Em nossa região o Rio São Francisco é agredido e poluído pelas grandes empresas, pelos condomínios de luxo que se instalam às margens do rio despejando seus poluentes sem serem tratados.
Uma garrafa de pet que é deixada às margens do rio polui e não deve ser deixada, mas quem são realmente os culpados pela poluição do Velho Chico em nossa região?
Um agressor ferrenho é a agricultura irrigada, poluem em alta escala com seus pesticidas não só o rio como os lençóis freáticos.
A possibilidade de o rio morrer ou as águas ficarem impróprias para consumo é grande, é real.
Infelizmente quando escrevemos sobre esse assunto tem gente que não gosta, acha tolice. Tolice? Imaginem senhores por um segundo nossa região sem o propulsor do desenvolvimento? Parou? Pensou? Visualizou? Será que é necessário um quadro a óleo pra visualizar? Pois eu te digo: já o visualizei várias vezes. È necessário apenas deixar a mente vagar. O caos, a miséria, a desgraça, a morte, esse será o cenário de horror se não respeitarmos e cuidarmos do Rio e dos nossos mananciais de vida.
Até quando viveremos nessa ignorância? Nessa ganância do ter? Sem o Rio não teremos nada, não seremos nada.
Abaixo todo esse discurso mentiroso e sorrateiro, a hora é de agir, de tomar as decisões necessárias pra que o Rio sobreviva.
Não acredito que nossos representantes tomem realmente as decisões necessárias pra pararem com essa sangria do velho Chico, até porque são essas mesmas empresas que poluem e agridem que lhes financiam suas caras campanhas eleitorais, ou seja, o compromisso deles é com essas empresas e não com a sociedade e a natureza.
Acredito na força do povo organizado, lutando e exigindo providências. O rio não quer só poemas, não quer só música, quadros, fotografias e nem precisa, pois, o mesmo já é a personificação da arte. O rio quer respeito, quer viver e seguir seu percurso natural sem ser violentado.
Professor Edi Santana
6 comentários
22 de Jun / 2016 às 07h27
PARA OS PETISTAS QUE ARROMBARAM O BRASIL,O CULPADO É FHC...
22 de Jun / 2016 às 13h29
Perfeitmente professor, tambem actedito muito que enquanto continuatmos na base do discurso e das promessas impossoveis, nosso rio agoniza. Deixemos as falacias de lado e as utopias. As decisoes devem ser pra ontem. As atitudes para ante-ontem pois amanha poderâ ser tatde demais!!!!
22 de Jun / 2016 às 14h27
EDI , QUEM É O CANDIDATO SEU, VOCÊ MESMO, OU O PROFESSOR OTONIEL GONDIM? PRECISAMOS ABER.
22 de Jun / 2016 às 19h00
Mais outro texto do Professor sobre a urgência de providências concretas pra salva nosso Velho Chico. Parabéns Mestre, o senhor tenta com seus textos mostrar as comunidades ribeirinhas quanto é sério esse problema.
22 de Jun / 2016 às 19h21
Caro e estimado professor Edi Santana, meu querido ex-professor, é uma pena que o senhor não seja candidato esse ano. A cidade precisa de homens do seu perfil no poder. O senhor é disparado um dos melhores nomes pro Legislativo de Juazeiro-BA. Sei que está em fase de recuperação da saúde, o senhor está certo na sua decisão. Independentemente de Política e qualquer coisa o senhor é uma pessoa muito especial pra muita gente. Nunca esqueça isso. Um grande abraço meu Mestre
22 de Jun / 2016 às 22h32
Pelo o que eu sei é que o Professor está afastado temporariamente do trabalho, da política. Sei por pessoa muito próximo a ele que ele não está e não vai se envolver em campanha de ninguém. Sei que a prioridade dele 100% é a sua saúde. Desejo-lhe tudo de bom professor, que o senhor se recupere o mais rápido possível. Quanto a ficar afastado o senhor está certíssimo, não apóie ninguém, pois o senhor esteve dos pleitos na luta e não vi ninguém te ajudando. Agora querem ser ajudados? Foram todos covardes com o senhor.