Em março passado, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto teve uma conversa reveladora com um de seus companheiros de cárcere. A situação de abandono do superburocrata petista, sentenciado a mais de 24 anos de prisão e com pelo menos outras quatro condenações a caminho, fez o interlocutor perguntar se ele não considerava a hipótese de tentar um acordo de delação com a Justiça. Conhecido pelo temperamento fechado, que lhe rendeu o apelido de "Padre" nos tempos de militância sindical, Vaccari respondeu como se já tivesse pensado muito sobre o assunto: "Não posso delatar porque sou um fundador do partido. Se eu falar, entrego a alma do PT. E tem mais: o pessoal da CUT me mata assim que eu botar a cara na rua". Algo aconteceu nos últimos dois meses. Depois desse diálogo travado com um petista importante e testemunhado por outros presos, Vaccari não resistiu às próprias convicções e resolveu romper o pacto de silêncio. O caixa do PT, o homem que durante décadas atuou nas sombras, o dono de segredos devastadores, decidiu delatar.
Preso desde abril do ano passado, o ex-tesoureiro, hoje no Complexo Médico-Penal de Pinhais, no Paraná, está corroído física e psicologicamente, segundo relatam pessoas próximas. Ele sabe que a hipótese de escapar impune não existe. Assim como os demais delatores, sabe que, aos 57 anos de idade, a colaboração com a Justiça é o único caminho que pode livrá-lo de morrer na prisão. Os movimentos do ex-tesoureiro em direção à delação estão avançados. Emissários da família de Vaccari já sondaram advogados especializados no assunto. Em conversas reservadas, discutiu-se até o teor do que poderia ser revelado. Um dos primeiros tópicos a ser oferecido aos procuradores trata da campanha eleitoral de Dilma Rousseff em 2014. Vaccari tem documentos e provas que podem sacramentar de vez o destino da presidente afastada, mas não só. O ex-tesoureiro sempre foi ligado ao ex-presidente Lula e, como ele mesmo disse, conhece a alma do PT.
A cúpula do partido foi informada sobre a disposição do ex-tesoureiro há duas semanas. A primeira reação dos petistas foi de surpresa, depois substituída por preocupação. Até onde o ex-tesoureiro chegaria? Uma comitiva foi despachada a Curitiba para tentar descobrir. Encarregado da missão estava o líder do PT na Câmara, Afonso Florence, que foi ao presídio acompanhado pelo ex-deputado paranaense Ângelo Vanhoni. Em Pinhais, ainda não se sabe exatamente de que maneira a comitiva conseguiu driblar os controles da prisão e conversar longamente com o ex-tesoureiro. Magoado, reclamando de ter sido esquecido na prisão, Vaccari confirmou sua decisão de quebrar o silêncio. Os petistas retornaram a Brasília estranhamente mais calmos. Florence procurou o líder do PT no Senado, Paulo Rocha, e relatou a conversa que tivera com Vaccari. "Será uma explosão controlada", disse. O que significava isso? O parlamentar explicou que Vaccari pode prestar depoimentos calculados, detonando explosões com efeito controlado para provar a "ilegitimidade" do governo Temer. Se o plano petista der certo, a carreira política de Dilma Rousseff será liquidada, mas também terá arrastado ao cadafalso o presidente interino Michel Temer, por comprometer a chapa eleita em 2014.
Fonte: Revista Veja Foto: Vagner Rosario
9 comentários
12 de Jun / 2016 às 13h24
Do que adianta vários fazerem a delação premiada, incriminando vários empresários e políticos dos mais graduados até os mais simplórios que até agora O POVO não viu o STF mandar nenhum pra trás das grades? tá virando piada e palhaçada essas delações pois nem os chamados chefões que já foram denunciados foram presos(CUNHA-RENAN-JUCÁ-SARNEY-DILMA-LULA-TEMER E MAIS UM MONTE....), portanto fazer delação só me parece que só beneficia quem está preso e delata pois irá cumprir pena em casa na boa vida com o dinheiro que ele(delator) ajudou a tirar pra não dizer roubar.... O POVO QUER VER TODOS MAS TODOS MESMOS ATRÁS DAS GRADES,DO MAIS SIMPLES POLÍTICO CORRUPTO AO MAIS GRADUADO POLÍTICO LADRÃO. POIS QUEM USA DE ARTIMANHAS PARA USUFRIUR DAS PROPINAS LADRÃO É ALÉM LÓGICO DE SER CORRUPTO. O povo está duvidando que esses GRAÚDOS como CUNHA SARNEY JUCÁ E OUTROSIRÃO PRA CADEIA POIS SE ELES ABRIREM O BICO TEM QUE TER MUITA MAS MUITA CADEIA PRA TANTA GENTE.
12 de Jun / 2016 às 13h49
"O pessoal da CUT me mata assim que eu botar a cara na rua" - Vaccari. É ou não é uma quadrilha de bandidos? Junte a isso o MST. Mesmo dentro da cadeia os corruPTos conspiram. É uma página negra na história política brasileira. Essa história só vai começar a mudar com a prisão do chefe dessa quadrilha: Lula! Hoje, para salvar o partido, Dilma é o boi de piranha dos comunistas bolivarianos ladrões
12 de Jun / 2016 às 14h04
E aí A HONESTA? Quer uma passagem pra visitar esse criminoso do seu PT? Essa informação os blogs pago pelo PT não divulgam, né "HONESTA"? Ou vai dizer que "é mentira da Globo"?
