão, e, ele, viveu e conhece de perto. Se tivesse pelo menos aplicado os recursos que o Governo federal mandou, dava para o município ter recebido o conjunto enorme de importantes obras. Inclusive obras do tipo que estão prontas e bonitas em outros município, a exemplo de Juazeiro.