Cerca de 20 pacientes foram atendidos por um otorrinolaringologista na manhã desta segunda-feira (20), na unidade de saúde do bairro Dom Thomaz. A ação faz parte dos Plantões de Especialidades Médicas, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de sanar a demanda reprimida da rede de saúde de atenção básica de Juazeiro.
Solange da Silva, de 42 anos, procurou o especialista pra tratar de uma coceira e tosse constante na garganta. “O médico diagnosticou meu problema como refluxo. Passou o medicamento e algumas restrições na minha alimentação, como evitar café e refrigerantes. Gostei muito do atendimento e de ser consultada pelo especialista aqui no posto de saúde do meu bairro”, disse a dona de casa.
O aposentado Adão Souza, de 68 anos, também passou pelo médico e gostou do atendimento. “Busquei o otorrino porque estou há dois meses com uma tosse seca e pigarro. Foi muito bom o atendimento, ele avaliou minha garganta, nariz e ouvido e vou tomar a medicação indicada e seguir a orientação do médico. Muito bom esses plantões em nossa comunidade”, relatou.
Com o plantão de Otorrino no bairro, o especialista avaliou os problemas como as doenças dos ouvidos, nariz e garganta, como obstrução nasal, Dor de cabeça e na face, secreção nasal, sangramento nasal, dificuldade auditiva/surdez, zumbido e tontura.
A Diretora de Atenção Básica, Lara Ramos destacou que diariamente tem um especialista nas unidades de saúde do município para sanar a demanda reprimida das comunidades. “A própria equipe da unidade de saúde faz o levantamento da demanda da unidade e entra em contato com os pacientes que estão aguardando atendimento. Hoje sanamos a demanda da fila de espera do otorrino no Dom Thomaz e nossa meta é zerar essas demandas no município”, externou Lara.
Com os mutirões de especialidades, iniciados em 24 de maio, a Secretaria de Saúde contabiliza 200 atendimentos nas áreas de ginecologia, dermatologia, neurologia e otorrinolaringologia. Os bairros atendidos até o momento, além do Dom Thomaz são: João XXIII, Piranga, Maringá, Palmares, João Paulo II, Itaberaba, Argemiro e Alagadiço.
Daniela Duarte/SESAU
0 comentários