Há de sempre se salientarem os algos. Os algos importantes. Os algos imprescindíveis.Os algos ALGOS!
Salientarei, assim sim, o algo intitulado CULTURA. O algo ALGO que traz em seu caridoso e carinhoso bojo todas as formas de manifestações artísticas: Música, Dança, Plástica, Teatral, Literatura, dentre outras. Apois pois, fiel leitor, que a CULTURA perpetue-se sendo A ARTE DE VIVER!
Nessa horinha, deixando de lado o jogo político, apenas e tão solamente apenas, torço e rogo para qualquer um dos três postulantes à sucessão municipal que for o indicado pelo reino isaaquista, caso vençam o que acho que vai ocorrer,mantenha e impulsione mais ainda o apoio incondicional que o prefeito Isaac carvalho tem dado à CULTURA da cidade.Leram, ouviram o clamor clamando, sentiram a cobrança braba,Paulo Bonfim, Carlos Neiva e Joaquim Neto? Certezinha que leram? Olha lá...Otonce, vão ligeiro e coloquem nos seus projetos e programas eleitorais, debates, palestras, discursos e no embate do dia a dia e corpo a corpo na campanha, a CULTURA, também, como fator primordial de desenvolvimento de um povo e da sua cidade. Correram Bonfim, Neiva, Neto? Já fizeram isso? Otonce, Juazeiro no todo( artista e a população) agradecem de mão beijada. Serve isso , porém também, aos possíveis, ou o possível, dandidatos da oposição, caso surjam vitoriosos. Quem será?
Outrossim, louve-se e parabenize-se o dinâmico, pluralista e incansável Secretário de Cultura do município, Donizete Menezes. Um exemplo de dedicação, amor e carinho à causa.Parabéns, Donizete. Estendo os parabéns ao prefeito Isaac Carvalho pelo que tem feito em prol da cultura e tornado o antes impossível, possível. Vamos a Juazeiro...
Uma invejada cidade no bom sentido. No sentido cultural do seu povo. Efervecência pura e nata a cidade de Juazeiro é associada a sua civilização sempre ao conceito cultural. Dinâmica,cumulativa, inventiva, revolucionária e heroica. As formas de manifestações artísticas introduziram ainda mais em Juazeiro a melhoria da vivência, receptividade “ in natura “ , a boa disposição e a alegria do seu povo. Nisso,é um lugar quase ímpar ,apesar emboramente das “ sofrências” produzidas por lacaios políticos do passado e, diminuindo a bem da verdade, ainda dos presentes.
Saber d`uma, leitor culto? O que interessa é a verve da cultura nesse simplório texto. É a arte, o saber, o discernimento crítico. Topas me seguir, amigo das artes e das letras? Brigadinho.
Bem pois... Juazeiro é sortuda e merecida: PIPOCA CULTURA! PIPOCA ARTE! PIPOCA PROJETOS! Vem aí, entre 13 e 16 de julho o IV FESTIVAL INTERNACIONAL DA SANFONA! Uma festa de magnitudes de espetáculos das maiores e melhores do país.De dimensão abissal , trará músicos de todas as partes do mundo, atrações de peso nacional, artistas renomados da terra. Tudo isso abençoado pelo fonronfonfon da maestra sanfona.Capitaneada pelo consagrado artista nosso Targino Gondim, Juazeiro será a cidade anfitriã da verdadeira musicalidade nordestina. A sanfona, seu dotes, suas vertentes, aos olhos do mundo e o mundo com os olhos em Juazeiro. É mole ou quer molho, leitor bacana? Num apoio do BNDES, Isaac Carvalho, Dep. Zó, Imprensa local, Estadual, Nacional e alguns as empresas privadas, num incansável esforço e suor da produtora de eventos TOCA PRA NÓS DOIS gerenciada pelo empresário de entretenimento Paulo Gondim, do produtor Celso Carvalho, teremos uma vasta programação plural de encher-nos de orgulho e prazer musical. Haverão, sinta só leitor amante da boa música de qualidade nordestina, oficinas de sanfonas, exposição de sanfonas, Workshps e show de estrelas nacionais, internacionais e locais. Quer saber de alguns, amigo curioso? Lá vai: Cathe Travers (Austrália), Murl Sanders (EUA) ,Omar Massa (Argentina ), Renato Borgueth, Osvaldinho, Targino Gondim, Chico Chagas e vários artistas da terra. Coisas dos céus...
