Alunos do curso de empreendedorismo agrícola do programa Jovem Aprendiz, realizado nas empresas EBRAS e Brasil Uvas estiveram nesta quarta-feira (29) visitando o Mercado do Produtor de Juazeiro. Durante todo dia, cinquenta estudantes tiraram dúvidas sobre a prática de embalagens, conservação e classificação dos vegetais, comercialização dos produtos e funcionamento do processo trabalhista no entreposto.
O programa Jovem Aprendiz é uma realização do Ministério do Trabalho e conta com o apoio de empresas comerciais e do SENAI. A instrutora do curso Janaina Miranda explicou que além das aulas teóricas, o curso proporciona visitas a instituições voltadas ao setor. “Temos a necessidade de observar na prática todo o processo produtivo, e nada mais interessante que conhecer o trabalho realizado no Mercado do Produtor. Não tínhamos ideia da dimensão comercial do mercado e hoje foi bem proveitoso para o aprendizado de todos”, disse.
Na ocasião, o coordenador de estatística e controle de qualidade, Carlonito Dias dos Santos explicou as etapas do processo comercial realizado no entreposto. “Acredito que o diferencial é passar além de informações teóricas, e vivenciar a prática, permitindo aos alunos uma visão ampla da área escolhida”, disse. Para a estudante Tainá Santos Teixeira de 18 anos, a visita foi como uma aula prática. “Pudemos vivenciar a realidade do que aprendemos na sala de aula, a exemplo do processo de comercialização que é bem mais organizado do que pensava., enfatizou.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira, declarou que o Mercado do Produtor sempre estará de portas abertas para a população. “É muito gratificante receber visitas ilustres no entreposto, como é o caso desses estudantes que estão conhecendo a realidade dos trabalhos realizados aqui. É um momento oportuno para vivenciar a produção, comercialização, qualificação dos produtos e uma relação saudável com o meio ambiente”, destacou.
Lene Radina/ ASCOM SEAPA
3 comentários
30 de Jun / 2016 às 14h59
Faço parte da coordenação pedagógica do Programa Jovem Aprendiz aqui na região, juntamente com minha colega Mônica Angelus, que supervisiona essas duas turmas nas Fazendas Ebras e Brasiluvas. Visitas como essa, sem dúvida acrescentam conhecimentos aos nossos jovens aprendizes, pois eles veem na prática o que os instrutores mostram na teoria. Só gostaria de fazer uma correção na matéria, onde diz que o curso é empreendedorismo, na verdade trata-se do Curso de Supervisor Agrícola que tem a parceria das empresas agrícolas da região do Vale e do SENAR. Parabéns aos jovens aprendizes pelo trabalhos desenvolvidos em todas as turmas da região.
30 de Jun / 2016 às 15h06
Boa tarde, As turmas de Jovem Aprendiz são do Curso de Supervisor Agrícola e o responsável pelas turmas é o SENAR. Gentileza corrigir.
30 de Jun / 2016 às 22h24
Sou também do programa jovem aprendiz na empresa Brasiluvas,tive prazer de neste mesmo dia pela tarde conhecer o mercado do produtor em juazeiro. Foi essencial para abranger mais o conhecimento de cada um de nós que fazemos Parte desse grupo de aprendizes.