O Núcleo Regional de Educação (NRE 10) juntamente com as escolas da rede estadual celebram a Independência da Bahia, no próximo dia 2 de julho. O evento terá início no Largo 2 de julho (Praça do Índio), com concentração a partir das 07h e seguirá com desfile de fanfarras até a Orla de Juazeiro.
Após a cerimônia de abertura com o Colégio da Polícia Militar de Juazeiro e a participação da Escola Marechal Antônio Alves Filho (EMAAF), Petrolina, as fanfarras de mais cinco unidades escolares farão apresentações e sairão pelas ruas da cidade. A ordem do desfile foi definida através de sorteio: Colégio Estadual Artur Oliveira da Silva, Colégio Democrático Estadual Florentina Alves dos Santos (Codefas), Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Colégio Estadual Antonílio da França Cardoso e Colégio Estadual Rui Barbosa.
COMEMORAÇÃO - Em Salvador, o evento terá a participação de 19 fanfarras das escolas estaduais. Mesmo com o recesso de junho, os estudantes cumprem uma rotina de ensaios para o ato que acontece, no período da manhã, do bairro da Lapinha à Praça da Sé e, à tarde, da Praça da Sé ao Campo Grande.
De acordo com Udineia Braga, diretora do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão de Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito (Ceep), localizado no bairro da Lapinha, em Salvador, participar do desfile do 2 de Julho significa muito para os estudantes. “Eles se sentem partícipes desse processo de independência e liberdade, pois, nós somos uma escola que funciona na Liberdade onde muitas pessoas se reuniram com o intuito de que a Independência do Brasil se consolidasse”, destaca a gestora.
Os estudantes que compõem a fanfarra do Ceep Luiz Navarro de Brito estão animados para a apresentação. Para eles, o evento é mais que um desfile cívico, pois, o 2 de Julho é um marco na história do Brasil. É o que conta Gabriel Guerra, 19 anos, estudante do curso técnico em Administração e que toca o instrumento de sopro Trombone de marcha. “O 2 de Julho é uma data muito importante, pois, marca a Independência da Bahia e é um prazer poder participar do evento porque estudamos na região do bairro da Liberdade que também faz parte dessa história, assim como o Curuzu ”, afirma o estudante.
Lucas Leite, 17 anos, estudante do curso técnico em Logística e que toca o instrumento de percussão Quadriton, fala do aprendizado com a atividade. “É muito gratificante participar porque tudo o que aprendemos na escola sobre o 2 de Julho podemos relembrar no momento em que estamos nos apresentando e isso é muito bom”, diz o estudante empolgado com os últimos ensaios. O desfile comemora os 192 anos de luta pela Independência da Bahia, um marco na história do país.
Secom Bahia
1 comentário
01 de Jul / 2016 às 11h40
Porque a fanfarra paulo vi ,não vai esta no desfile? sem ela não tem graça,para mim é a melhor fanfarra ,ela levanta os pelos do corpo todo de tanta beleza.