VIVA JUAZEIRO E O IV FESTIVAL DA SANFONA!
Juazeiro, também, será palco de uma comemoração dos 85 anos do criador da Bossa nova, João juazeirense, Gilberto. A cantora carioca e bossanovista Hanna e Banda emplacará na Orla Nova, nesta Sexta dia 10, um belíssimo show com coordenação e criação do cantor e compositor Maurício Dias e os seus convidados. De encher a pança,os olhos e a cabeça. VIVA JUAZEIRO E VIVA A BOSSA NOVA GILBERTEANA!!!
Teatros vindos com a peça MUDANÇAS, do consagrado diretor Hertz Félix, lançamento de livros, espetáculos de danças, dias culturais em pauta. Juazeiro respirando tudo de bom..
Por isso, esperamos que o próximo prefeito eleito continue abastecendo de tudo a nossa invejável cultura.
Leitor, concorde que, não fosse os maus políticos que ainda restam na cidade, Juazeiro seria um paraíso eterno? Eleições pululam por vir e por estarem por vir, que demos o voto certo, coerente, merecedor. Topas, leitor junto com euzinho da silva aqui, exercermos o desafio do voto de cidadania coreto? Beleza de Creuza, pois, é o assunto bomba do meu próximo artigo...
Ademais, indo sem querer indo, que o prefeito eleito vindouro (Matei a pau no aportuguesado, palminhas pra eu...) abasteça cada vez mais a nossa tão invejável cultura de pluralidades mil.
CULTURA: “ TODO AQUELE COMPLEXO QUE INCLUI O CONHECIMENTO, AS CRENÇAS, A ARTE, A MORAL, A LEI, OS COSTUMES....”
*** Leitor, retornarei com texto políticos, na próxima...Podes esperar a bomba!
OTONIEL GONDIM ---- Professor, Escritor e Compositor.
85 comentários
09 de Jun / 2016 às 23h37
NÃO É DIFÍCIL INTERPRETAR A CULTURA DE UMA CIDADE POR AÇÕES CULTURAIS SEM ETERNIDADE, DESSAS QUE VEM PARA FINDAR-SE POR SI PRÓPRIO. ENTÃO, JUAZEIRO FERVE CULTURA? ISSO SÃO SOMENTE EVENTOS QUE VÃO´SE SEM DEIXAR PROFUNDIDADE EM NADA. A CIDADE PRECISA É DE ENSINAR A VERDADEIRA CULTURA NAS ESCOLAS.ENGODO CULTURAL E DINHEIRO PERDIDO PELO RALO.É O MEU PONTO DE VISTA.
09 de Jun / 2016 às 23h40
BELÍSSIMA DEFESA DA CULTURA COMO ENTE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DUCACIONAL DE UM POVO. PARABÉNS, MESTRE GONDIM.
09 de Jun / 2016 às 23h43
ótimo artigo. Bem que merecíamos há muito que o professor escrevesse sobre o que mais manja: cultura. ÓTIMO ARTIGO.
09 de Jun / 2016 às 23h45
sperava algo dos algos, kkk, político. Mas, me surpreendi . Sempre esse professor surpreende o leitor,Geraldo José! Boa surpresa.
09 de Jun / 2016 às 23h47
Deus me livre...que babaca babão. Isaac carvalho acabou com a cultura alternativa e esse forasteiro Donizete só faz melança na secretaria de cultura. Babaca babão!!!
