Caro Geraldo José,
Assistindo ao teu programa na Transrio,quando você entrevistava um representante do PROCON, veio a publico a questão da Telefonia Móvel, em especial a questão das Antenas Retransmissoras de sinais.
Entre outras coisas, você disse que pouco conhecia sobre o assunto, diante disto, aqui estou para te prestar algumas informações que julgo serem do teu interesse.
Geraldo, este assunto não é novo, quando você ainda fazia teu programa Sem Fronteiras na Rádio Juazeiro eu te escrevi uma carta a respeito, não sei se você arquiva as cartas que recebe se a arquiva estará entre as demais arquivadas, se não arquiva, tudo bem, vou, em rápidas pinceladas, falar sobre o assunto da carta.
Na época a OI começou a instalar uma de suas Antenas próximo da minha casa, aqui no Parque Centenário, aí reunimos algumas pessoas, capitaneada pelo Vereador Zé Carlos Medeiros o questionamos a OI.
Uns técnicos da Oi marcaram uma reunião conosco, na qual, por um lado expúnhamos nossa resistência e preocupações com relação à instalação desta Antena, pelo outro eles se defendiam e defendiam esta instalação, alegando que até então, com relação ao perigo das radiações provocarem Câncer nada ter sido provado.
Ocorre que ha um precedente,ou seja: A Industria Norte americana do Tabaco publicara nos EUA,varias pesquisas dando conta que o Cigarro não provocava Câncer o que posteriormente se mostrou uma inverdade e o que era pior, as pesquisas eram propositalmente mentirosas.
Nossa argumentação era respaldada por algumas postagens na Internet sobre pesquisas a respeito, que nos davam conta que as tais radiação poderiam ser tudo, menos, inofensivas.
Gerou-se então um impasse,o confronto de interesses os nossos e os deles.As tais pesquisas que respaldavam nossa argumentação davam conta de que haviam muitas evidências sobre a malignidade de tais radiações a longo prazo e que, se por um lado não havia uma prova conclusiva a respeito,ou seja:Como, por não se ter certezas se as radiações produziam ou não Câncer,dever-se-ia usar o 'Principio da Precaução',visto que, se as radiações viessem causar danos à saúde,como doenças malignas,não haveria mais como reverte-las.
Diante do impasse, o Vereador Zé Carlos Medeiros entrou em ação e propôs um acerto com os Técnicos da OI, nos termos deste acerto ele se comprometeu a procurar outro local para mudar e instalar esta antena, cujo alicerce já estava pronto.
Assim foi feito, outro local foi encontrado pelo citado Vereador, na verdade, mais de um e o nosso pesadelo se esvaiu para a nossa tranqüilidade. A OI desativou o canteiro de obras e se mudou para o local escolhido por Zé Carlos Medeiros.
A carta que te escrevi na época falava a respeito deste fato.
Pois bem Geraldo, hoje, trago para você alguns links que te colocarão de uma forma geral, a par dos efeitos das radiações de antenas retransmissoras de sinais de celulares sobre os seres humanos, para que você forme a tua opinião a respeito.
Na internet você encontrará outros links, caso você queira se aprofundar no tema, mas, creio que o que estou te mandando já te dará uma boa idéia a respeito.
Existe muita coisa, mas, acredito que a tese de doutorado da engenheira 'Adilza Condessa Dode' defendida na UFMG, a mais detalhada, seja muito esclarecedora, eis o link esta em PDF:http://www.smarh.eng.ufmg.br/defesas/241M.PDF (Copiar e colar no navegador).
Estou te enviando outros links sobre o mesmo assunto, nestes o tema esta mais resumida, você pode até, começar por eles.
1- https://www.epochtimes.com.br/radiacao-eletromagnetica-telefones-celulares-afeta-saude/#.V1h_HtQrIsY
2- http://cofemac.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=16516&Itemid=9999
3-http://www.mreengenharia.com.br/pdf/Bol_1689_pag_centrais.pdf
5-http://www.smarh.eng.ufmg.br/defesas/241M.PDF
Geraldo, é só por agora, espero ter contribuído com o teu trabalho, o que é o de informar e contribuir com teu trabalho é sempre um grande prazer.
Um abraço.
Joaquim F. Mendes
0 comentários