12 de Jun / 2016 às 15h13
Realmente a situação é calamitosa para o PT e para os outros Partidos Políticos, incluído o PCdoB, "paladino da moralidade pública", que seguiram o mesmo modelo do PT, se esse homem resolver abrir a boca e disser o que sabe, mesmo escolhendo um paradoxo mais viável para livrar alguma barra do PT, e levar Michel Temer, de bolo. Mesmo assim, a Nação seria contemplada. Seria bom se esse País fosse passado a limpo, o contribuinte ganharia, muita coisa poderia mudar, mas sem fazer uma Reforma Política Radical, nada pode acontecer, tudo continua a mesma coisa. O que diriam Dom Evaristo Arns, Dom Helder Câmara e Dom José Rodrigues, se fossem vivos, a respeito do rumo de governo que o PT tomou? A coisa também na Venezuela, Bolívia e em Cuba, não tá boa, deixou de ser vermelha e está ficando... Não posso dizer o nome da cor, porque posso ser entendido maldosamente por alguns. A quebradeira é geral.
12 de Jun / 2016 às 16h01
Fora Golpistas. O Cunha do porto Maravilha recebeu 50.000.000 milhões; por isso ja eh reu e o amigo Poderoso ainda proteger. Partido de Golpistas e corruptos. Ainda querem diminuir o poder dos blogues
12 de Jun / 2016 às 19h22
DESEMPREGO :A HERANÇA MALDITA DE DILMA :O PT QUABROU O BRASIL ! ,,,, 12 de junho de 2016 by CristalVox Enfrentar a angústia do desemprego em uma fila de desocupados de madrugada diante do posto de serviços Comércio no Centro de Salvador, a poucas quadras do famoso Elevador Lacerda, o ícone turístico baiano, está virando rotina. Na região metropolitana de Salvador, o IBGE calcula em 18,4% a taxa regional de desocupação, a mais alta das seis áreas pesquisadas no primeiro trimestre do ano. Isolada, Salvador é a capital do desemprego, com taxa de 17,4% de desocupação. Estudos mostram ainda que a situação só piora desde fevereiro num mercado regional de trabalho que já teve dias de ouro ao registrar, em 2012, taxa de 5,7% (dezembro), colada na média nacional (4,6%), um paraíso que beirou o pleno emprego. Mas a moleza acabou. Na última terça-feira, com o cartão postal da cidade iluminado pelas cores vermelho e verde logo ali adiante, o pintor Silvio Cesar Silva Carvalho, de 42 anos, e o irmão, o segurança ou cobrador de ônibus (se o empregador preferir), Luis Cláudio, de 40 anos, ambos desempregados, moradores da Lapinha, chegaram ao posto do Comércio para renovar a carteira de trabalho e pesquisar vagas – eram 22h. Dormindo na calçada sobre papelão, viram chegar, às 2h45, o terceiro da fila, o operador de tráfego de barcas Gilmar da Silva, de 46 anos, com os documentos para conseguir o seguro-desemprego. Dispensado da empresa que faz as travessias do continente para a cantada Ilha de Itaparica, Silva teve a dispensa homologada na semana passada depois de 2 anos e 9 meses de serviço. “Mais ou menos uns 80 foram para a rua”, contou. Com 53 anos, sem emprego fixo desde os 50, Carlos da Conceição Marques era o seguinte na fila. Aguardava para tentar “fazer a pesquisa”. Depois dele estava Alessandro dos Santos, de 27 anos, ajudante de caminhão – que nem com três anos de dedicação à empresa de um parente escapou do corte. “A desculpa é sempre a crise”, atalhou Aline Mendonça Figueiredo, de 32 anos, engrossando a fila ainda no escuro, acompanhada do marido. Vendedora de equipamentos industriais em uma cadeia de três lojas, Aline chegou ao local por volta das 4h30 para pedir o seguro-desemprego.
12 de Jun / 2016 às 20h48
isso fica claro e dilmar elula e o alvo da tv globo e os meios de comunicacao do brasil grande parte? isso e claro gente . tudo hoje e o pt? sas coisas sao rapidas se tratando do pt. eu vejo e todos podem ver isso/ a justica so faz isso com o pt. kd os senadores do pndb e o vice e outros ate agora nada. se fosse do pt ja estava presos de hoje.
12 de Jun / 2016 às 21h54
Por enquanto só estou comendo pastel, corda eu deixo para os fanáticos. Na net já tá rolando a conversa que esse mala só vai entregar as maracutaias da campanha da Dilma para levar o Temer junto. O Ministério Público tem que ficar esperto e só aceitar a delação se ele entregar todo mundo. Se esse cara não abrir o bico já tá com a prisão perpétua garantida. Agora, se entregar o serviço pra valer se livra de uma cana dura e o juiz Sergio Moro mete o Lula na grade e joga a chave fora.
13 de Jun / 2016 às 00h34
E agora josê? Para onde? Tudo o que este senhor tem pra falar é tudo aquilo que estes guerrilheiros do comunismo sempre negaram, e que toda a populacao está cansada de saber. Nossa nacao foi saqueada cruelmente, tiraram da boca das nossas criancas a merenda e dos crajosos professores um pouco da dignidade. Tiraram dos nossos doentes o acesso à medicacao gratuita. Tiraram da sociedade o direito basico da seguranca. E rrpito: tudo o que eles sempre negaram, é que era verdade, todos os fatos e todas as provas eram por si só autoevidentes. Mas gracas aos membros da justica que ainda nao foram conrropidos e a populacao que gritou vrrdadeiramente por justica. A era deste maldito governo vermelho chegou ao fim, pois do contrario no rumo em que iriamos chegariamosmuito perto de nos tornamos um espelho com reflexos nocivos do que hoje é a nossa vizinha venezuela. Vacari abra a tua boca podre, e nos revele toda obscuridade dos teus comparsas, nos revele os nomes e os vulgos, o brasil tem pressa!!!!!