09 de Jun / 2016 às 23h49
Professor Otoniel Gondim estás com quem dos três pré-candidatos de Isaac? Conte comigo, caminharei, eu e muitos, com você!Abraços.
09 de Jun / 2016 às 23h51
Merdinha e pobre explanação cultural. A cidade perdendo terreno na cultura e esse idiota fazendo elogios a cultura da vaquejada. Só no juá mesmo...
09 de Jun / 2016 às 23h52
Uma boa crônica, pois, cultura é o que um povo tem para a história.
09 de Jun / 2016 às 23h54
Belo artigo. elctra vez, somente tenho elogios ao ateu e comunista. Valeu.
09 de Jun / 2016 às 23h58
Sim senhor.estás com Paulo Bonfim? Vira casaca que já foi Joseph Bandeira de Juazeiro!
10 de Jun / 2016 às 00h01
LEGAL LER O MEU COLEGA E AMIGO OTONIEL GONDIM ESCREVER , E COMO FOI FELIZ, SOBRE CULTURA. UM ARTIGO IMPORTANTE E NECESSÁRIO NESSES TEMPOS DE CHATAS E CHATOS POLÍTICOS. PARABÉNS AMIGO.
10 de Jun / 2016 às 00h08
INIMAGINÁVEL LER ALGO TÃO ABSURDO. OS ALTOS ELOGIOS AO SECRETÁRIO DONIZETE E ISAAC CARVALHO SÃO TOTALMENTE SEM NEXO E INFUNDADOS. OTONIEL PIROU DE VEZ!
10 de Jun / 2016 às 00h18
Otoniel...serás candidato a vereador ou não? Defina-se, pois, a fila anda.
10 de Jun / 2016 às 00h34
lindo artigo. como sempre DEZ.
10 de Jun / 2016 às 00h39
Beçeza. Beleza. precisamos de cultura. beleza.
10 de Jun / 2016 às 00h52
adorei. pelo menos alguém se lembrou da importância da cultura para um povo. adorei.
10 de Jun / 2016 às 00h54
OTONIEL gONDIM...COM JOAQUIM NETO? eLE QUEBROU O saaE. nEIVA É O CARA1
10 de Jun / 2016 às 00h57
OTONIEL, BOMBOU DE NOVO. SIMPLES, DE UM TEMA FÁCIL VOCÊ EXERCE FASCÍNIO E VONTADE LER MAIS E MAIS. ÉS UM GÊNIO.
10 de Jun / 2016 às 01h02
UMA MENSAGEM, ASSIM SENTI O TEXTO. PENA QUE RESVALOU PARA O LADO PARCIAL POLÍTICO PRÓ-ISAAC. DEVERIA, GONDIM, TER SE MANTIDO NEUTRO, SOMENTE FALANDO DE CULTURA. MESMO ASSIM, VALEU. GOSTO DO SEU ESTILO DEBOCHADO E HUMORADO DE ESCREVER. PARABÉNS.
10 de Jun / 2016 às 01h12
Otoniel se supera sempre, Geraldo José. Por isso tem tanto ibope e é paparicado pelos meios políticos. Um baita de um escritor. lindo artigo.
10 de Jun / 2016 às 01h27
Muito bom o texto. Impressionante de como fiquei boquiaberto com o significadio final de cultura. de encher os olhos.
10 de Jun / 2016 às 01h28
lIVRE MEUS DEUS DESSE ASSASSINO DA GRAMÁTICA!!!
