Sento-Sé surgiu da simplicidade e humildade da natureza humana primitiva das populações tradicionais, das espécies: índio, caboclo, ribeirinho – marcada duramente pela visão excludente dos organizadores do Estado que deixaram o Sertão desconectado das naturais vias do desenvolvimento, como: rodovia; ferrovia; universidade; etc. Além do ríspido tratamento social advindo da sua convivência intensa no período do coronelismo, mais precisamente, nos Séculos XVIII/XIX.
Com isso, o moldado Sistema Político vicioso, tradicional, reinou, adestrou pessoas, causou sequelas sociais, e, resiste fortemente aos valores do exercício básico da cidadania. A sociedade municipal ficou medrosa – maioria tem medo de reivindicar seus direitos mais simples e incipientes. Mesmo sendo carente, em excesso, dos serviços mais elementares do dia-dia, como: água potável; coleta de lixo; iluminação noturna; programas preventivos a saúde; professores e alunos na quantidade de dias e interessado em sala de aula adequada; ruas urbanizadas, salve as exceções (... ... ...).
Mesmo assim é muito grande a quantidade de pessoas afirmando e insinuando que só dará o seu voto, se for em troca de alguma coisa, como dinheiro – aliás, a exemplo das outras Eleições Municipais. Até gente pouco inocente pode ver que “mataram” a autoestima por dentro de enorme parte da população de Sento-Sé, já presenciei corriqueiramente a dois tipos de afirmações, e dou sempre a resposta metódica objetiva: “aqui é lugar políticos ruins”! “que povo besta se deixa ser enganado por besteira”! Quem é ruim mesmo de fato e de direito em Sento-Sé é o Sistema Político e Social que estimulou o individualismo e o menosprezo ao interesse público – moldando às pessoas comuns e os políticos a serem alvos das cr&iacu te;ticas supracitadas.
A população é que tem a responsabilidade e o poder de consertar Sento-Sé, e, isso é fato. 2016 é um ano importante por ter eleição para eleger as pessoas ocupantes do expressivos cargos eletivos; prefeito; vice-prefeito; e vereador!... Resolver os problemas sociais em uma gestão de quatro anos é impossível, infelizmente, mas, consertar o Governo Municipal com base nos princípios que norteiam a Gestão Pública Municipal é possível, necessário, e, condição única para ir melhorando as condições sociais, e fazer às pessoas deixarem de ficar si auto difamando.
Laurenço Aguiar – Ativista Político e Social.
16 comentários
15 de Jun / 2016 às 23h49
O interessante é que você já fez e faz parte desse modelo político que tanto critica! O que vc acha da candidatura que sei grupo (PT) apoia? Como vc fica? É justo com o povo de Sento-Sé?
16 de Jun / 2016 às 00h36
Não concordo com o texto. Acho que vivemos em uma guerra e o mais forte vai vencer, cada um por si e o grupo do prefeito eh forte então e melhor ficar com o forte porque fica mais fácil de sobreviver. Esse negócio de social acabou, to fora
16 de Jun / 2016 às 04h55
Quando alguém reclamava da atuação do Congresso Nacional, o Dr. Ulisses Guimarães respondia com estas palavras: "Espere pelo próximo, meu filho". O que ele queria dizer: que cada novo Congresso ainda era pior. Eu diria, meu caro Laurenço: espere pela próxima geração, e que Deus lhe dê muitos anos de vida, para você aguentar esperar.
16 de Jun / 2016 às 08h17
Plantaram um semente da corrupção aqui; então so sobreviver quem come desta planta. Quem e contra morre de inanicao. So abestalhado fica fora do poder ou poderoso
16 de Jun / 2016 às 09h09
A sociedade tem o poder de transformação,mesmo sabendo que seja lento, más é preciso contribuir pra melhor qualidade de vida das pessoas, Educação, Educação e Educação.
