Ninguém sabe ao certo há quantos anos as festas juninas chegaram ao Brasil, mas desde então as tradições foram passadas de geração em geração. Pensando em manter os costumes destas festas no sertão baiano, a Escola Municipal 2 de Julho, localizada no Distrito de Maniçoba, tem apoiado nos últimos anos a quadrilha junina ‘Luar do Sertão’, composta por alunos, ex-alunos, pessoas da comunidade e funcionários da unidade escolar.
De acordo com o puxador, Dennio Macêdo, a quadrilha surgiu na comunidade há 14 anos, mas foi a partir de 2012 que o grupo se fortaleceu. “A diretora da escola, juntamente com a comunidade de Maniçoba, não mediram esforços para que a gente se organizasse cada vez mais. E em 2013 já conseguimos ser campeões no concurso de quadrilhas, realizado pela Prefeitura de Juazeiro”, contou Dennio, que este ano intensificou os ensaios, realizados quatro dias por semana, desde janeiro. Atualmente o grupo é composto por 59 pessoas, sendo 44 dançarinos e 15 da equipe de apoio.
A diretora da Escola, Rúzia Lima, contou que este ano a quadrilha presta uma homenagem ao município, com o tema ‘Juazeiro vem festejar com a Luar do Sertão, sua história, sua gente e cultura popular’. “Estamos abordando as lendas do Rio São Francisco, as lavadeiras do Angari, o pescador, o índio, a agricultura irrigada e a padroeira Nossa Senhora das Grotas. A apresentação começa com a encenação de uma peça teatral, evidenciando o casamento da lavadeira do Angari com um pescador, e após o espetáculo o grupo entra no arrasta-pé com muita animação e alegria, fazendo o público se emocionar”, relatou a diretora.
A Luar do Sertão contou com o apoio financeiro da 2ª parcela do programa ‘Mais Cultura nas Escolas’, liberado no início deste ano pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC). “Nós inscrevemos o projeto ‘Resgate aos Valores da Comunidade’, em 2013, e fomos aprovados. Na primeira etapa realizamos uma Feira Cultural em Maniçoba, e agora na segunda investimos na quadrilha, o que possibilitou a confecção de um novo figurino, pagamento do coreógrafo, entre outras despesas”, explicou a diretora da escola.
O noivo Walleson Machado, disse que nos últimos anos o grupo evoluiu muito. “Antes éramos uma quadrilha matuta, agora somos estilizada, nos tornamos profissionais. A Luar do Sertão representa o amor que nós quadrilheiros sentimos pelo São João, é algo inexplicável. Quando estamos dançando é muita emoção. Agradecemos o apoio da SEDUC e da diretora que sempre acreditou no nosso potencial. Agora é torcer para ganharmos o concurso aqui em Juazeiro”, ressaltou Walleson, que há cinco anos faz parte da quadrilha.
Cada vez mais requisitada para os festejos juninos e concursos, a Luar do Sertão encantou o público na semana passada, nas apresentações do ‘São João das Comunidades’, no bairro João Paulo II, no Juá Garden Shopping e no Concurso de Quadrilhas, no município de Lagoa Grande (PE). A quadrilha ainda vai se apresentar nesta terça-feira (21), na Festa de São João da Escola 2 de Julho, nos dia 1º e 2 de julho, na etapa final do concurso da Prefeitura de Juazeiro, e 3 e 4 de julho, do concurso Baiano de Quadrilhas, em Feira de Santana.
Emanuelle Lustosa/SEDUR
0 comentários