10 de Jun / 2016 às 07h34
Menos mal, não é professr/ pois , elogiar Paulo Bonfim no últim texto foi om ó! Valeu,pelo menos é ultura
10 de Jun / 2016 às 07h41
FALAR EM CULTURA E SÓ SE PENSA EM MÚSICA E AÍ SURGE VERBAS GORDAS DA PREFEITURA. CADÊ O INCENTIVO FINANCEIRO ROBUSTO PARA O TEATRO, POR EXEMPLO? VOCÊ MESMO, OTONIEL, TEM SOFRIDO OS DIABOS, AO QUE SEI, PARA LANÇAR O SEU LINDO LIVRO DE CONTOS. A PREFEITURA VAI CHEGAR JUNTO? ENTÃO, PARA QUE TANTOS ELOGIOS, AMIGO? FICA O RECADO.
10 de Jun / 2016 às 07h43
Lindo artigo. É disso, Geraldo José, que nós, simples leitores, necessitamos. Temas sérios e importantes. Parabéns ao Blog e ao mestre das polêmicas Otoniel Gondim.Salgueirense como eu. Graças a deus!!!
10 de Jun / 2016 às 07h45
Um verdadeiro barato essa versatilidade idiota desse chato escritor pseudo. Vai e volta e somente vem superficialidades.
10 de Jun / 2016 às 07h47
Me amarro no estilo descontraído e modo leve da caneta desse tal Gondim. Tem fã clube mesmo.Porém, escreve da forma que gostamos, misturando o erudito com o popular com pitadas de esculhambação. Lindo e gostoso de ler. Me amarro. parabéns pelo texto cultural.
10 de Jun / 2016 às 07h50
ESQUECEU UMA COISA, CAPACHO DE DONIZETE E I, ISAAC E JOAQUIM NETO: CULTURA EM JUAZEIRO TEM UM NOME E ESSE NOME CHAMA-SE JOSEPH WALLACE BANDEIRA!
10 de Jun / 2016 às 07h51
Acordar lendo sobre a nossa cultura e sabende tantos eventos bons , tenho mais é que elogiar o prefeito e o secretário Donizete Menezes. O autor dispensa comentários. É o fino.
10 de Jun / 2016 às 07h53
Mandou ver, hein amigo ? Os algos em você são os bons fluidos e essa superinteligência que deus lhe deu. Que deus o ilumine sempre.
10 de Jun / 2016 às 07h55
fazendo cobrança logo a quem pela cultura....Nem ligam. Querem é mais e mais encherem-se de poder e os próprios bolsos. Cultura para eles é o fim da picada!
10 de Jun / 2016 às 07h57
COMO ARTISTA SOMENTE TENHO IMENSAMENTE DE AGRADECER AO AUTORPELO EXCELENTE TEXTO EM DEFESA DA CULTURA JUAZEIRENSE E DOS SEUS ARTISTAS. NO MAIS , TORÇO PARA QUE TEXTOS COMO ESSE PROLIFEREM NO BLOG ATÉ SENSIBILIZAR ESSA CORJA POLÍTICA. PARABÉNS, MESTRE GONDIM.
10 de Jun / 2016 às 08h03
onde anda o artigo sobre a oposição? Na berlinda....
10 de Jun / 2016 às 08h05
Meu Senhor, que coisa linda esse comunista e ateu escrever sobre algo que não seja golpe! Milagres acontecem mesmo! Agora, adorei.
10 de Jun / 2016 às 08h28
Não pense, Gondim, que vai ser fácil assim, esse vaqueiro fazer o seu sucessor. primeiro são péssimos nomes. Segundo,tem os 112 milhões a ser julgado. O bicho pode pegar. Fosse inteligente como você caia fora dessa trupe maldita.
10 de Jun / 2016 às 08h30
Os projetos dessa secretaria de cultura são uma armadilha, cheios de esconderijos para beneficiar os íntimos. Fora, forasteiro Donizete Menezes!
10 de Jun / 2016 às 08h32
Muito bom o texto. juazeiro , realmente, se sobressai pelos talentosos artistas que te. Hertz, que bom !