16 de Jun / 2016 às 11h34
Ze Neto achei seu comentario mais importante de que o texto, nada pode ser mais importante que a educação, Porem deixo uma pergunta. Sera que esse grupo politico que tenta voltar ao poder vai transformar Sento-Sé. Tendo como cabeça uma Senhora de experiencia zero como gestora, ou com qualquer outro trabalho e que tem seu marido como ficha suja. Infelizmente nossas expectativas são as piores, podem até mudar os nomes mais as praticas continuarão as mesmas. Não seria o caso de se apostar na terceira via que se forma?
16 de Jun / 2016 às 14h35
NÃO É TÃO FÁCIL ENTENDER CERTAS COISAS, UMA POR EXEMPLO SÃO AS SUAS COLOCAÇÕES SR. LAURENÇO. ATÉ ONDE SABEMOS O SENHOR COLOCA-SE A DISPOSIÇÃO DA CANDIDATURA "LARANJA" DO GRUPO POLÍTICO DO SR. JUVENILSON PASSOS. NÃO SE MUDA ABSOLUTAMENTE NADA NESTA CIDADE ENQUANTO ESSAS DUAS FERRAMENTAS ENFERRUJADAS, QUEBRADAS E INÚTEIS DE EDNALDO E JUVENILSON ESTIVEREM A FRENTE DOS DESTINOS DESTE MUNICÍPIO. ME PARECE SER DIFÍCIL PARA O SENHOR TAMBÉM LAURENÇO, AFASTAR-SE DESSE SISTEMA QUE TANTO REPRISA, VEJA LÁ PARTE DA NOSSA POPULAÇÃO QUE SOU OBRIGADO ACEITAR, É ALTAMENTE DESPROVIDA DE CONHECIMENTO.SE ESTIVER ERRADO QUANTO A SUA POSIÇÃO POLITICA ME DESCULPE, MAIS O SENHOR NÃO MOSTRA NENHUMA ATITUDE CONTRARIA A ISSO, VEJO COMO TODOS OUTROS QUE O SENHOR DIRIGE SUAS PALAVRAS E SEUS QUESTIONAMENTOS APENAS A FIGURA DE EDNALDO, E ONDE ESTÃO AS CONTRA JUVENILSON. ME LEMBRA AGORA A POSIÇÃO TOMADA POR PAIXÃO, NÃO DIFERENTE ROSALVO E ATÉ OUTROS QUE DIFERENTE DE VC RESOLVEU DEIXAR PARA TRÁS O EDNALDO, POIS NÃO ACEITARAM A CONTINUIDADE DESSE PROCESSO POLITICO DE QUE DE UM LADO SÓ O EDNALDO PODE MANDAR E DO OUTRO O JUVENILSON. FAÇA ISSO TAMBÉM LAURENÇO, SE É DIFÍCIL PARA VC APOIAR A CANDIDATURA DE PAIXÃO, NÃO APOIE A CANDIDATURA DE ANA DE JUVENILSON, FIQUE TOTALMENTE NEUTRO, POIS É MAIS DIGNO E PRUDENTE SOB O PONTO DE VISTA DE SEUS DISCURSOS.FAÇA VALER O QUE TANTO PREGA, OU SERÁ QUE TUDO QUE FAZ É LOUCURA COMO ALGUMAS BOCAS DIZEM A SEU RESPEITO.
16 de Jun / 2016 às 14h50
"Tá difícil", vc está certo mesmo, não dá para entender, o LAURENÇO fala, fala e fala mais não desiste de apoiar o Juvenilson e agora pior ainda, de acreditar na candidatura de uma "laranja". Ora quanta hipocrisia, onde é mesmo que está o bom senso, participar de um desastroso governo do qual Juvenilson foi o chefe maior, e de lá pra cá não ter participado de absolutamente nada que podia contribuir com o crescimento da cidade, e se não bastasse aceitar a imposição deste mesmo chefe que ditou o nome da esposa como candidata a sucessão municipal, contrariando os interesses de seu partido, é no mínimo de muito pouca sabedoria, ou será então o que, loucura mesmo.
16 de Jun / 2016 às 15h37
Ate aqui o unico que mostrou coerencia foi Nei Freire, deixou o cargo e com isso consequentemente seu sustento, por não aceitar este absurdo. Agora cade os demais o que fazem para mudar esta historia. Fica a pergunta.