10 de Jun / 2016 às 08h33
E O LIVRO SAI QUANDO? MANDE MAIS CONTOS AO BLOG. ADOREI LÊ-LOS. PARABÉNS PELA CRÔNICA. VIVA É A CULTURA!
10 de Jun / 2016 às 08h56
UM ABRAÇAÇO A VOCÊ, QUERIDO AMIGO. VOLTOU LEGAL. MANEIRO QUE SÓ. AMEI O ARTIGO. COMO ARTISTA DA TERRA, AGRADEÇO EM MUITO. GERALDO JOSÉ, POR QUE OTONIEL NÃO TEM UMA COLUNA FIXA EM SEU BLOG? O HOMEM É BOMBA E BOMBA.KKKKKKKK
10 de Jun / 2016 às 08h59
Como moro em bairro periférico, não sinto cultura e nem a vivencio, pois, Geraldo e Otoniel, a cultura está elitizada. por que não se constrói conchas acústicas e teatros nos a barros? Obrigado.
10 de Jun / 2016 às 09h01
Sem dúvida a cultura é tudo isso. Quem gosta de arte e a faz sabe dos obstáculos para o exercicio. A secretaria de Cultura tem um esforçado e perseverante secretário. O admiro, pois, faz acontecer. o texto está ótimo e espero que os pr-e-candidatos, todos, vejam a cultura do modo que o autor cobrou. Parabéns.
10 de Jun / 2016 às 09h04
Otoniel Gondim..por que parou de fazer peças teatrais? Sentimos falta de profundidades filosóficas nas peças. A maioria é adaptação e não promove os escritores e autores. retorne. Te admiro muito. Votarei em você, caso saia candidato. Estou com Paulo Bonfim ou Joaquim Neto. Mas, Neiva também é bom. Lula 2018.
10 de Jun / 2016 às 09h10
Pois , o próximo artigo é político e vem bomba? Acho que vem a análise, finalmente, dos pré-candidatos da oposição. Deus queira.
10 de Jun / 2016 às 09h12
Paulo Bonfim, Joaquim Neto e Carlos Neiva vão muito se interessar em fazer e discutir projetos culturais. E ruim...Estás malhando em ferro frio, camarada Gondim.
10 de Jun / 2016 às 09h14
Uma grande cobrança norteou o artigo. Cobrar cultura sempre. Principalmente os artistas iniciantes. Sofrem com o descaso dos órgãos responsáveis. Terminam desistindo. Parabéns, Blog e Otoniel.
10 de Jun / 2016 às 09h16
DO BAIRRO SANTO ANTÔNIO. UM BAIRRO QUE SÓ TEM IMPORTÂNCIA EM ÉPOCAS DE ELEIÇÕES. CADÊ ZÓ QUE MORA AQUI E NUNCA FEZ NADA PELO BAIRRO? OTONIEL, SEJA O NOSSO REPRESENTANTE NA CÂMARA MUNICIPAL. PENSE NISSO.
10 de Jun / 2016 às 09h18
Joaquim Neto..pelo menos é formado e educado.
10 de Jun / 2016 às 09h20
Saiu-se bem, finalmente, em um texto. pecou somente em elogiar muito o governo Isaac e o secretário Donizete. No restante, perfeito. Estou contigo na campanha, mestre.Abraços do brother.
10 de Jun / 2016 às 09h22
O próximo artigo sairá o seu candidato preferido, Otoniel?Mesmo? Curioso.
10 de Jun / 2016 às 09h23
Sou da Penha e vejo o meu bairro entregue às moscas e vadios. Peço providências.
10 de Jun / 2016 às 09h25
BOM SABER QUE ESSE EXCELENTE ESCRITOR E PROFESSOR SE PREOCUPA COM A CULTURA DA TERRA. ADOREI DE VERDADE CADA PALAVRA DESSE FORMIDÁVEL TEXTO. QUE OS POLÍTICOS E TODA A SOCIEDADE LEIAM.OBRIGADA.
10 de Jun / 2016 às 09h27
Vivendo a aprendendo. Li e reli e que coisa bonita termos alguém que venha ao blog e detone os maus políticos e, ao mesmo tempo, faça sinceras cobranças a todos em prol da cultura. És, professor Otoniel Gondim, o verdadeiro portavoz nosso, amantes das artes. Valeu demais.
10 de Jun / 2016 às 09h29
VIVA TARGINO GONDIM E O FESTIVAL DA SANFONA!!!
10 de Jun / 2016 às 09h30
Maravilha.
10 de Jun / 2016 às 09h32
Mande mais contos .peça a ele , Geraldo José. Bom artigo cultural.Surpreendente.
10 de Jun / 2016 às 09h36
Escrever a respeito de um tema, por vezes tido como banal e supérfluo, todos se aventuram. porém, com sérias palavras e colocações corretas, poucos o fazem. Conheço juazeiro e gosto muito do alvoroço cultural que tem em seu colo. O professor Otoniel Gondim, o li pela primeira vez, colocou os pingos nos is ao cobrar taxativamente dos políticos da terra, maiores conviçõess ao termo CULTURA. Muito bem escrito é de se pensar e torcer para que seja lido e debatido. Parabéns, Otoniel Gondim.Parabéns.
10 de Jun / 2016 às 09h38
Belo artigo.
10 de Jun / 2016 às 09h43
CCultura é-vento?
10 de Jun / 2016 às 10h21
Conhecendo Gondim como conheço, sei do que é capaz e faz. É um ideólogo nato, socialista sempre e tem opiniões próprias. lula é o seu ídolo e mito político, mas, Gondim sabe diferenciar quem realmente é esquerda nessa cidade. É o maior conhecedor de política, hoje, da cidade e não tem medo de expor o que pensa. Te admiro, amigo, cada vez mais. lindo artigo. bombando sempre e por merecimento.
10 de Jun / 2016 às 10h22
Quer dizer, caríssimo, que Isaac já ganhou de vésoeras as eleições? O doido bandeira vem aí...
10 de Jun / 2016 às 10h24
Quanto ganha um cara desses para se vender? cargo? grana pura? viagens/ Pôxa...que intelectualidade perdida!Pena.
10 de Jun / 2016 às 10h27
Gosto muito de ler esse blog. Me traz lembranças do interior. E quando esse polêmico, excêntrico e genial professor escreve, é o top, o máximo. parabéns pelo excelente artigo. Ao blog, abraços a Geraldo José e a todos. tenham um bom fim de semana.
10 de Jun / 2016 às 10h29
Como educadora e atriz, fico muito grata ao autor pelo texto cobrando atenção de verdade aos artistas e à cultura de juazeiro. Belo exemplo de texto. Parabéns e obrigada.
10 de Jun / 2016 às 10h30
Bela jogada para babar o irmão famoso e sanfoneiro e, de quebra, uma babdinha em isaac e donizete. Ô mala...
10 de Jun / 2016 às 10h34
Na UNIVASF, esse professor ou é odiado ou paparicado. O que interessa é que escreve genialmente sobre qualquer algo, como disse. Amei de coração esse texto cultura. Melhor do que politicagem, Otoniel Gondim!
10 de Jun / 2016 às 11h51
mandou ver legal em termos de cobranças aos plíticos. Culrtura é goindim!!!
10 de Jun / 2016 às 11h53
Vem bomba no próximo artigo...maravilha...os políticos que se cuidem.
10 de Jun / 2016 às 11h54
INTÉ NA CULTURA É POLÊMICA, AMIGÃO? ADOREI O TEXTO.
10 de Jun / 2016 às 11h56
Bem feito...voltou arrasando. bombou de novo.Geraldo José, empurra logo uma coluna semanal dele e Juazeiro e os coxinhas piram!!! Valeu, Gondim. DEZ.