20 de Jun / 2016 às 00h03
Em nenhum momento o texto pessoaliza a discussão. Não entendo porque as certas pessoas atribuem as críticas ao Sistema, a pessoa de Ednaldo – se não provocar tocar no nome dele, por mim fica esquecido e respeitado. Ninguém de direita vai gostar de um texto deste conteúdo. Na sociedade muito atrasada toda pessoa pensante, referência moral e crítica ao sistema é tido como louco. Com a minha loucura eu já tenho umas 50 páginas de matérias nos Blogs da região, e, estou correndo atrás de recurso para editar três livros que escrevi: um sobre a vida de Sento-Sé; outro da minha Autobiografia; e outro com a história do Movimento Sindica – Sindimina, Caraíba Metais, Pilar, Jaguarari!... Eu e a minha loucura já fiz palestras para turma da Uneb, da rede Municipal, já fui procurado por alunos universitários e os servi – já fiz jornal e notas para sindicato de professores e suo convocado sempre pela pré-campanha da prefeiturável Ana Luiza do PSD!
20 de Jun / 2016 às 23h01
Tem gente com dificuldade de entender o conteúdo do teto, ou si fazendo de bobo!... O Sistema de qualquer lugar, é com as pessoas, em maioria, pensa e quer a política, tá no comportamento social geral, no modo de produção, nas relações interpessoais... ... ... Nenhuma única pessoa tem o poder de transformar um Sistema Político – isso será obra da coletividade. Quem aprendeu a o identificar e e tem compromisso em contrariá-lo, é importante que faça isso – quem quiser defende-lo sem precisar de se fazer de mal entendido, pode, também. No seminário de Marketing Político, hoje em Juazeiro, o prefeito Isaac Carvalho e um pré-candidato a prefeito de uma cidade, falaram comigo citando a minha militância positiva na imprensa!
21 de Jun / 2016 às 12h54
SENTO SÉ DEVE DIRIGIR-SE A UM SETOR QUE NÃO COMPORTE A PRESENÇA DE JUVENILSON PASSOS E LARANJA, EDNALDO DOS SANTOS BARROS E OS SEUS INDICADOS, AÍ SIM, SENTO SÉ IRÁ PARA UM LUGAR MUITO MELHOR DO QUE O ATUAL QUE É TREMENDAMENTE PÉSSIMO E, CERTAMENTE, DESFRUTARÁ DE UMA SITUAÇÃO BASTANTE PRÓSPERA COISA QUE NÃO ACONTECE NUMA MÉDIA DE MAIS DE 15 (QUINZE) ANOS.
21 de Jun / 2016 às 23h35
O fato de quem quer que seja lance candidatura “ruim” não prejudica o município em absolutamente nada!... O que prejudica mesmo é a maioria movida pelos vícios do Sistema Político tradicional, eleja uma pessoa para em seguida abandonar os serviços públicos, não fazer as obras conveniadas com o Governo Federal, ignorar as leis e os direitos das pessoas. É preciso que no mínimo a maioria simples assuma compromisso com às Políticas Públicas – elas podem salvar Sento-Sé!
22 de Jun / 2016 às 08h15
Quem pensa que a Ditadura acabou ta enganado, ela existe, e estamos convivendo com ela aqui em nossa cidade, onde os dois caciques maiores que nao pode concorrer a eleição lança duas pesssoas sem o menor respaldo político diante do municipio para disputar uma eleição, isso é fruto de um povo alienado onde os dois se acha no direito de substimar a inteligência das pessoas..
22 de Jun / 2016 às 15h23
... Parecendo que a discussão sobre essa matéria está chegando ao seu fim, observo, que ninguém tenta desfazer das minhas afirmações, fazendo: resumo histórico; críticas; autocríticas; e analise étnica e social...
24 de Jun / 2016 às 22h14
Se alguém conhecesse um jeito diferente desse que apresentei: “Sento-Sé: Como Surge!? Como Estás!? Para Onde Vais!?” já teria apresentado aqui!... Aliás, o Sistema Político de direita do atraso total, procurou sempre evitar que às pessoas não soubesse, nem tivesse coragem de fazer analise social da realidade municipal!