10 de Jun / 2016 às 11h57
Gostei. mió que politicagem petralha.rsrsrsr
10 de Jun / 2016 às 11h58
Belíssimo artigo. gosto de otoniel Gondim. manso e profundo. Belíssimo artigo.
10 de Jun / 2016 às 11h59
PAULO BONFIM JUNTOS...EU E OTONIEL ...VITÓRIA CERTA!!!
10 de Jun / 2016 às 16h07
Nessa embrenhada do professor Otoniel Gondim como escriitor de contos, torço pelo mais ainda sucesso do amigo. otoniel é uma alma boa e simples. prestes a qualquer favor a migos. Disso tive provas. Só queria que saísse mesmo com Joaquim neto do SAAE, embora soube de sua tendência a apoiar Paulo Bonfim. De qualquer forma, Otoniel, estamos com o anti-golpismo e lula 2018! Abração.
10 de Jun / 2016 às 16h09
COMO NÃO GOSTAR E ADMIRAR ESSE GÊNIO NOSSO DA LEITURA E ARTE? TIRO O CHAPÉU SEMPRE. OS OUTROS O INVEJAM, GONDIM. SIGA SEU CAMINHO.
10 de Jun / 2016 às 16h16
BOM DEMAIS .FOLGO EM TER COMO ALIADO NESSA BRIGA POR MAIOR ESPAÇO NA CIDADE À CULTURA, ESSE EXTRAORDINÁRIO PENSADOR, OTONIEL GONDIM. ONDE ESVREVE E SOBRE ALGO, PULAM DE COMENTÁRIOS. UNS MALÉFICOS, MAS, A IMENSA MAIORIA SABE DA REVOLUÇÃO QUE OS TEXTOS, ARTIGOS, CONTOS E CRÔNICAS DESSE SENHOR ESCRITOR PRODUZEM. LINDO ARTIGO, MESTRE.LINDO.QUERO SEUS LIVROS!COMO POSSO ADQUIRI-LOS.
10 de Jun / 2016 às 16h18
Da Liberdade, bairro de salvador. porém, invejo Juazeiro. De tantas estrelas e artistas renomados e geniais. Irei ao Festival da sanfona. desde já para benizo João Gilberto pelos 86 anos de vida.Sublime artigo.
10 de Jun / 2016 às 16h19
És cego, vendido? Juazeiro está indo de mal a pior na cultura! És cego, menino vendido!
10 de Jun / 2016 às 16h21
Otoniel Gondim, seja candidato pelo amor de deus! Paulo Bonfim é o cara! Tamos com ele, sim!!!
10 de Jun / 2016 às 16h22
Quando se trata de cultura, Gondim é show. O seu problema é ser Lula !
10 de Jun / 2016 às 16h30
Sinal de que o livro vem aí, mestre Gondim?
10 de Jun / 2016 às 16h31
Meu irmãozinho, estejamos juntos com Paulo Bonfim, sim? Ele te admira, assim como eu.
10 de Jun / 2016 às 16h34
Reconheço que é um texto muitíssimo bem escrito e a favor da cultura como fator de desenvolvimento pleno de um povo. No entanto, tenho ressalvas. Incluir um gestor municipal cuja cultura desde que nasceu é correr atrás de boi, aí é pecado mortal. Joseph bandeira deve estar bravo com você, professor Otoniel Gondim. Eu e muitos também.
10 de Jun / 2016 às 16h36
lindo e de muita importância. Creio que dos três de Isaac, Carlos Nseja o mais culto e letrado. Vamos com ele, Gondim?
10 de Jun / 2016 às 16h40
LENHA NA FOGUEIRA...
10 de Jun / 2016 às 16h43
Adorei ao máximo. Muito bem articulado, o mestre nos leva a té a última palavra em suspiros. lindo artigo. Geraldo José, Otoniel Gondim é ou não é um rei?Parabéns, Geraldo e equipe.